>
 

Crescimento Espiritual 1 Lição 12

 

LIÇÃO DOZE

 

PERDÃO

 

Nosso relacionamento uns com os outros afeta nosso relacionamento com Deus. "Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê." (I João 4:20, ARA) "Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados..." (Lucas 6:36-37, ARA)

 

Um dos problemas mais sérios que afligem a humanidade é a falta de perdão. Muitas pessoas têm todos os tipos de ressentimentos e amarguras que permitiram que se acumulassem dentro delas ao longo dos anos. Isso é verdade até mesmo entre muitos cristãos. Este é um grande obstáculo para quem procura amar realmente os outros com o amor de Jesus. Na verdade, Deus fará Seus ouvidos moucos às nossas orações se nos recusarmos a perdoar os outros.

 

COM QUE FREQUÊNCIA DEVEMOS PERDOAR?

 

Jesus nos deu o Pai Nosso como modelo para nossa oração diária. Depois de dar este exemplo, Jesus disse: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:14-15, ARA)

 

Muitas pessoas levam uma vida de condenação porque foram feridas por outras pessoas e não estão dispostas a perdoar. O perdão que Jesus nos pede para estender aos outros deve ser sincero, como veremos na parábola a seguir.

 

POR QUE PODEMOS PERDOAR

 

Em Mateus 18:21-35, Jesus deu uma parábola que nos ensina por que podemos perdoar os outros. Ele ensinou essa parábola em resposta à pergunta de Pedro: "Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?" Parece que Pedro estava mantendo um registro cuidadoso de quantas vezes seu irmão o havia ofendido. Ele tinha em mente que sete vezes deveria ser o limite, e então ele realmente se vingaria de alguma forma.

 

Quão chocado ele ficou quando Jesus respondeu: "Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete." (Mateus 18:22)

 

Isso é 490 vezes! Jesus realmente não estava estabelecendo limites. Ele estava nos dizendo que devemos estar sempre dispostos a perdoar aos outros. E há uma grande razão pela qual podemos! Jesus Cristo nos perdoou uma grande dívida:

 

“Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos. E, passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. [pelo menos US $ 60.000.000j. Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a dívida fosse paga. Então, o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo, e tudo te pagarei. E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida.” (Mateus 18:23-27, ARA)

 

Nesta parábola, somos como o servo que tinha uma grande dívida que não podia pagar, e Jesus Cristo é como o senhor que o perdoou dessa dívida quando se humilhou. Experimentamos o belo sabor do perdão divino. Uma música diz:

 

Eu deveria ter sido crucificado;

Eu deveria ter sofrido e morrido;

Eu deveria ter sido pendurado na cruz em desgraça,

Mas Jesus, meu Senhor, tomou meu lugar.

 

A dívida que Ele perdoou era grande, por isso devemos ser capazes de perdoar outras pessoas que têm uma dívida menor.

 

“Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denários [cerca de US $ 50,00]; e, agarrando-o, o sufocava, dizendo: Paga-me o que me deves. Então, o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo, e te pagarei. Ele, entretanto, não quis; antes, indo-se, o lançou na prisão, até que saldasse a dívida. Vendo os seus companheiros o que se havia passado, entristeceram-se muito e foram relatar ao seu senhor tudo que acontecera. Então, o seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste; não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti? E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida. Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão.” (Mateus 18:28-35, ARA)

 

Uma pessoa que guarda rancor e falta de perdão em seu coração foi emocionalmente "entregado aos verdugos", porque essas coisas comerão como um câncer e a destruirão. O perdão é a única cura para esse câncer!

 

O EXEMPLO DE JESUS

 

“Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” (Lucas 23:34)

 

Jesus falou essas palavras da cruz. Que exemplo para nós! Jesus deve ter sofrido uma dor física tremenda, mas a dor interior deve ter superado em muito a dor que estava em seu corpo. Entre aqueles que clamavam, "Crucifica-o! Crucifica-o!" estavam aqueles a quem Ele ministrou. No entanto, não havia gratidão da parte deles pela cura de seus corpos ou qualquer outra necessidade que foi atendida.

A quem Jesus estava oferecendo perdão quando fez aquela oração? Certamente a todos os que foram responsáveis ​​por Sua morte e todos os que O injustiçavam de alguma forma. Quem foi o responsável pela morte de Jesus?

 

            Judas

            Os líderes religiosos

Pilatos

            Os soldados romanos

            Muitos outros, incluindo você e eu!

 

“Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos." (Isaías 53:5-6, ARC)

 

Se Ele então nos perdoou, podemos e devemos perdoar aos outros!

 

"Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós..." (Colossenses 3:12-13, ARA)

 

VOCABULÁRIO

 

Praga: Aborrecer, incomodar, causar preocupação e angústia a outra pessoa

 

 


 

TESTE LIÇÃO DOZE

 

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       Nosso relacionamento com  _____________________ afeta nosso relacionamento com Deus.

 

2.       Devemos ser misericordiosos como _____________________________________________

 

3.       Um dos problemas mais sérios que assolam a humanidade é  __________________________

 

4.       Com que frequência devemos perdoar os outros?

 

5.       Por que deve ser fácil para nós perdoar os outros?

 

6.       Quem é como o servo da parábola que Jesus falou?

 

7.       Quem é como o senhor da parábola?

 

8.       Como o servo demonstrou sua ingratidão?

 

9.       Uma pessoa que guarda rancor e falta de perdão em seu coração tem emocionalmente ______ ____________________________________________________________________________

 

10.     _________________________________ é a única cura para esse câncer!

 

11.     Devemos perdoar de nosso ____________________________ aqueles que pecam contra nós.

 

12.     Se uma pessoa diz que ama a Deus, mas odeia seu irmão, ela é um _____________________

 

13.     Jesus deu a Oração do Senhor como um _____________________________ oração diária.

 

14.     Em vista da oração do Senhor, devemos perdoar aos outros ___________________________

 

15.     A dor  ___________________ de Jesus deve ter sido superior em muito a dor em Seu corpo.

 

16.     Mesmo assim, Jesus ainda pensava nos outros enquanto estava pendurado na cruz e orava: "__________________________________________.”

 

17.     Quem foi o responsável pela morte de Jesus?

 

18.     Como éramos responsáveis ​​pela morte de Jesus quando nem estávamos presentes?

 

19.     Assim como Cristo nos perdoou, devemos ________________________________________

 

20.     O que foi de interesse especial para você nesta lição?