>
 

Crescimento Espiritual 1 - Lição 9

 

LIÇÃO NOVE

 

AMANDO PESSOAS

 

Uma música de David Hall e Archie P. Gordon diz:

 

Usando coisas e amando pessoas,

É assim que tem que ser,

Usar coisas e amar as pessoas.

Olhe em volta e você pode ver

Que amar coisas e usar pessoas

Só leva à miséria.

Usando coisas e amando pessoas,

É assim que tem que ser.

 

Usando coisas e amando pessoas

Traz felicidade para você, eu descobri.

Usando coisas e amando pessoas,

Não o contrário.

Porque amar coisas e usar pessoas

Só leva à miséria.

Usando coisas e amando pessoas,

É assim que tem que ser.

 

Nas primeiras oito lições, focamos no amor de Deus por nós e em nosso relacionamento de amor com Deus. Este é o ponto de partida, pois não podemos amar os outros como devemos se não tivermos um relacionamento correto com Deus.

 

Em nossa última lição, vimos a importância de uma autoimagem saudável baseada no amor de Deus por nós, para que possamos esquecer de nós mesmos e estender a mão aos outros ao nosso redor com o verdadeiro amor de Jesus. Mas quem nós devemos amar? Devemos amar a todos, especialmente aqueles que fazem parte do nosso mundo – os de nossos lares, nossas escolas, nossos locais de trabalho, nossa vizinhança e assim por diante.

 

Frequentemente, consideramos muitas dessas pessoas de pouco valor. Nós estamos com elas há muito tempo, mas nunca compartilhamos Jesus Cristo com elas. Talvez até trabalhemos lado a lado com elas e nunca tenhamos permitido que o amor de Jesus Cristo flua através de nós para tocá-las com o evangelho da salvação. Para que servem as pessoas? Elas não devem ser​​ apenas usadas, mas devem ser amadas com o amor de Jesus Cristo!

 

O SEGUNDO TOQUE

 

"E ele, olhando para cima, disse: Eu vejo homens como árvores, andando.” (Marcos 8:24, BKJ Fiel).

 

Um cego foi levado a Jesus. As pessoas que o levaram a Jesus imploraram a Jesus que o tocasse e o curasse. Era assim que Ele normalmente curava as pessoas. Mas Jesus, sendo Deus, tem o direito de fazer as coisas da maneira que quiser, e às vezes Ele faz as coisas de maneira diferente apenas para nos lembrar que Ele é Deus.

 

Jesus, sendo um cavalheiro em seu comportamento e não querendo envergonhar o cego com o que devia fazer, pegou-o pela mão e o conduziu para fora da cidade. Então Ele cuspiu em seus olhos e, colocando a mão sobre ele, perguntou-lhe o que ele viu. A resposta foi bastante surpreendente! A visão do homem não foi totalmente recuperada. Ele viu as pessoas como árvores caminhando. Jesus o tocou uma segunda vez, e desta vez ele viu a todos claramente. Ele precisava de um segundo toque.

 

Quando você e eu ficamos cheios do Espírito Santo de Deus, um lindo rio de amor começou a fluir de nossas vidas. Amamos todo mundo! Queríamos compartilhar Jesus com todos com quem entramos em contato. Não tínhamos memorizado muitos versículos das Escrituras, nem tínhamos certeza de tudo em que acreditávamos. Mas tínhamos certeza da realidade de Jesus Cristo, cujo amor inundou nosso coração. Ninguém teve que nos pedir para testemunhar. A força convincente era o amor de Deus dentro de nós.

 

É assim que deve ser - não apenas no início de nossa caminhada com Deus, mas o tempo todo. Se de alguma forma perdemos aquele primeiro amor, se não vemos mais as multidões de pessoas ao nosso redor como almas perdidas que precisam de Jesus, então precisamos de um segundo toque; precisamos de um novo enchimento do Espírito Santo.

 

Um dos versículos mais poderosos da Escritura a respeito da nossa obrigação de testemunhar é Atos 1:8: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra."

 

Por anos eu bati na cabeça das pessoas com o segundo "você deve" neste versículo. Tornei o testemunho uma obrigação e um dever que tínhamos que cumprir, gostássemos ou não. Sem dúvida, com essa atitude, para alguns testemunhar tornou-se uma tarefa não mais gloriosa do que lavar a louça ou levar o lixo para fora. Graças a Deus que Ele abriu meus olhos acerca do verdadeiro significado deste versículo.

 

O segundo "você deve" pode ser melhor interpretado à luz do primeiro.

 

Quando as pessoas são genuinamente batizadas com o Espírito Santo, elas receberão poder. (A palavra poder vem do Grego dunamis e significa "poder miraculoso ou sobrenatural".) O poder é a consequência natural de ser cheio do Espírito Santo. É espontâneo.

 

Além disso, quando as pessoas são genuinamente cheias do Espírito Santo, elas serão testemunhas, não porque sejam forçadas ou designadas para isso, mas porque é a consequência natural da experiência. Deus é santo e Deus é amor. Quando somos cheios do Espírito Santo, somos cheios de um amor santo. O amor de Deus em nós nos compelirá a compartilhar Jesus Cristo com os outros.

 

É um fato conhecido que os novos convertidos frequentemente ganham mais pessoas para Jesus Cristo do que aqueles que já servem ao Senhor há algum tempo. Perdemos nosso primeiro amor? À medida que envelhecemos no Senhor, esquecemos o abismo de onde o Senhor Jesus Cristo nos tirou? Perdemos o frescor e a emoção da experiência Pentecostal?

 

Isto não é do jeito que deveria ser. Devemos amá-Lo mais à medida que O conhecemos melhor. E conhecê-Lo mais e amá-Lo mais resultará em também ter um maior cuidado pelas almas.

 

Precisamos que o Senhor nos dê um segundo toque para que sejamos mais conscientes da alma. As pessoas ao nosso redor não serão apenas tantas árvores caminhando. Nós os veremos claramente em sua jornada em direção ao inferno, e certamente desejaremos fazer algo a respeito de sua condição espiritual!

 

VOCABULÁRIO

 

Tarefa: Uma tarefa comum do dia a dia

Consequência: Resultado de uma ação ou processo

Obrigação: Uma responsabilidade legal ou moral

Espontâneo: Agindo de forma livre, natural, sem pensar muito

 

 


 

 

TESTE LIÇÃO NOVE

 

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       Devemos ___________________ coisas e ______________________pessoas.

 

2.       De acordo com a letra da música de Hall e Gordon, amar as coisas e usar as pessoas só leva a ___________________________________________________________________________

 

3.       Não podemos amar os outros como devemos se ____________________________________

 

4.       Uma autoimagem saudável permite que nos esqueçamos de nós mesmos para que possamos

 

5.       Quem são as pessoas que devemos amar?

 

6.       Às vezes, Jesus faz as coisas de forma diferente apenas para nos lembrar ________________

 

7.       Por que Jesus conduziu o cego para fora da cidade?

 

8.       A visão do cego foi totalmente recuperada após o primeiro toque?

 

9.       Qual foi a descrição do cego acerca do que viu?

 

10.     O que o cego precisava?

 

11.     Quando uma pessoa é cheia do Espírito Santo pela primeira vez, ela ama ________________

 

12.     Quando uma pessoa é cheia do Espírito Santo, ela recebe _____________________________

 

13.     Quando uma pessoa é cheia do Espírito Santo, ela se torna uma ________________________ para Jesus Cristo.

 

14.     O que deve nos compelir a ser testemunhas de Jesus?

 

15.     Quem frequentemente ganha mais convertidos, novos convertidos ou pessoas que servem a Deus há algum tempo?

 

16.     Por que a resposta à pergunta 15 frequentemente é verdadeira?

 

17.     O que talvez tenhamos esquecido?

 

18.     Devemos ________________________________ mais à medida que O conhecemos melhor.

 

19.     Precisamos que o Senhor nos dê um  ____________________________________ para que sejamos ___________________________________

 

20.     O que foi de interesse especial para você nesta lição?