>
 

Crescimento Espiritual 1 - Lição 13

 

LIÇÃO TREZE

 

AMANDO NOSSOS INIMIGOS

 

Em 1979, nossa igreja em Stuttgart, Alemanha Ocidental, recebeu um maravilhoso batismo de amor ágape. Depois desse belo evento, com a liderança do Senhor, iniciamos um ministério de células, que chamamos de "grupo de comunhão doméstica". O propósito principal dessas comunhões domésticas era trazer crescimento espiritual à nossa igreja. Na verdade, o Senhor me deu muitas das lições deste livro durante aqueles dias importantes.

 

Todas as semanas, eu reunia cerca de doze homens e lhes ensinava uma lição que sentia que Deus havia me dado. Minha prática era primeiramente aplicar a lição à minha própria vida antes de ensiná-la a eles. Depois de ensinar a lição aos líderes na minha casa, era o dever deles colocar a lição em prática pessoal antes de ensiná-la para ao “grupo de comunhão doméstica”.

 

Um dia, quando eu estava orando por uma nova lição, o Senhor me falou claramente: "Ame seus inimigos!" Uau! Até aquele momento, eu realmente não achava que nossa igreja tivesse problemas em amar a todos. Já havíamos ensinado várias lições concernentes a importância de amar a Deus e amar uns aos outros. Havíamos ensinado a respeito de ter preocupação e amor por pessoas que não conheciam a Deus. Eu senti que o assunto do amor tinha sido coberto completamente - até a voz importunava.

 

Enquanto estudava para a aula, perguntei a mim mesmo: "Tenho algum inimigo que não amo?" Eu não poderia dar essa lição até que honestamente me fizesse essa pergunta. A resposta foi imediata. "Sim, tenho um inimigo e não o amo."

 

Naquela época, estávamos realizando cultos nas capelas do Exército dos EUA na área de Stuttgart. As leis dos Estados Unidos permitem que civis realizem cultos denominacionais em capelas militares em áreas no exterior se houver um número suficiente de pessoas interessadas em tal serviço. Um homem chamado Coronel Harding acabava de ser nomeado chefe capelão da área de Stuttgart. Outro homem civil, que tinha ciúmes de nossa crescente congregação, mentiu para esse coronel a respeito de nossa igreja. O coronel Harding acreditou na mentira e queria nos tirar do sistema de capelas.

 

Reagi de uma maneira que percebi mais tarde não ser semelhante a Cristo. Convoquei a igreja para um jejum de três dias, fiz com que assinassem uma petição dizendo que queriam continuar a usar o sistema de capela, marchei até o escritório do coronel Harding e o confrontei, armado com a petição. Quando saí de seu escritório, tive permissão para usar uma capela ainda maior, mas tinha um inimigo! Mais tarde descobri isso quando conheci outro capelão que disse: "Oh, você é o patife de quem o Coronel Harding me falou!"

 

Quando enfrentei o fato de que tinha um inimigo e Jesus exigia que eu o amasse, agi imediatamente. Liguei para seu escritório e marquei uma reunião com ele no dia seguinte. Quando entrei em seu escritório, ele enrijeceu, esperando mais confronto. Em vez disso, ele conheceu um homem que havia sido mudado por causa de uma compreensão adequada do amor de Deus.

 

Comecei a conversa pedindo desculpas pelo meu comportamento anterior. Eu disse a ele que Deus estava me ensinando muitas coisas acerca de como amar os outros e que eu queria trabalhar dentro do sistema de capelães. Este homem quase chorou ao ouvir meu testemunho. Quando terminei, ele disse: "Ouça, de qualquer maneira que eu possa lhe ajudar, eu ficaria muito feliz em fazê-lo. Se você quiser jantar na igreja, tiraremos dinheiro do sistema de capelães. Qualquer coisa que possamos fazer para ajudá-lo." Entrei no escritório com um inimigo, mas saí com um amigo. O coronel Harding realmente me ajudou em pelo menos duas ocasiões, provando ser meu amigo.

 

Eu estava pronto para ensinar minha lição aos líderes da irmandade com maior confiança por causa dessa experiência. A seguir está um breve resumo dessa lição:

 

AME SEUS INIMIGOS

 

1.       Amor exigido por lei

a. Ame a Deus com todo o seu coração, alma, mente e força (Deuteronômio 6:4-5).

b. Ame o seu próximo (Levítico 19:18).

c. Não há requisitos para amar o seu inimigo (Deuteronômio 23:6; Salmo 41:10; Êxodo 21:24; Levítico 24:19; Deuteronômio 19:21).

 

2.       Amor no reino de Deus

a. Ame a Deus com todo o seu coração, alma, mente e força (Lucas 10:25-27).

b. “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela...” (Efésios 5:25)

c.  "... Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." (João 13:34, ARC)

d. “Amai os vossos inimigos” (Lucas 6:27, 35).

 

3.           Quem é meu inimigo?

Definição: Uma pessoa que possui pensamentos e sentimentos negativos em relação a outra pessoa e que pode ou não pode agir de acordo com esses pensamentos ou sentimentos.

 

4.       Qual deve ser minha atitude e comportamento para com meus inimigos?

Leia Mateus 5:41; Lucas 6:22-38; Romanos 12:14-20; I Pedro 4:12-16.

a. Ame seus inimigos.

b.      Faça o bem às pessoas que lhe odeiam.

c.       Abençoe aqueles que lhe amaldiçoam.

d.      Ore por aqueles que maldosamente usam você.

e.       Não retribua o mal com o mal.

f. Seja misericordioso como seu Pai é misericordioso.

g.      Não julgue e você não será julgado.

h.      Não condene, e você não será condenado.

i.       Faça aos outros o que quer que façam para você.

j.       Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe comida; se ele tiver sede, dê-lhe de beber.

k.      Tanto quanto possível, viva pacificamente com todos os homens.

 

5.       Quando meus inimigos me tratam mal e falam mal de mim, o que devo fazer?

a.       “Alegrem-se naquele dia e exultem, porque grande é a recompensa de vocês no céu...” (Lucas 6:22-23, NAA)

b.      "Mas alegrai-vos por serdes participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também vos alegreis e exulteis na revelação da sua glória. Se sois insultados por causa do nome de Cristo, sois abençoados, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus.” (I Pedro 4:13-14, Almeida Século 21)

c.       “Mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome.” (I Pedro 4:16, ARA)

 

Quando Jesus disse: "Ame seus inimigos", a palavra traduzida como amor vem do Grego ágape. O amor ágape é o amor divino que vem de Jesus Cristo. Não é normal que as pessoas amem seus inimigos. Mas esta é mais uma razão pela qual Jesus nos dá Seu precioso Espírito Santo: "... o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Romanos 5:5, ARC)

 

VOCABULÁRIO

 

Confronto: Uma reunião cara a cara, geralmente para discordar

Denominacional: Ter um nome específico, como Luterano, Católico, Batista, diferenciado aos serviços gerais para todas as religiões.

Repreendido: Reprovado ou censurado de forma cortante.

Malignamente: Qualidade de maligno, malícia, malvadez, maldade, ódio

 

 


 

TESTE LIÇÃO TREZE

 

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       Devemos amar a Deus com todo _______________________________________________

 

2.       As pessoas que viviam sob a lei eram obrigadas a amar seus inimigos? __________________

 

3.       "Maridos, amem suas esposas como ____________________________________________”

 

4.       "Amem uns aos outros; e _____________________________________________________”

 

5.       "_______________________________________ seus inimigos".

 

6.       Quem é meu inimigo? ________________________________________________________

 

7-15. Dê nove declarações para mostrar qual deve ser nossa atitude e comportamento para com nossos inimigos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

16.     Quando meus inimigos me tratam mal, eu deveria ___________________________ e ficar feliz.

 

17.     Não é _______________________________ para as pessoas amarem seus inimigos.

 

18.     A palavra que Jesus usou quando disse: "Ame seus inimigos" vem da palavra Grega ________________, que significa amor divino que vem de Deus.

 

19.     “O amor de Deus é derramado em nosso coração pelo  ______________________________” (Romanos 5:5).

 

20.       O que foi de interesse especial para você nesta lição?