>
 

O Plano de Deus Para Vitória

(Um Estudo de Preparação Para o Ano Novo)

Leitura Bíblica: Josué 6

Texto: Josué 6:2

Introdução: Há muitos lugares na Palavra de Deus onde podemos encontrar os planos de Deus para o povo dEle alcançar a vitória. No entanto um dos melhores relatos para encontrá-los é no livro de Josué na conquista da cidade de Jericó. Seguindo o relato bíblico descobrimos os seguintes passos para aquela gloriosa vitória do povo de Deus. Como o povo de Deus nestes dias modernos, seríamos bem aventurados seguir os mesmos conselhos.

I.                   Ouvir A Palavra do Senhor

Estando Josué perto de Jericó viu um homem de pé com uma espada nua na sua mão. Aproximando-se dele perguntou: “És tu por nós, ou pelos nossos adversários?” Recebeu uma resposta encorajadora: “Não, mas venho agora como príncipe do exército do Senhor.” Notamos agora o primeiro passo para vitória de qualquer um que se chama Cristão: “Que diz meu Senhor ao seu  servo?” (Observa Josué 5:13-15)

É de grande importância lembrar-nos que a maioria das instruções do Senhor nestes dias não virão por anjos, vozes, sonhos, visões e outras coisa tais, mas diretamente da Palavra de Deus. Devemos lê-la com a pergunta de Josué em nossos corações: “Que diz o Senhor para mim da sua Palavra hoje?”

II.                Aprender A Vontade do Senhor

Enquanto o Senhor falava com Josué, foi lhe revelado a Sua vontade. A vontade de Deus para Israel era para atravessar o Rio Jordão, conquistar a cidade de Jericó, conquistar toda a terra, dividir a terra entre as doze tribos e a usar para o Senhor. Podemos também aprender a vontade de Deus para nossa vida, para nosso lar, para nossa igreja, e para nossa nação se falarmos com o Senhor (orarmos) (Veja II Crônicas 7:14) e ouvirmos bem a mensagem. Aprenda a vontade de Deus!

III.             Amar O Caminho do Senhor

O Senhor disse a Josué que lhes daria vitória sobre Jericó se eles fizessem uma marcha de uma maneira específica, isto é, marchando em volta da cidade uma vez por dia por seis dias, e no sétimo dia, rodiassem sete vezes. Havia outras instruções específicas também, nenhuma das quais deveriam ser esquecidas ou ignoradas. Frequentemente pessoas acham supérfluas e sem grande importância determinadas ordens do Senhor e deixam de amar o caminho do Senhor, e por isso não recebendo a desejada vitória do Senhor se queixam de Deus e reclamam a falta de respostas das suas orações.

Para Josué e o povo de Israel o caminho da vitória foi revelado. Alguns podiam ter achado que era trabalhoso demais. No entanto eles seguiram a risca todos os por menores das ordens de Deus. E, ao cumprir as ordens de Deus com este capricho e perfeição a vitória veio em resposta a obediência no final do sétimo dia. Quantas vitórias deixamos de receber por falhar, ou teimosmente procurar nosso caminho, aparentemente um caminho mais fácil, em vez de obedecer a Deus e sua Palavra. Ame o caminho do Senhor, confie nele, e prossiga para uma grande vitória!

IV.             Viver Os Desejos do Senhor

Nesta passagem, no início da liderança de Josué ao povo de Israel, o Senhor está procurando ensinar seu líder selecionado a confiar nEle. Josué transmitiu as ordens de Deus para o povo e procurou viver aquilo que ouviu do Senhor. Se alguém expressou dúvida acerca da vitória a base das ordens do Senhor, Josué podia dizer: “O Senhor apareceu a mim, me deu este plano, eu creio que era Deus, creio no seu plano, e fim de conversa. Ele viveu os desejos do Senhor. Nós devemos também viver os desejos do Senhor e não nossos próprios desejos.

V.                Esperar a Vitória do Senhor

Repetimos o fato que Josué fez tudo que o Senhor lhe mandou a fazer e exatamente como o Senhor lhe explicou. Esta obediência completa lhe deu, como deu para o povo uma confiança e esperança de vitória. Desobediência sempre traz uma nuvem de dúvida sobre o plano todo, e opera contra a fé. Quando eles tinham completado a sétima volta ao redor da cidade no sétimo dia, eles pararam. Josué falou e deu ordens, os sacerdotes tocaram as trombetas, o povo gritou e as grandes muralhas desceram rente ao chão.

Conclusão: Note com atenção o seguinte:

·       Um homem de Deus teve contato com Senhor

·       Ele recebeu ordens específicas do Senhor

·       Ele transmitiu as ordens para o povo de Senhor

·       Ele e o povo obedeceram as ordens do Senhor

·       Todos receberam uma grande vitória do Senhor

·       Nos dias de hoje Deus espera a mesma obediência da nossa parte. Vamos determinar hoje que a desejada vitória vale nossa obediência ao Senhor. Vamos sair daqui hoje com nossos corações voltados a Deus com promessas firmes de obediência completa a Ele, e assim com vitórias garantidas.

            O plano para Josué e o povo de Israel foi tão simples, mas ao mesmo tempo foi um grande plano. O que tornou o plano grande foi a obediência completa de Josué e o povo, bem como o cumprimento de todas as ordens de Deus. Parece que para o povo de Deus hoje, o plano dele é simples demais diante do tamanho do desafio ou problema que enfrentamos. Mas, quando for obedecido e completamente comprido poderá nos trazer uma gloriosa vitória. Mas o que torna os planos de Deus grandes é a nossa obediência à Palavara dele e a grande vitória que vem em resposta à obediência.

Pastor Philip D. Walmer