>
 

Crescimento Espiritual 1 - Lição 6

 

LIÇÃO SEIS

 

NOSSO RELACIONAMENTO DE AMOR COM DEUS

 

“Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor...” (Efésios 1:4, ARA)

 

Antes que o mundo fosse criado, Deus tinha um plano! Esse plano era trazer à existência um povo que voluntariamente escolheria amá-Lo e servi-Lo - Sua noiva, Sua igreja! “Nós nele” fala de uma relação, de uma proximidade muito especial que Deus quer ter com todos. "Antes Dele apaixonado" nos diz que esta é uma relação baseada no amor mútuo. A santidade pessoal é necessária, não para fazer de nós Fariseus, mas porque Deus é santo e não pode ter comunhão onde existe pecado no coração humano.

 

Gênesis é o livro dos começos. Ele se relaciona especialmente a nós com o início do plano de ação de Deus para trazer à existência Seu povo especial. O desejo de Satanás era frustrar esse plano de ação de todas as maneiras possíveis, e ele conseguiu fazer com que o primeiro homem, Adão, perdesse seu relacionamento com Deus. No entanto, o fracasso da humanidade se tornou uma oportunidade para Deus revelar Seu amor. Embora que Adão e Eva fossem obrigados a pagar caro por seus pecados, seu relacionamento com Deus foi pelo menos parcialmente restaurado com a introdução do sistema de sacrifício.

 

Quando você acha que Adão e Eva mais amaram a Deus - antes ou depois de pecar? Tenho certeza de que você concordará que eles amaram mais a Deus depois que Ele manifestou Seu amor por eles por meio do ato redentor de matar os animais em vez deles. Abel deve ter aprendido a amar e obedecer a Deus de alguma fonte. E também aprendeu algo acerca do plano de redenção de Deus, porque foi fiel em oferecer os sacrifícios necessários. (Gênesis 4:4; Hebreus 11:4)

 

ISRAEL, IGREJA DE DEUS DO ANTIGO TESTAMENTO

 

Israel era a igreja de Deus do Antigo Testamento por duas razões. Primeiro, eles pertenciam a Deus por causa da aliança que Deus havia feito com Abraão (Gênesis 12:1-3), Isaque (Gênesis 26:1-5) e Jacó, cujo nome foi posteriormente mudado para Israel. (Gênesis 28:10-16)

 

Segundo, Ele os tirou da escravidão Egípcia, redimindo-os pelo sangue de um cordeiro. (Êxodo 12:1-3) A palavra igreja significa "chamados para fora", e Deus os chamou para fora de sua escravidão, enviando um libertador, Moisés, que é um belo tipo de Jesus, para trazê-los para a terra prometida de Canaã, que é um tipo do reino de Deus.

 

Quando Israel veio ao Monte Sinai, Deus expressou claramente Seu amor por eles:

 

"Vistes o que fiz aos egípcios, e como vos carreguei sobre asas de águia, e vos trouxe a mim. Agora, portanto, se realmente obedeceres a minha voz, e guardares o meu pacto, então sereis o meu tesouro peculiar acima de todos os povos, porque toda a terra é minha. E sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.” (Êxodo 19:4-6, BKJ Fiel)

 

"Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra. Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito." (Deuteronômio 7:6-8, ARA)

 

No Monte Sinai, Deus também expressou claramente Seu desejo pelo amor deles com a ressalva de uma troca:

 

"Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.” (Deuteronômio 6:4-7, ARA)

 

Que palavras o povo de Israel deve ter em seus corações e também ensinar a seus filhos? Eles são apenas aqueles que pertencem à unicidade de Deus? Não, não é suficiente sabermos que Deus é um só. Devemos amar Aquele Único de todo o nosso coração, mente, alma e força. Jesus Cristo chamou isso de o primeiro e grande mandamento (Mateus 22:37-38).

 

Israel nunca se tornou o que Deus desejava que ela fosse, pois ela nunca cumpriu sua parte da Aliança.

 

IGREJA DE DEUS DO NOVO TESTAMENTO

 

O amor que a lei ordenou não era possível aos humanos pecadores atingirem plenamente, visto que a lei era espiritual e os humanos são carnais. (Romanos 7:14) A divindade, entretanto, assumiu a humanidade para pagar o preço da redenção. Deus se fez homem e veio a este mundo para cortejar, ganhar e redimir o povo que seria Sua noiva.

 

Do lado de Adão, uma noiva foi formada para ele. "E da costela que o SENHOR Deus havia tirado do homem, ele fez uma mulher, e a levou ao homem." (Gênesis 2:22, BKJ Fiel)

 

Do lado de Jesus fluiu o sangue que (João 19:34) está formando a noiva de Jesus Cristo de hoje! O que Israel nunca poderia alcançar, nós podemos, porque é o sangue que nos limpa de todo pecado e torna possível que tenhamos o novo nascimento. (João 3:1-7)

 

Deus disse a Israel: "Agora, portanto, se realmente obedeceres a minha voz... sereis o meu tesouro peculiar... um reino de sacerdotes e uma nação santa." (Êxodo 19:5-6, BJK Fiel) Eles não obedeceram à Sua voz. Pedro, no entanto, escreveu para aqueles que foram redimidos pelo sangue do Cordeiro: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz...” (I Pedro 2:9)

 

Se você nasceu da água e do Espírito, você faz parte da noiva - a escolhida. Mas escolhido para quê? Apenas para se libertar do inferno? Fomos escolhidos apenas para que pudéssemos experimentar o bom sentimento que sentimos quando somos cheios do Espírito? Vamos reler o versículo da Escritura dado no início desta lição: "Assim como nos escolheu nele ... para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em no amor..." (Efésios 1:4, ARA)

 

É esse o tipo de relacionamento que você tem com Jesus? Você O serve porque O ama ou porque O teme? Você vai à igreja porque adora ir? Você ora, adora e testifica por causa de seu amor a Deus? Você adere à Palavra de Deus e aos padrões bíblicos nela estabelecidos por amor a Jesus?

 

É possível fazer todas as coisas certas pelo motivo errado. Deus espera, não exige nosso amor. Devemos amá-Lo mais do que qualquer coisa e qualquer pessoa!

 

“Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim...” (Mateus 10:37, ARA)

 

“Assim, pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:33, ARC)

 

A Pedro, aquele que O negou três vezes, Jesus perguntou: "Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes?" Pedro respondeu três vezes: "Sim, Senhor; tu sabes que  te amo." Sim, Jesus sabe o quanto nós O amamos. É importante para Ele.

 

Muitos anos depois de ter questionado Pedro, o Senhor deu esta mensagem à igreja de Éfeso: "Conheço as obras que você realiza,  tanto o seu esforço como a sua perseverança. Sei que você não pode suportar os maus e que pôs à prova os que se declaram apóstolos e não são, e descobriu que são mentirosos. Você tem perseverança e suportou provas por causa do meu nome, sem esmorecer. Tenho, porém, contra você o seguinte: você abandonou o seu primeiro amor." (Apocalipse 2:2-4, NAA)

 

A Bíblia Novo Testamento Ampliada traduz Apocalipse 2:4 como: "... que deixaste (abandonaste) o amor que tinhas no princípio [desertaste a Mim, teu primeiro amor]."

 

Podemos estar ocupados fazendo obras cristãs e podemos tomar uma posição firme a favor da verdade, porém, tudo pelos motivos errados. A principal pergunta que Ele está nos fazendo hoje é: "Quanto você me ama?"

 

VOCABULÁRIO

 

Mútuo: Compartilhado em comum, conjunto

Frustrar: Bloquear ou atrapalhar os planos de uma pessoa

Cortejar: Procura de um companheiro (a), namorar, tentar ganhar o amor de alguém

 

TESTE LIÇÃO SEIS

 Escreva sua resposta em uma folha de papel separada.

 

1.       Deus quer ter um relacionamento baseado no amor ____________________________.

 

2.       A santidade pessoal é necessária para que Deus possa ter ____________________ conosco.

 

3.       Adão amou mais a Deus, antes ou depois de pecar? ________________________________

 

4.       O que significa a palavra igreja? _______________________________________________

 

5.       Que promessa Deus deu a Israel se eles obedecessem à Sua voz? ______________________

 

6.       Deus amou e escolheu Israel porque eles eram o maior corpo de pessoas? _______________

 

7.       Como Deus expressou claramente Seu desejo de receber o amor deles em troca? _________ ____________________________________________________________________________


8.       Por que o amor que a lei ordenava não era possível atingir plenamente? ________________ ___________________________________________________________________________

 

9.       De onde Deus tirou a costela da qual formou a mulher? ______________________________

 

10.    De onde veio o sangue que nos purifica do pecado e forma a verdadeira noiva de Jesus Cristo? __________________________________________________________________


11.     Israel se tornou o povo especial que Deus pretendia que fossem? _______________________

 

12.     A igreja hoje é o povo especial de Deus? __________________________________________

 

13.     Deus nos escolheu nele para que fosse____________________________________________

 

14.     É possível fazer as coisas _________________ pelo  __________________________ errado.

 

15.     Devemos amar a Deus mais do que  _____________________________________________

 

16.     Não podemos ser discípulos de Cristo a menos que estejamos dispostos a abandonar _______

 

17.     Três vezes Jesus perguntou a Pedro, "________________________________________”?

 

18:     Três vezes Pedro respondeu: "_______________________________________________.”

 

19.     O que Deus achou de errado com a igreja de Éfeso (Apocalipse 2:4)? 

        ____________________________________________________________________________

 

20.     O que foi de interesse especial para você nesta lição? 

  ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________