>
 

Crescimento Espiritual 1 - Lição 7

 

LIÇÃO SETE

 

O CÍRCULO INTERNO

 

“Então, aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor.” (João 21:7)

 

João referiu-se a si mesmo cinco vezes no Evangelho de João como o discípulo a quem Jesus amou. Jesus Cristo ama a todos igualmente? Como Deus, Ele não mostra parcialidade (Atos 10:34), mas é evidente que algumas pessoas têm um relacionamento especial com Jesus Cristo. Eles experimentam coisas com as quais o crente comum nunca sonha. Eles têm segredos profundos sussurrados em seus ouvidos espirituais que nunca são revelados ao cristão comum. Eles são participantes de uma amizade e companheirismo que a maioria das pessoas nem mesmo percebe que é possível. Essas pessoas fazem parte do círculo interno.

 

Havia vários homens da época do Antigo Testamento que tinham um relacionamento especial com Deus. Deus se referiu a Abraão e Moisés como Seus amigos (Tiago 2:23; Êxodo 33:11). Deus chamou Davi de "homem segundo o meu coração" (Atos 13:22). Mas é no Novo Testamento que encontramos uma ilustração ainda mais bonita. É o relacionamento que Pedro, Tiago e João tiveram com Jesus Cristo.

 

Jesus escolheu doze homens para serem apóstolos. Por muitos meses Ele teve um relacionamento íntimo com todos eles, comendo, bebendo e caminhando com eles. Mas acima de tudo, Ele os ensinou, tanto por palavras quanto por exemplo.

 

Embora Ele amasse a todos até o fim (João 13:1), Ele escolheu três deles - Pedro, Tiago e João - para se tornarem membros fundadores do Clube do Círculo Interno. A proximidade entre esses homens e Jesus é bonita de se notar, especialmente a de João e Pedro. (Lemos pouco acerca de Tiago, que obviamente era o mais reservado dos três.)

 

A primeira vez que Jesus escolheu esses homens para serem Seus companheiros especiais foi quando visitou a casa de Jairo para ressuscitar sua filha dos mortos. Ao chegar na casa, Jesus encontrou pessoas enlutadas fazendo o possível para chorar pela menina morta. Mas Jesus disse-lhes que parassem de fazer tanto barulho por causa da menina, pois ela não estava morta, mas apenas "adormecida". Então os enlutados tornaram-se zombadores.

 

A próxima ação de Jesus foi tirar os escarnecedores da casa. Então, levando o pai e a mãe e Seus amigos do círculo íntimo, Ele entrou na sala onde a menina estava deitada. Pegando a menina pela mão, Ele ordenou que ela se levantasse. "Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados.” (Marcos 5:42, ARA)

 

Por que Jesus Cristo escolheu levar apenas Pedro, Tiago e João para a casa da morta? Por que não levar o resto dos Doze? Mais tarde, todos eles testemunhariam a ressurreição de Lázaro dos mortos, mas Ele reservou essa demonstração inicial do poder da ressurreição de Deus especialmente para os três mais próximos dele. Ele tem prazer em mostrar Seu poder àqueles que mais O amam.

 

Seis dias após a grande declaração de fé de Pedro: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mateus 16:16, ARA), Jesus conduziu Seus amigos do círculo íntimo a um alto monte sozinhos. Foi neste lugar que Jesus foi transfigurado diante deles, com Suas vestes brancas brilhando mais brancas que a neve "como nenhum lavadeiro sobre a terra poderia branquear." (Marcos 9:3, ARC). Foi também neste lugar que Moisés e Elias apareceram a Jesus e conversaram com ele.

 

Oh, que demonstração do poder e da glória de Deus! Quanto mais perto do céu alguém pode chegar e ainda estar na terra? E onde alguém pode encontrar tal comunhão - o grande legislador, Moisés e Elias, um dos mais destemidos de todos os profetas? E, claro, Jesus! Pedro respondeu:  “Rabi, é maravilhoso estarmos aqui! Vamos fazer três tendas: uma será sua, uma de Moisés e outra de Elias”. (Marcos 9:5, NVT). A Bíblia nos diz que ele ficou realmente apavorado com a visão, mas ele tinha que dizer algo.

 

Então uma nuvem os cobriu e uma voz falou dela: "Este é meu Filho amado. Ouçam-no!" (Marcos 9:7, NVT). Quando os três apóstolos olharam em volta, Moisés e Elias haviam desaparecido. Quando eles desceram do monte, Jesus os instruiu a não contar a ninguém o que tinham visto até que Ele ressuscitasse dos mortos. Ninguém, nem mesmo os outros nove discípulos (Marcos 9:2-9). Como deve ter sido difícil para o falador Pedro guardar segredo tão grande para si mesmo. Ele não podia nem mesmo compartilhar com seu irmão, André, que o trouxe ao Senhor.

 

Mais uma vez, somos confrontados com a pergunta: "Por que Jesus escolheu esses três homens em particular para compartilhar a experiência da transfiguração?" Em seu comentário, Adam Clarke ofereceu esta sugestão: "Ele escolheu aqueles [Pedro, Tiago e João] para que pudessem ser testemunhas de sua transfiguração, duas ou três testemunhas sendo exigidas pelas Escrituras para comprovar qualquer fato. Os mesmos três foram feitos testemunhas de sua agonia no jardim."

 

À primeira vista, isso pode parecer um raciocínio são, mas doze testemunhas não são melhores do que três? E por que Ele ordenou que eles não compartilhassem a experiência com os outros nove até depois de Sua ressurreição?

 

Jesus Cristo veio a este mundo sendo totalmente Deus, no entanto, totalmente homem! Suas necessidades físicas eram iguais às nossas. Ele estava cansado, com fome e sede. Como nosso exemplo, Ele foi batizado nas águas e ungido pelo Espírito (Mateus 3:15-17). O homem Cristo Jesus orou ao Espírito (Pai) que habitava Nele.

 

Mas o homem Cristo Jesus também tinha necessidades sociais; Ele queria pessoas que O amassem, com quem pudesse compartilhar os segredos de Seu coração. Eles eram pessoas com quem Ele poderia ser real e aberto, pessoas que estariam ao Seu lado em Sua hora de crise. Esse é o tipo de relacionamento que Jesus estava edificando com esses homens.

 

Mas por que esses homens? É verdade que eles eram homens que desempenhariam cada uma parte importante no desenvolvimento da igreja de Jesus Cristo, mas por que Ele os escolheu para esse papel? Eu acredito que foi por causa de seu amor especial e devoção a Jesus Cristo. Isso é o que li nas palavras frequentemente repetidas de João a respeito de si mesmo, "o discípulo a quem Jesus amava". Se Jesus demonstrou amor especial por João, também parece evidente que João provavelmente expressou maior amor a Jesus do que os outros onze.

 

Assim como Ele deu a esses homens o privilégio de participar da ressurreição da filha de Jairo, também os recompensou por seu amor e devoção, destacando-os para a experiência da transfiguração. Ele tem prazer em compartilhar Sua glória com aqueles que mais O amam.

 

Esse relacionamento íntimo foi especialmente notável na vida de Pedro e João, que eram mais demonstrativos de seu amor e devoção a Jesus. Vamos observá-los enquanto se sentam à mesa com Jesus, participando da última Páscoa com Ele. João estava sentado o mais perto de Jesus que podia. Só para ter certeza de que não perderia uma palavra do que Jesus falaria, ele se inclinou sobre Seu peito, onde pode até ouvir os batimentos do coração. Em algum lugar próximo estava Pedro, provavelmente desejando que ele próprio ocupasse essa posição de liderança.

 

Então Jesus faz um anúncio dramático: “Em verdade vos digo que um dentre vós me trairá” (Mateus 26:21, ARA). Que choque! Um por um, os discípulos O questionam: "Senhor, sou eu?" No entanto, Jesus não se compromete com todo o grupo. Então Pedro, sabendo que se alguém pudesse extrair essa informação secreta de Jesus, João podia, acena para que ele descubra quem seria o traidor. João rapidamente pergunta: "Senhor, quem é?" Não há hesitação da parte de Jesus em compartilhar Seu segredo com quem ocupa o lugar mais próximo Dele. "É aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado", sussurrou Jesus. (João 13:26, NAA)

 

Jesus então molhou o bocado e o deu a Judas Iscariotes. Depois de fazer isso, Ele lhe disse: "O que você pretende fazer, faça-o depressa." (João 13:27, NAA) Ninguém à mesa, exceto João, é claro, sabia por que Jesus disse aquelas palavras a Judas, pois elas não faziam parte do segredo. (Ver Mateus 26:21-22; João 13:21-29) O que aprendemos disso é que Ele tem prazer em revelar Seus segredos mais preferidos àqueles que mais O amam.

 

A próxima cena aconteceu no Jardim do Getsêmani, um lugar onde Jesus costumava ir com Seus discípulos. No entanto, as coisas foram diferentes desta vez. Primeiro, Judas não estava presente, porque ele estava ocupado fazendo os preparativos para a traição. Enquanto isso, Jesus veio ao lugar de oração com o coração pesado e uma tremenda agitação interna. Aquele que não conheceu pecado, tornou-se pecado por nós. Ele teve que se dispor a levar sobre Si os pecados de toda a raça humana.

 

Foi a hora mais crítica de toda a vida de Jesus, mas Ele ainda não revelou Seu conflito interior. Pouca distância dentro do jardim, Ele dispensou oito de Seus discípulos, instruindo-os: "Sentem-se aqui, enquanto eu vou ali orar." (Mateus 26:36, NTLH) Ele não deu a eles nenhuma tarefa ou instrução especial. Ele não disse nada a eles sobre o que estava acontecendo dentro Dele. Ele apenas disse para eles se sentarem. Parece que nossa utilidade para Jesus frequentemente se baseia na quantidade de amor e devoção que temos por Ele.

 

“E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.” (Mateus 26:37, ARC) Ele não se sentiu à vontade para mostrar o que sentia a todos os Seus discípulos. Alguns deles o interpretariam mal e entrariam em pânico porque seu líder parecia tão instável. (Os líderes não deveriam ser humanos, de acordo com o que algumas pessoas pensam.) Mas com Seus amigos do círculo íntimo, Ele podia compartilhar não apenas Sua glória, mas também Sua dor. Ele poderia tirar a máscara e revelar exatamente como se sentia. “Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.” (Mateus 26:38, ARA) Jesus tem o prazer de revelar Seu verdadeiro eu àqueles que mais O amam.

 

O próximo evento importante aconteceu em uma colina chamada Gólgota, onde o amor foi demonstrado como nunca antes. O Cordeiro de Deus sem pecado pendurado entre o céu e a terra em uma cruz de madeira. Mas não foram os pregos que O mantiveram ali; era o Seu amor. Não muito longe dali, soldados Romanos lançavam sorte para ver quem levaria Sua túnica sem costura. Suas outras roupas foram divididas em quatro para que cada homem pudesse ter uma lembrança de sua conquista.

 

Perto da cruz estavam três Marias: a mãe de Jesus, a esposa de Clopas, e Maria Madalena, de quem Jesus expulsou sete demônios. Oh, como Maria Madalena amava Jesus! Muitos estudiosos da Bíblia acreditam que ela foi a mulher que lavou os pés de Jesus com suas lágrimas e os enxugou com seus longos cabelos, após o que os ungiu com unguentos caros. Jesus usou essa mulher como exemplo de quem mais O amava. (Lucas 7:37-47)

 

Mas quem mais estava com as mulheres? João, claro! Enquanto parece que os outros nove discípulos abandonaram Jesus, João e Pedro O seguiram. Embora que Pedro O seguisse "de longe", João tinha realmente entrado no palácio do sumo sacerdote com Jesus, sendo conhecido pelo sumo sacerdote. Na verdade, João falou com a mulher que guardava a porta, para que ela permitisse a entrada de Pedro. O triste nesta cena foi que Pedro negou seu Senhor três vezes. (João 18:15-27; Mateus 26:58-75)

 

Se Pedro testemunhou a crucificação, não sabemos. No entanto, foi a João que Jesus olhou quando precisava de alguém em quem pudesse confiar para cuidar de sua mãe. “Ora, Jesus, vendo ali sua mãe, e ao lado dela o discípulo a quem ele amava, ele disse à sua mãe: Mulher, eis o teu filho! Então ele disse ao discípulo: Eis a tua mãe! E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua própria casa.” (João 19:26-27, BKJ Fiel)

 

Jesus sabia que aquele que mais O amava, por causa desse amor, cuidaria do que havia sido confiado a ele. Jesus Cristo se compromete mais com aqueles que mais O amam.

 

Três dias depois, de manhã cedo, antes do amanhecer, Maria Madalena dirigiu-se ao túmulo onde Jesus foi sepultado. Maria, a mãe de Tiago, e Salomé foram com ela para ungir o corpo de Jesus com especiarias doces. Elas tinham uma preocupação principal: “Quem vai tirar para nós a pedra que fecha a entrada do túmulo?" (Marcos 16:3, NTLH) Imagine a surpresa delas quando descobriram que a pedra já havia sido removida! Um visitante celestial disse-lhes: "Não se assustem! Sei que vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado; mas ele não está aqui, pois já foi ressuscitado. Vejam o lugar onde ele foi posto. Agora vão e dêem este recado a Pedro e aos outros discípulos: ‘Ele vai adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês vão vê-lo, como ele mesmo disse.’” (Marcos 16:6-7, NTLH)

 

"E Pedro!" Quase surpreendentemente, o único nome que Jesus escolheu entre os discípulos foi Pedro, não João. Após a tríplice negação de Seu Senhor, Pedro precisava de uma garantia especial de que ainda estava no afeto de Jesus por não ter sido expulso do Clube do Círculo Interno.

 

Certa vez, perguntaram a uma mãe de doze filhos: "Qual dos seus doze filhos você mais ama?" Sem hesitar, ela respondeu: "Aquele que mais precisa do meu amor." Foi o que aconteceu com Pedro naquela época.

 

Maria Madalena foi rápida em obedecer às ordens do anjo. Ela correu para Pedro e João com as boas novas da ressurreição de Jesus. Sem dúvida, o coração de Pedro se aqueceu quando ela falou aquelas palavras, "E Pedro", e ele provavelmente olhou com o canto do olho para ver se João percebeu. Ele foi perdoado!

 

Com essa garantia alegre, ele começou a correr loucamente para o sepulcro. Jesus estava vivo! Ele deve ir e ver o túmulo por si mesmo. De repente, ele percebeu que não estava sozinho. Correndo ao lado dele estava João e, como dois competidores olímpicos, eles correram pela estrada de onde Maria Madalena acabara de vir.

 

João acabou de vencer Pedro. Abaixando-se, olhou para dentro e viu as roupas de linho, mas não entrou. Sem hesitar, porém, o mais ousado Pedro entrou e foi seguido por João. O que viram fez com que se tornassem crentes firmes.

 

Circulou uma mentira de que os discípulos de Jesus roubaram Seu corpo. Se isso fosse verdade, eles não teriam se dado ao trabalho de tirar as roupas dele, embrulhá-las e colocá-las ordenadamente em lugares separados. Mas foi isso que os discípulos encontraram.

 

Como seus corações se encheram de regozijo quando começaram a entender algumas das coisas que antes eram incapazes de compreender. Mais uma vez, Jesus Cristo provou a eles, sem sombra de dúvida, que Ele era realmente o verdadeiro Deus manifestado em carne. Deus se agrada em revelar Sua divindade àqueles que mais O amam.

 

Alguns dias depois, Pedro estava em uma excursão com seis outros discípulos. Era um território antigo e familiar para Pedro, talvez um pouco familiar demais. O Mar da Galiléia estava tão bonito como sempre naquele dia. Cenas do passado passaram correndo pela mente de Pedro. Ele pensou em pescar. Muitas pessoas pescam porque gostam. Eles realmente não se importam se pegam algo ou não. No entanto, era um meio de vida para Pedro. Às vezes, ele pegava pouco ou nada, mas havia ocasiões em que a pesca noturna lhe proporcionava alguns dos extras da vida. É por isso que ele continuou seu comércio até o dia em que Jesus passou com a ordem: "Segui-me, e eu vos farei pescadores de homens." (Mateus 4:19, BKJ Fiel) Algo acerca daquele Homem o fez querer se tornar Seu discípulo, abandonando tudo para segui-Lo.

 

O sol estava se pondo no oeste enquanto uma leve brisa agitava o ar. Parecia ser uma noite ideal. "Vou pescar", disse Pedro aos outros, sem saber a resposta deles. No entanto, Tiago, João, Tomé, Natanael e os outros dois discípulos que estavam presentes rapidamente concordaram por seguir. Logo eles estavam nas águas de Tiberíades (o nome mais familiar para os Gentios).

 

Após uma noite de esforços infrutíferos, eles se dirigiram para a costa, cansados ​​e abatidos. Ainda a uma distância, eles puderam ver alguém na praia com uma fogueira acesa, evidentemente preparando o café da manhã. Era outro pescador? Então ouviram o homem gritar: "Filhos, tendes aí alguma coisa de comer?" Era Jesus, mas eles não O reconheceram imediatamente. Possivelmente eles estavam perto o suficiente para ouvir Sua voz, mas não perto o suficiente para ver Suas características físicas claramente.

 

Como era difícil para eles admitir para aquele "estranho" que não haviam pegado nada. Jesus os chamou: "Lançai a rede à direita do barco e achareis." Bem, o estranho evidentemente havia pescado alguns peixes, então talvez ele soubesse do que estava falando, eles pensaram. Quando eles obedeceram, sua rede se encheu de tantos peixes que foi com grande dificuldade que eles conseguiram trazê-los barco adentro.

 

Aquele que se sentou mais próximo de Jesus à mesa não poderia mais ser enganado. "É o Senhor!" João gritou. Ao ouvir isso, Pedro saltou do barco e foi até Jesus. João pode ter sido o primeiro a reconhecê-lo, mas Pedro foi o primeiro a vir correndo para o seu Senhor. Talvez em seus ouvidos ressoassem as doces palavras: "E Pedro."

 

Provavelmente foi com um pouco de vergonha que esses sete homens se reuniram em torno de Jesus. Ele havia sido tirado deles, sofrido cruelmente por eles, e em poucos dias Ele seria tirado deles novamente. Os homens do círculo interno devem ter se sentido especialmente pequenos naquele dia. Todos os três eram pescadores de profissão. Eles haviam sido chamados agora para pescar pessoas, não peixes. De alguma forma, seu retorno à água, mesmo para apenas uma noite de diversão, parecia um tanto errado quando seu Senhor logo seria tirado deles. Talvez eles olhassem com cautela para Jesus enquanto se sentavam para comer a refeição de peixe e pão que Ele havia preparado. Mas não houve sermão - ainda!

 

Sete homens a quem Jesus Cristo costumava se referir como Seus "amigos" sentaram-se para comer com Ele. Quantas vezes Ele havia mostrado Seu amor por eles. Ele poderia ter ficado com raiva porque tão logo após Sua morte e ressurreição eles fizeram sua pescaria. Mesmo assim, Ele garantiu que fosse um sucesso. Além do mais, Ele preparou uma boa refeição para os homens famintos e cansados ​​quando eles voltaram, porque Ele compartilha Seu amor com aqueles que mais O amam.

 

Era somente depois que a refeição acabou que Jesus olhou bem nos olhos de Pedro. Foi ele quem iniciou toda a pescaria. Os outros tinham acabado de seguir o líder nato. "Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes?" Ele perguntou, acenando em direção à safra de peixe recente. Os olhos de Pedro primeiro foram na direção do aceno de cabeça e depois caíram. "Sim, Senhor; tu sabes que eu te amo." "Apascenta os meus cordeiros", respondeu Jesus. Houve uma pausa, mas Jesus não havia terminado. Mais uma vez, veio Sua pergunta penetrante: "Simão, filho de Jonas, tu me amas?" Novamente, Pedro respondeu, desta vez levantando um pouco a voz: "Sim, Senhor; tu sabes que eu te amo." Jesus respondeu: "Apascenta as minhas ovelhas." Então veio outra pausa silenciosa.

 

À pessoa que O negou três vezes, Jesus perguntou pela terceira vez: "Simão, filho de Jonas, tu me ama?" Oh, como Pedro jamais esqueceria aquela manhã! Essa pergunta ficou indelevelmente gravada em seu cérebro para sempre. “Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo.” (Ver João 21)

 

Sim, Ele sabe todas as coisas. Ele sabe quão pouco ou quanto O amamos. Ele sabe a que distância Dele escolhemos sentar-nos à mesa ou se estamos mesmo na mesma sala com Ele. Ele sabe se somos apenas assistentes ou se nos colocamos à disposição para ser Seus amigos íntimos - dispostos a compartilhar Sua glória, Seu poder e até mesmo Seus sofrimentos.

 

Ele sabe se há "peixes" em nossa vida que amamos mais do que O amamos, por isso Ele está nos perguntando hoje: "Você me ama mais do que estes?" Não diga que Jesus não está interessado no quanto O amamos hoje. É a questão mais importante.

 

VOCABULÁRIO

 

Trair: Iludir, enganar, atraiçoar

Conflito: Batalha, guerra, luta

Extrair: Extrair pelo esforço

Indelével: Permanentemente

Inicial: (Como usado nesta lição) tendo a ver com o que está acontecendo no início

Iniciar: Para colocar em prática ou usar, para começar

Pânico: Sensação de medo repentino e descontrolado

Fundamentar: Para mostrar ser verdadeiro ou real, dando provas ou tendo testemunhas

Traidor: Pessoa que trai seu país, causa, amigos

Transfiguração: Uma mudança na forma ou aparência

Túnica: Uma vestimenta solta na altura do joelho

 

 

 


 

 

TESTE LIÇÃO SETE

 

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       Qual dos discípulos Jesus parecia amar mais do que os outros?

 

2.       Cite três homens do Antigo Testamento que tinham um relacionamento especial com Deus.

 

3.       Quais são os três homens que Jesus escolheu para uma proximidade especial?

 

4-10. Liste as sete coisas que Jesus tem prazer em fazer por aqueles que mais O amam.

 

11.     Como João mostrou seu amor por Jesus na Última Ceia?

 

12.     Que segredo Jesus revelou a João naquela época?

 

13.     Quando Jesus entrou no Jardim do Getsêmani durante o momento crítico de Sua vida, o que Ele disse a oito de Seus discípulos?

 

14.     Com Seus três discípulos especiais, Jesus pôde _______________________ e revelar exatamente como Ele se sentia.

 

15.     A quem Jesus confiou o cuidado de sua mãe?

 

16.     Qual foi provavelmente a razão pela qual Jesus escolheu o nome de Pedro quando disse às mulheres para irem informar Seus discípulos de que Ele havia ressuscitado?

 

17.     Quem foi o primeiro a chegar ao túmulo, Pedro ou João?

 

18.     Que pergunta Jesus fez a Pedro três vezes?

 

19.     Deus sabe se somos justos __________________________ ou se nos colocamos à disposição ______________________________.

 

20.     O que foi de interesse especial para você nesta lição?