>
 

Crescimento Espiritual 1 - Lição 8

 

LIÇÃO OITO

 

AMANDO-NOS MESMOS

 

"E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Marcos 12:29-31, ARC)

 

“Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo.” (Efésios 5:28, ARC)

 

Talvez algumas pessoas fiquem surpresas com o fato de a Bíblia presumir que amamos a nós mesmos! Não apenas isso, é a vontade de Deus que o façamos, porque não podemos amar os outros até aprendermos primeiro a amar a nós mesmos (possuir autoestima e respeito próprio).

 

A DIFERENÇA ENTRE AMOR-PRÓPRIO

E EGOÍSMO

 

Quando usamos o termo "amor-próprio" nesta lição, não estamos nos referindo ao tipo de amor-próprio retratado pelo apóstolo Paulo: "Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus" (II Timóteo 3:2-4, ARC). Esse tipo de amor é interesseiro e egoísta. Pessoas com esse tipo de problema geralmente têm uma visão irreal de si mesmas devido à extrema preocupação consigo mesmo.

 

O amor-próprio ou respeito próprio que é espiritual, física e mentalmente saudável para nós começa com a consciência de que Deus nos ama e Ele não faz lixo! Salomão, um dos homens mais sábios que já existiram, escreveu: "Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo" (Eclesiastes 3:11, ARA). Depois que Deus criou todas as coisas, incluindo a humanidade, Ele olhou para a Sua criação "e eis que era muito bom" (Gênesis 1:31, ARC).

 

Embora sejamos todos discípulos em formação, é muito importante percebermos que Deus nos ama assim como somos. Há alguns anos, a esposa de um ministro deu um belo testemunho. Ela admitiu que era um ser humano muito normal, capaz de uma ampla gama de sentimentos e possuindo defeitos. No entanto, como esposa de pastor, ela tentou mascarar essas faltas, não apenas dos outros, mas também de Deus.

 

Um dia ela se cansou de sua pretensão. Ela se ajoelhou diante do Senhor e começou a contar a Ele acerca de seu verdadeiro eu. Quando ela terminou, ela disse ao Senhor: "E agora, Deus, já que sabes que tipo de pessoa eu realmente sou, suponho que Tu não me amas." Como ela ficou surpresa com a resposta imediata de Deus: "Ora, a pessoa que você acabou de descrever é a mesma pessoa que eu amo - o verdadeiro você!"

 

Você acha que a imagem de si mesmo que tenta projetar para os outros é a pessoa que Deus reconhece e ama? Então você está enganado! Ele ama você de verdade. Ele o ama agora, assim como você é neste exato momento. Seu amor não tem estipulações. Não se baseia em condições de desempenho. Ele sabe que você tem muitos defeitos, mas não veio a este mundo para condená-lo. Ele veio para salvá-lo e dar-lhe uma vida abundante. Ele quer fazer algo bonito de você. Ele está fazendo de você uma pessoa bonita. Você é Seu filho, um dos Seus escolhidos. Você pode amar a si mesmo porque Jesus o ama!

 

É bem sabido que muitos dos pecados obscuros e tortuosos deste mundo são cometidos por pessoas que perderam todo o respeito por si mesmas. Quando você realmente tem uma autoimagem saudável, quando pode se aceitar como realmente é, você estará livre para esquecer de si mesmo e estender a mão aos outros com o amor de Deus. Isso soa como um paradoxo? No entanto, é verdade. Quando não temos amor-próprio e respeito próprio, ficamos tão preocupados com nossos próprios sentimentos e culpa para realmente pensar nos outros.

 

Ainda estou em processo de crescimento. Nem sempre sou caloroso e amável. Na verdade, às vezes sou simplesmente rabugento! Nessas ocasiões, minha esposa costuma me dizer: "Por que você não ama a si mesmo para poder me amar?" Fico calado, porque sei que ela tem razão. Minha habilidade de amar verdadeiramente minha esposa é baseada na minha habilidade de aceitar e amar o que Jesus está fazendo em minha vida.

 

VOCABULÁRIO

 

Egotismo: Opinião elevada demais acerca de si mesmo

Paradoxo: Uma pessoa, situação ou ato que parece ter qualidades contraditórias ou inconsistentes

 


 

TESTE LIÇÃO OITO

 

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       Qual é o primeiro de todos os mandamentos, de acordo com Jesus?

 

2.       Qual é o segundo grande mandamento, que é semelhante ao primeiro mandamento?

 

3.       Os homens devem amar suas esposas como se fossem si  _____________________________

 

4.       Aquele que ama sua esposa ____________________________________________________

 

5.       A Bíblia presume que __________________________ nós mesmos.

 

6.       Não podemos amar os outros até que primeiro aprendamos a __________________________

 

7.       O amor-próprio que Paulo descreveu em II Timóteo 3:2-4 é _____________ e ____________

 

8.       Defina egoísmo.

 

9.       O amor-próprio que é saudável para nós começa com a consciência de que

 

10.     Deus fez tudo _______________________________________em seu tempo.

 

11.     Somos todos discípulos ______________________________________________________

 

12.     O amor de Deus é sem _______________________________________________________

 

13.     O amor de Deus não é baseado em _______________________________________________

 

14.     Jesus Cristo não veio a este mundo para __________________________________________

 

15.     Jesus Cristo veio a este mundo para ______________________________________________

 

16.     Você pode amar a si mesmo porque __________________________ te ama.

 

17.     Muitos dos pecados obscuros e tortuosos que são cometidos neste mundo são cometidos por ____________________________________________________________________________

 

18.     Quando você tem uma ____________________ saudável, você pode se aceitar como você realmente é.

 

19.     Quando não temos amor-próprio e respeito próprio, ficamos tão preocupados _____________ ____________________________ para realmente pensar nos outros.

 

20.     O que foi de interesse especial para você nesta lição?