>
 

Crescimento Espiritual 1 - Lição 15

 

LIÇÃO QUINZE

 

O PASTOR E SUAS OVELHAS

 

“Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.” (Isaías 53:6, ARC)

 

“Porque ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas da sua mão.” (Salmo 95:7, ARC)

 

“Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas, agora, tendes voltado ao Pastor e Bispo da vossa alma.” (I Pedro 2:25, ARC)

 

As ovelhas são muito diferentes de outros animais. A maioria dos animais domésticos pode existir na natureza, mas não ovelhas. Existem cavalos selvagens, cabras selvagens, porcos selvagens, gatos selvagens e cães selvagens, mas não há ovelhas selvagens. Uma ovelha não tem senso de direção e nenhuma maneira de se proteger. Uma ovelha precisa de um pastor.

 

O homem é como uma ovelha. Ele foi criado com a necessidade de depender de Deus para sua preservação e direção. Tudo o que Deus criou durante os sete dias criativos foi para a humanidade. Mas o homem foi criado por Deus. É por isso que separado e à parte de Deus, o homem é solitário e facilmente se perde.

 

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:8-9, ARA)

 

“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.” (Provérbios 14:12, ARA)

 

Davi era um pastor desde a juventude e entendia de ovelhas e pastores. Ele sabia que suas ovelhas dependiam dele para todas as suas necessidades e preservação. Ele também sabia que o homem é como uma ovelha (Salmo 95:7). O que é mais importante, ele conhecia o Bom Pastor, e podemos aprender com o que ele escreveu a respeito dele no Salmo 23:

 

"O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome." (Salmo 23:1-3, ARC)

 

Deus supre todas as nossas necessidades: materiais, físicas e espirituais. As "águas tranquilas" hoje representam o Espírito Santo que Ele nos dá.

 

“Sim, ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum; porque tu estás comigo; tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmo 23:4, BKJ Fiel)

 

Varas e cajados são usados ​​para corrigir ovelhas e evitar que se desviem. Eles também são usados ​​como armas para proteger as ovelhas de animais selvagens. Deus nos corrige com a "vara de correção" porque Ele nos ama. Ele também nos deu armas espirituais para vencer Satanás, o principal inimigo de nossa alma! Tudo isso nos dá conforto.

 

“Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda.” (Salmo 23:5, ARC)

 

Sim, nossos inimigos verão como Deus nos abençoa com o óleo da Sua presença (Salmo 45:7; Isaías 61:3) e faz com que nossas taças transbordem!

 

“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias.” (Salmo 23:6, ARC)

 

Algum dia Jesus, o Bom Pastor, voltará por nós, e iremos com Ele para a casa que Ele preparou para nós (João 14:1-3).

 

O Bom Pastor, Deus manifestado na carne, viu as multidões e se compadeceu delas, "... porque estavam exaustas e dispersas, como ovelhas que não têm pastor." (Mateus 9:36, BKJ Fiel) Ele ministrou às necessidades deles, expulsando demônios e curando os enfermos. Mas Ele fez mais do que isso:

 

Ele deu Sua vida pelas ovelhas. "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas ... Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas." (João 10:11, 14-15, ARA)

 

Temos um Bom Pastor que nos amou tanto que morreu por nós na cruz do Calvário. Devemos conhecê-Lo melhor, para que possamos sempre reconhecer Sua voz e segui-Lo!

 

VOCABULÁRIO

 

Preservação: Condição de estar protegido de danos ou perigo

Restaurar: Renovar, revigorar

 

 


 

TESTE LIÇÃO QUINZE

 

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       "Todos nós  ____________________ desgarrados..." (Isaías 53:6)

 

2.       "Porque éreis como ________________________________________; mas, agora, tendes voltado ao Pastor e Bispo da vossa alma." (I Pedro 2:25)

 

3.       A maioria dos animais domésticos pode sobreviver na natureza, exceto a ________________.

 

4.       Uma ovelha necessita de um ___________________________________________________.

 

5.       O homem é como uma _________________. Ele foi criado com a necessidade de depender de Deus para sua ___________________________ e ________________________________.

 

6.       Separado do pastor, o homem se ________________________________________________.

 

7.       Quem escreveu o Salmo 23? __________________________________________________

 

8.       Por que Davi estaria qualificado para escrever o Salmo 23? _________________________

 

9.       Deus supre todas as nossas necessidades:  _____________________, ___________________ e ___________________________.

 

10.     As "águas tranquilas" hoje representam ______________________________ que Deus nos dá.

 

11.     Varas e cajados são usados ​​____________________________________________________.

 

12.     Deus nos corrige porque ______________________________________________________.

 

13.     Deus prepara uma mesa diante de nós na presença de _______________________________.

 

14.     Deus nos unge com __________________________________________________________.

 

15.     __________________ e  ________________  nos seguirá todos os dias de nossa vida.

 

16.     Habitaremos na _____________________________________________________________,

 

17.     Jesus viu as multidões como "ovelhas sem _______________________________________.“

 

18.     Jesus disse: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor __________________________________.” (João 10:11).

 

19.     Jesus também disse: "Eu conheço as minhas ovelhas e ______________________________" (João 10:14).

 

20.     O que foi de interesse especial para você nesta lição?