>
 

Crescimento Espiritual 1 - Lição 10

 

LIÇÃO DEZ

 

UM AMOR PELOS PERDIDOS

 

“Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” (Mateus 9:36-38, ARA).

 

A GRANDE COMISSÃO

 

“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15, ARA)

 

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1:8)

 

“E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.” (Mateus 24:14, ARA).

 

Para a Igreja de Jesus Cristo é dada a importante responsabilidade de alcançar este mundo com o evangelho que é o único meio de salvação para as pessoas. Deve ser pregado em todos os países e temos a ordem de pregá-lo a todas as pessoas. Essa responsabilidade não é de apenas alguns. É dado a toda a Igreja. Se você tem o Espírito Santo, Deus deu o que lhe qualifica para ser uma testemunha - Seu poder e Seu amor.

 

Somos a luz do mundo. Aonde quer que vamos, devemos deixar nossa luz brilhar através de nossa vida e também através de nosso testemunho (Mateus 5:14-16).

 

Nós somos o sal da terra. O sal é uma substância preservadora. A única coisa que salva este mundo dos julgamentos de Deus é a presença da igreja. No entanto, se perdermos nossa identificação, não servimos para nada (Mateus 5:13).

 

UMA COMPAIXÃO PELAS ALMAS

 

Compaixão é o sentimento profundo de compartilhar o sofrimento, a misericórdia, a compaixão e a pena de outra pessoa.

 

Não podemos alcançar este mundo quando não estamos dispostos a tentar alcançar nosso vizinho. Deus nos ordena que amemos nosso próximo como a nós mesmos (Lucas 10:27). Achamos isso muito difícil de fazer! Podemos amar nosso irmão, porque ele também pode ser gentil conosco. Mas amar nosso próximo é outra coisa.

 

Quando Jesus lembrou a um advogado desta exigência de amor sob a lei, o homem procurou justificar-se perguntando: "Quem é o meu próximo?" (Lucas 10:29). Jesus então contou ao homem uma parábola:

 

“Um certo homem descia de Jerusalém para Jericó, e caiu entre ladrões, os quais o despojam, e o feriram, e partiram, deixando-o quase morto. E, por acaso, descia pelo mesmo caminho um certo sacerdote; e quando ele o viu, passou pelo outro lado. E assim também um levita, quando chegou ao lugar e o viu, ele passou pelo outro lado. Mas um certo samaritano, estando de viagem, veio até ele; e, vendo-o, teve compaixão dele. E, aproximando-se dele, atou-lhe as feridas, derramando nelas azeite e vinho, e, pondo-o sobre seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. E, no dia seguinte, partindo, ele tirou dois denários, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares, na minha volta eu te pagarei.” (Lucas 10:30-35, BKJ Fiel)

 

Podemos aprender muitas verdades valiosas com esta parábola:

 

1.           O certo homem é como o pecador. Seu caminho é descendente.

 

2.           Como os ladrões, os espíritos demoníacos procuram destruir o pecador, deixando-o ferido e morrendo.

 

3.           Dois líderes religiosos, um sacerdote e um levita, vieram pela estrada.

 

Eles provavelmente estavam participando de serviços religiosos no Templo e estavam a caminho de casa quando encontraram o homem ferido.

 

O sacerdote nem se preocupou em verificar o estado do homem. O levita se aproximou e deu uma olhada em sua condição, mas então continuou sua jornada. Nenhum dos dois foi movido de compaixão. Sua religião não teve nenhum efeito real em suas vidas. Eles haviam cumprido seus deveres e agora estavam voltando para casa e não se importavam em ajudar os outros.

 

4.           O homem que foi ferido era judeu. O sacerdote e o levita eram judeus. Os judeus odiavam e frequentemente maltratavam os samaritanos, mas foi um samaritano que apareceu e sentiu compaixão pelo homem ferido.

 

Podemos aprender lições importantes sobre como ser um ganhador de almas, observando o que este samaritano fez:

 

a.       Ele chegou até onde o homem ferido estava. Ele não esperou que o homem fosse até ele. Às vezes, podemos ter uma mente tão voltada para as coisas celestiais que não temos nenhum valor para fazer o bem na terra. Não podemos ficar indiferentes aos pecadores. Não podemos ser rápidos em julgá-los e criticá-los. Não podemos agir como se fôssemos muito melhores do que eles. Devemos chegar ao nível deles.

 

b.       Ele realmente viu a necessidade do homem e foi movido por compaixão por ele. Muitas pessoas com quem entramos em contato diariamente não conhecem Jesus Cristo. Elas estão feridas pelo pecado, e todas as que não conhecem Jesus Cristo estão realmente morrendo. Devemos de alguma forma ver sua necessidade e ter compaixão delas. Se não temos preocupação pelos perdidos, são grandes as chances de não ganharmos ninguém para Cristo. Seria muito triste encontrar nosso Salvador e ouvir que Ele nos perguntasse: "Onde estão as almas que você ajudou a conquistar?" e nós teríamos que dizer: "Não há nenhuma."

 

c.       Ele foi até ele. Devemos colocar o "ir" no evangelho indo até o pecador. A igreja não é o campo. “Ide por todo o mundo” é o comando que recebemos.

 

d.       Ele atou-lhe as suas feridas.Enviou-me a curar os quebrantados de coração” (Isaías 61:1, ARA). Isso é o que o evangelho de Jesus Cristo fará pelo pecador. O pecado deixa sua vítima desamparada e sangrando, mas o evangelho salvador de Jesus Cristo dá cura e perdão.

 

e.       Ele derramou azeite e vinho. Nas Escrituras, azeite e vinho geralmente simbolizam o Espírito Santo. Ele não esperou para levar o homem à estalagem antes de derramar o azeite e o vinho. Da mesma forma, podemos ministrar o Espírito Santo às pessoas onde quer que estejam!

 

f.       Ele o trouxe para a estalagem. Ele colocou o homem sobre seu próprio animal. Isso significava que havia um verdadeiro sacrifício envolvido, pois ele tinha que caminhar ao lado do animal. Talvez ele tivesse que viajar vários quilômetros antes de chegarem à estalagem. Isso mostrava o quanto ele se importava, mas ele não parava de cuidar do homem até que suas necessidades fossem atendidas.

 

A estalagem é como a igreja. É importante que levemos aqueles que ganharíamos para Cristo à igreja, onde possam encontrar descanso espiritual e alimento espiritual.

 

g.       Ele o entregou aos cuidados do estalajadeiro. O estalajadeiro foi capaz de prover o que o bom samaritano não podia prover. Ele se certificaria de que o homem tivesse descanso e alimentação adequados. Ele é como o pastor, que é responsável por aqueles que estão sob sua responsabilidade.

 

h.       Ele não esqueceu o homem ferido quando o entregou ao estalajadeiro. Quando levamos almas a Jesus Cristo, o amor que nos ajudou a conquistá-las deve permanecer em nosso coração para ajudar a discipulá-las. Não devemos abandoná-las depois de tê-las levado para a igreja. Devemos continuar a ministrar o amor de Deus para elas.

 

Qual era a principal diferença entre o sacerdote, o levita e o bom samaritano? Os primeiros dois homens não tinham nenhum sentimento em relação ao homem ferido, enquanto o terceiro teve tempo para realmente ver quais eram as necessidades do homem e depois atender a essa necessidade. Ele estava cheio de compaixão por ele. É uma necessidade absoluta ter pena e compaixão pelas almas, se quisermos ser ganhadores de almas.

 

“Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.” (Salmos 126:6, ARC)

 

JESUS ​​O GANHADOR DE ALMAS

 

Jesus não apenas nos ordenou que fossemos ganhadores de almas, Ele viveu isso para que víssemos. O maior exemplo disso é quando Jesus Cristo deu testemunho à mulher Samaritana.

 

Jesus Cristo estava a caminho da Galiléia e Sua jornada o levou para Samaria. Quando chegou à cidade de Sicar, cansado, sentou-se no poço. Este poço em particular foi aquele que Jacó cavou centenas de anos antes, e os Samaritanos estavam orgulhosos de seu significado histórico. Quando uma mulher de Samaria veio tirar água, Jesus iniciou sua conversa de ganhar almas dizendo-lhe: "Dá-me de beber" (João 4:1-7).

 

Quão chocada essa mulher ficou, porque ela era uma Samaritana, e os judeus consideravam o samaritano como cães. Que bom exemplo Jesus deu para nós naquele dia. Que nunca sintamos que somos melhores das pessoas para testemunhar para elas. Independentemente de sua condição espiritual ou histórico familiar, precisamos amá-las, porque Jesus morreu por elas.

 

Jesus então mudou a conversa do natural para o espiritual. “Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.” (João 4:10)

 

Não é provável que Jesus tenha parado todos os que iam ao poço e testemunhassem para eles. Ele ficou sentado lá até que esta mulher em particular veio a quem Ele discerniu que sentia uma necessidade real de algo em sua vida. Mais tarde, Jesus clamou a uma multidão: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba" (João 7:37). Essa mensagem era apenas para aqueles que tinham sede das coisas do Espírito.

 

Podemos aprender uma lição com essa história. Se dermos testemunho a todos que aparecem, podemos ter poucos resultados. É melhor orar para que Deus nos conduza àqueles que têm sede. O solo de seus corações é preparado para a semente da Palavra de Deus. Jesus sabia que essa mulher tivera cinco maridos e o homem com quem ela agora vivia não era seu marido. Ela estava procurando o amor verdadeiro, mas de fontes erradas. Agora Amor estava sentado no poço ao lado dela, compartilhando com ela a verdade que mudaria sua vida.

 

Quando testemunhamos às pessoas, precisamos mostrar cuidado e preocupação com elas. Precisamos descobrir quais são suas necessidades pessoais e mostrar-lhes que Jesus Cristo é a resposta para suas necessidades. Se elas têm problemas familiares, podemos informá-las de que Jesus é a resposta. Se elas têm problemas físicos, podemos dizer-lhes que Jesus deseja ser seu curador. Se elas tiverem problemas para superar algum mau hábito, podemos dizer-lhes que Jesus Cristo deseja ser seu Salvador.

 

Quando estudamos toda a conversa de Jesus com essa mulher, descobrimos que ela tentou mudar de assunto, mas Jesus continuou voltando às suas necessidades pessoais.

 

A mulher estava tão animada com sua conversa com Jesus que se esqueceu do motivo de ter ido ao poço. Ela deixou o pote de água e foi correndo para a cidade. Ela disse ao povo da cidade: "Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!" (João 4:29) Seu testemunho fez com que toda a cidade viesse a Ele (João 4:30).

 

Enquanto isso, os discípulos estavam mais interessados ​​em outras coisas do que testemunhar. Enquanto Jesus descansava junto ao poço, eles foram à cidade comprar comida. Quando voltaram, o viram testemunhando para a mulher, mas nada disseram (João 4:8, 27).

 

Depois de encerrada a conversa de Jesus com a mulher, os discípulos imploraram a Ele: “Enquanto isso os seus discípulos lhe suplicavam, dizendo: Mestre, come. Mas ele lhes disse: Eu tenho um alimento para comer, que vós não conheceis. Portanto, os discípulos diziam uns aos outros: Acaso algum homem lhe trouxe algo de comer? Jesus disse-lhes: O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra. Não dizeis vós: Ainda há quatro meses, e então virá a colheita? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede os campos, porque eles já estão brancos para a colheita." (João 4:31-35, BKJ Fiel)

 

Os discípulos não entenderam que depois que Jesus deu testemunho à mulher Samaritana, Ele se sentiu cheio, satisfeito. Como o valor de uma alma se compara ao da comida, independentemente de quão saborosa ela possa ser? Suas mentes estavam voltadas às coisas desta terra ao ponto de não terem interesse no que Jesus estava fazendo (testemunhando para a mulher Samaritana). Portanto, Ele os encorajou a "Levantai os vossos olhos, e vede os campos". Eles não consideraram que era o momento adequado para a colheita de almas, mas Ele os encorajou a perceber que não havia época melhor do que o presente.

 

E nós? Estamos esperando algum tempo futuro para começar a ser uma verdadeira testemunha de Jesus Cristo? Enquanto isso, as almas ao nosso redor vão para o inferno diariamente! Precisamos tirar nossos olhos de tudo o mais e ver os campos maduros. Podemos estar tão envolvidos com problemas pessoais e autopiedade que não fazemos o que fomos chamados para fazer.

 

Precisamos de uma compaixão, porque uma compaixão abrirá caminho para si mesmo. Uma compaixão nos fará orar, chorar pelas almas perdidas, jejuar, testemunhar, amar e fazer tudo o que for necessário para levar Jesus Cristo aos perdidos.

 

Senhor, dá-me uma compaixão pelas almas;

Dê-me uma compaixão pelas almas.

Abra meus olhos, me ajude a perceber

Que agora mesmo é a época da colheita;

Senhor, dê-me uma compaixão pelas almas.

Dê-me uma compaixão pelas almas;

Ajude-me a preocupar-me, ajude-me a compartilhar;

Senhor, dê-me uma compaixão pelas almas.

 

 

 

 

VOCABULÁRIO

 

Histórico: Acerca de ou relacionado à história (eventos do passado).

Significância: Importância

 

 

 


 

TESTE LIÇÃO DEZ

 

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       Qual é o significado de compaixão?

 

2.       Que importante responsabilidade foi dada à igreja?

 

3.       Nós somos a  _____________________________ do mundo.

 

4.       Nós somos o _____________________________ da terra.

 

5.       Não podemos alcançar este mundo quando nem mesmo estamos dispostos _______________

 

6.       Quando aplicamos a parábola do bom Samaritano à aquisição de almas, o que pode o "certo homem" representar?

 

7.       Quando aplicamos a parábola do bom Samaritano para ganhar almas, com que podemos assemelhar os ladrões?

 

8.       O que o azeite e o vinho geralmente simbolizam nas Escrituras?

 

9.       Quando aplicamos a parábola do bom Samaritano à conquista de almas, a que podemos comparar a estalagem?

 

10.     Quando aplicamos a parábola do bom samaritano à conquista de almas, a quem podemos comparar o estalajadeiro?

 

11.     Na parábola do bom samaritano, qual era a principal diferença entre o sacerdote e o levita e o Samaritano?

 

12.     É uma necessidade absoluta para nós ter _________________________________ se vamos ser ganhadores de almas.

 

13.     “Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com ________________________ __________________________________________________________________________.”  

 

14.     O maior ganhador de almas que já viveu foi _______________________________________

 

15.     Por que a mulher de Samaria ficou chocada quando Jesus falou com ela?

 

16.     Jesus mudou a conversa com a mulher Samaritana de ____________________________ para _______________________________________________________________________

 

17.     É melhor orar para que Deus nos conduza _________________________________________

 

18.     Às vezes, podemos ter uma mente tão voltada para as coisas celestiais que não temos nenhum valor para ________________________________________.

 

19.     Por que precisamos de uma compaixão?

 

20.     O que foi de interesse especial para você nesta lição?