>
 

Crescimento Espiritual 1 - Lição 11

 

LIÇÃO ONZE

 

O NOVO MANDAMENTO

 

Por meio de Moisés no Monte Sinai, Deus deu a Israel os Dez Mandamentos (Êxodo 20). Podemos resumi-los da seguinte forma:

 

1.           Não terás outros deuses diante de Mim.

2.           Não farás para ti imagens de escultura.

3.           Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.

4.           Lembrar-te-ás do dia de sábado para santificá-lo.

5.           Honrar seu pai e sua mãe.

6.           Não matarás.

7.           Não adulterarás.

8.           Não furtarás.

9.           Não dirás falso testemunho [mentira] contra o teu próximo.

10.         Não cobiçarás [desejar] a mulher do teu vizinho, nem nada que seja dele.

 

Quando Jesus veio a este mundo, Ele nos disse quais são os dois grandes mandamentos:

 

"E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.  Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Marcos 12:29-31, ARC )

 

Perto do fim do ministério de Jesus, conforme Sua morte na cruz se aproximava, Ele deu a Seus seguidores um novo mandamento, que exigia uma qualidade de amor pelos outros maior do que a lei exigia:

 

“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.” (João 13:34-35, ARA)

 

“O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.” (João 15:12-13, ARA)

 

João também escreveu que devemos ter este tipo de amor uns pelos outros: "Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos." (I João 3:16, ARA)

 

Deus nos ordena que tenhamos esse tipo de amor uns pelos outros; Não é uma opção! O amor da vizinhança é quando amamos os outros como amamos a nós mesmos, mas o amor de Cristo é quando estamos dispostos a morrer pelos outros. Amamos aos outros mais do que a nós mesmos.

 

Jesus disse: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.” (João 13:35, ARA). Um discípulo é simplesmente um seguidor ou aprendiz de qualquer professor, mas o que identifica as pessoas como verdadeiros seguidores de Jesus é seu amor semelhante ao de Cristo.

 

Você tem esse tipo de amor pelos outros? Por quantas pessoas você estaria disposto a morrer? Se não tivermos sinceramente um amor assim, precisamos começar a nos esforçar e orar para recebe-lo.

 

TRÊS PALAVRAS GREGAS DE AMOR

 

Eros

 

A deusa Grega do amor e da beleza era Afrodite. De acordo com a mitologia Grega, Eros, o filho de Afrodite, excitava as pessoas de maneira sexual atirando nelas "flechas de amor". É daí que vem a palavra erótico, que significa "tendência a despertar o amor ou desejo sexual". O Eros Grego significa "amor sexual".

 

Phileo

 

Phileo é a palavra Grega para amizade, amor. Envolve as emoções. Significa "gostar de, ter afeição por".

 

Ágape

 

Ágape é a forma mais elevada de amor. É o amor que Deus tem por nós. É o amor que nos faz agir para o bem-estar e benefício de outros - não para nós mesmos. Envolve a mente e a vontade. É amor dado sem expectativa de retorno.

 

NOSSO MUNDO PERVERTIDO

 

Hoje o mundo está tão cheio de perversões que, quando alguém usa a palavra amor, muitas vezes as pessoas pensam em termos de desejo sexual. Assim, muitas pessoas têm medo de expressar seu amor por seus irmãos e irmãs, para não ter uma ideia errada. A resposta para o mau uso e abuso não é desuso, mas uso correto.

 

O mundo entronizou o amor sexual como seu deus onipotente. Anúncios de cigarros e bebidas alcoólicas a glorificam como a coisa mais importante. A televisão, os filmes e o vídeo o retratam em todas as formas e estilos. Frequentemente, é o principal assunto de discussão no escritório e nas fábricas entre homens e até mulheres.

 

A palavra amor é encontrada aproximadamente 270 vezes no Novo Testamento. Cerca de 230 vezes foi traduzido da palavra Grega Ágape. Aproximadamente trinta vezes é de Phileo. Quantas vezes o amor foi traduzido de Eros? Nenhum. Eros não é encontrado em nenhum lugar no Novo Testamento.

 

Mesmo quando Paulo encorajou os maridos a amarem suas esposas (Efésios 5:25), ele usou Ágape, não Eros. O amor sexual é bom e desejável quando praticado dentro dos limites do casamento. “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.” (Hebreus 13:4). Mas se não há amor verdadeiro no casamento, o casal está apenas usando um ao outro, não se amando. A ordem de Paulo aos maridos é: "Marido, ame [Ágape] a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a vida por ela.” (Efésios 5:25, NTLH).

 

As mulheres devem "amarem [Phileo] seus maridos, a amarem [Phileo] seus filhos (Tito 2:4, ARC).

 

Quando Deus deu uma esposa a Adão, não foi apenas para procriação e prazer sexual: "Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea." (Gênesis 2:18) A esposa seria antes de tudo sua amiga e depois sua amante! Relacionamentos baseados na satisfação de desejos profanos não são relacionamentos de amor verdadeiros. O amor Ágape é o amor que nos levará a elevar os outros a um relacionamento mais íntimo com Deus. É a concupiscência, não o amor, que faz com que as pessoas se envolvam sexualmente antes do casamento.

 

A IMPORTÂNCIA DO AMOR

 

I Coríntios 13 é frequentemente chamado de capítulo do amor, e realmente nos relaciona com a importância de possuir o amor Ágape.

 

Ter o amor Ágape é mais importante do que ter os dons do Espírito. "Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei." (I Coríntios 13:1-2, ARA)

 

Ter o amor Ágape é mais importante do que a benevolência sem amor. “E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.” (I Coríntios 13:3, ARA)

 

AMOR ÁGAPE DESCRITO

 

A seguinte passagem apresenta a descrição mais completa do amor Ágape:

 

"O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;  não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba..." (I Coríntios 13:4-8, ARA)

 

O MAIOR DESTES É AMOR ÁGAPE

 

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.” (I Coríntios 13:13, ARA)

 

A fé é importante! Não podemos agradar a Deus sem fé. Não podemos receber salvação, cura ou qualquer coisa de Deus sem fé. Mas o amor Ágape é ainda mais importante!

 

A esperança é importante. É a esperança que temos em Jesus, em Sua segunda vinda, em nossa recompensa eterna, que nos mantém vivendo para Deus. Mas o amor Ágape é ainda mais importante.

 

Paulo escreveu à igreja de Colossos: "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.” (Colossenses 3:12-14, ARA)

 

O grande, forte e robusto Pedro também acreditava que o amor Ágape era importante. Ele escreveu: "Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados." (I Pedro 4:8, ARA) “Acima de todas as coisas, tenham intenso e absoluto amor uns pelos outros, pois o amor cobre uma multidão de pecados [perdoa e não leva em conta as ofensas dos outros].” (I Pedro 4:8, Bíblia Ampliada)

 

As epístolas estão cheias de exortações para os cristãos amarem uns aos outros. Nos versículos seguintes, Phileo foi traduzido como amor: Romanos 12:9-10; I Tessalonicenses 4:9-10; Tito 2:4; Hebreus 13:1; I Pedro 2:17; 3:8-9. Nestes versículos, Ágape foi traduzido como amor: Gálatas 5:13, 22; Efésios 4:2-3; 5:1; Colossenses 2:2; I Tessalonicenses 3:12; I Pedro 1:22; I João 3:18; 4:7-8; 4:20-21; Judas 20-21.

 

VOCABULÁRIO

 

Entronizado: Feito rei, colocado em um trono, feito de grande importância

Procriação: O ato de gerar filhos

 

 


 

TESTE LIÇÃO ONZE

 

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1-2.   Quais são os dois grandes mandamentos?

 

3.       Qual foi o novo mandamento que Jesus deu?

 

4.       Defina o amor ao próximo.

 

5.       Defina o amor semelhante ao de Cristo.

 

6.       Quando realmente temos o amor de Jesus, esse amor fluindo de nossa vida irá nos identificar para o mundo como ___________________________________________________________

 

7.       Qual é o significado do Grego Eros?

 

8.       Qual é o significado do Grego Phileo?

 

9.       Qual é o significado do Grego Ágape?

 

10.     Por que as pessoas costumam ter medo de expressar seu amor umas pelas outras hoje?

 

11.     Quantas vezes Eros é encontrado no Novo Testamento original?

 

12.     O que é mais importante para o relacionamento conjugal, amor sexual ou amor Ágape?

 

13.     Em primeiro lugar Eva era _________________________________ de Adão e depois sua _________________________

 

14.     O amor Ágape nos faz agir para o  __________________ e _______________ de outros.

 

15.     Paulo disse que o amor é mais importante de quais duas coisas?

 

16.     Qual passagem das Escrituras apresenta a descrição mais completa de amor Ágape?

 

17.     ______________________________ jamais acaba.

 

18.     Quais são as três coisas que Paulo disse que durariam para sempre?

 

19.     Qual é a maior das três coisas listadas na 18ª pergunta?

 

20.     O que foi de interesse especial para você nesta lição?