>
 

Crescimento Espiritual 1 - Lição 17

 

LIÇÃO DEZESSETE

 

SERVIDÃO

 

Definição de servidão: O cargo ou profissão de um servo.

 

Em nossas últimas três lições, aprendemos que temos vários relacionamentos com Jesus Cristo. Alguns parecem ter muita glória e honra atribuídas a eles: filhos de Deus, filhas do Rei, filhos do reino e assim por diante. Alguns desses relacionamentos não parecem tão gloriosos, mas há uma grande bênção ligada a eles. Isso é verdade em nosso relacionamento com Jesus Cristo como Seu servo.

 

O SENHORIO DE JESUS ​​CRISTO

 

Um senhor é aquele que tem poder e autoridade sobre outros. Aqueles sujeitos a ele são servos. Existe apenas um Senhor supremo e esse é o Senhor Jesus Cristo. (Ver Deuteronômio 6:4; Lucas 2:11; João 13:13; Atos 2:36; Efésios 4:5) Se formos verdadeiros discípulos, nos submeteremos ao Seu senhorio.

 

O ESPÍRITO DE UM SERVO

 

“O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor.” (Mateus 10:24, ARA) “Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa." (João 15:20, ARA) “Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou.” (João 13:13, ARA) "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer." (João 15:15, ARA)

 

Jesus está nos dizendo em João 15:15 que não temos mais um relacionamento de servo com Ele? De modo nenhum. Ele disse: "Já não Vos chamo de servo..., mas... amigos." Nosso relacionamento com Jesus Cristo é muito maior do que o de um servo de seu senhor; não obstante, devemos ter o espírito de um servo.

 

"E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te e assenta-te à mesa? E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me, até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu? Porventura, dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não. Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.” (Lucas 17:7-10, ARC)

 

Aprendemos com essas palavras que, depois de obedecer a cada mandamento de nosso Senhor, ainda devemos nos considerar como um servo inútil. Jesus disse: "Eu os chamo de meus amigos", mas também disse que quando fizermos a Sua vontade, devemos dizer: "Sou um servo inútil". Somos Seus amigos, mas devemos ter o espírito de um servo.

 

O próprio Jesus Cristo assumiu essa mesma atitude quando veio ao mundo. "Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome..." (Filipenses 2:5-9, NAA)

 

Uma das maneiras pelas quais Ele manifestou a atitude de servo para com Seus discípulos foi lavando seus pés. Quando Ele terminou, Ele lhes disse: “Assim, após ter lavado os seus pés, tomou as suas vestes, e se assentando outra vez, ele disse-lhes: Entendeis o que eu vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou. Se, então, seu Senhor e Mestre vos lavou os pés, vós deveis também lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei um exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade eu vos digo: O servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou." (João 13:12-16, BKJ Fiel)

 

UM MINISTRO É UM SERVO

 

A mãe de Tiago e João veio com seus dois filhos, desejando um lugar especial para eles no reino de Jesus. A ideia dela, e talvez a deles também, era que o ministério para o qual seus filhos foram chamados era uma posição elevada e exaltada - e é! - e então eles se sentariam como reis ou vice-reis, compartilhando um trono com Jesus.

 

A resposta de Jesus a tudo isso foi: "Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." (Mateus 20:25-28, ARA)

 

A ATITUDE DE SERVO DE ACORDO COM O APÓSTOLO PAULO

 

Paulo, com toda a sua educação e a grande obra que havia realizado para Deus, ainda se considerava um servo de Jesus Cristo. Muitas de suas cartas começavam com "Paulo, um servo de Jesus Cristo".

 

Paulo estava preocupado porque havia divisão na igreja de Corinto acerca de Paulo ser maior do que Apolo ou Apolo maior do que Paulo. (Ambos os homens haviam batizado convertidos em Corinto.) Paulo sentia que os Coríntios o estavam exaltando demais a ele e a Apolo. Ele escreveu: "Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens? Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.” (I Coríntios 3:4-7, ARA)

 

OS DEVERES DE UM SERVO

 

O servo não pode escolher quais deveres deseja realizar. Ele deve fazer tudo o que seu senhor requer. "E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?" (Lucas 6:46, ARC) “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 7:21, ARA)

 

Quando uma pessoa realmente se coloca na posição de servo de Jesus Cristo, ela pergunta como o apóstolo Paulo: "Senhor, que queres que faça?" (Atos 9:6, ARC)

 

Lucas 9:57-62 apresenta o relato de três pessoas que chamaram Jesus de Senhor, mas ou não estavam dispostas a obedecê-Lo ou queriam ditar seus próprios termos a Ele. Isso o servo não tem o direito de fazer.

 

AS RESPONSABILIDADES DO SENHOR PARA SEU SERVO

 

O Senhor supre as ferramentas para seu servo. É o campo do Senhor, a vinha do Senhor. Nosso próprio equipamento não é suficiente. Devemos buscar ao Senhor para que Ele nos supra com o que precisamos para fazer o trabalho (Atos 4:29-31).

 

O Senhor contrata e envia os trabalhadores (Mateus 9:37-38).

 

O Senhor recompensa os servos de acordo com sua fidelidade ou infidelidade (Mateus 25:14-30).

 

Se mantivermos uma atitude de servo e formos submissos ao nosso Senhor, algum dia seremos devidamente recompensados. "Estejam preparados, com o corpo cingido e as lamparinas acesas. Façam como os homens que esperam pelo seu senhor, ao voltar ele das festas de casamento; para que logo abram a porta, quando vier e bater. Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, encontrar vigilantes. Em verdade lhes digo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá.” (Lucas 12:35-37, NAA) Se tomarmos sobre nós mesmos o espírito ou atitude de servo, chegará o dia em que o próprio Jesus ministrará para nós.

 

VOCABULÁRIO

 

Submeter: Sujeitar ou ceder à autoridade; deixar outro liderar ou governar


 

LIÇÃO DEZESSETE TESTE

 

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       Defina servidão.

 

2.       O que é um senhor?

 

3.       Quem é o único Senhor supremo?

 

4.       Se formos verdadeiros discípulos, nos submeteremos à Sua ___________________________

 

5.       Jesus disse: "Não vos chamo servos, mas _________________________________________

 

6.       Jesus também nos disse que depois de fazermos tudo o que nos foi pedido, devemos chamar nós mesmo de _______________________________________________________________

 

7.       Devemos ter o espírito e atitude de  um ___________________________________________

 

8.       Jesus fez Si mesmo de nenhum _________________________________________________

 

9.       Jesus assumiu a forma de um  __________________________________________________

 

10.     Dê um exemplo de como Jesus manifestou a atitude de servo para com os discípulos.

 

11.     Qual era o desejo da mãe de Tiago e João?

 

12.     Jesus respondeu: “Quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse __________________  __________________________________________________” (Mateus 20:26).

 

13.     Paulo se considerava como um ________________________________________________

 

14.     O servo não pode escolher o que deseja realizar.

 

15.     Quando uma pessoa se coloca na posição de servo, ela perguntará

 

16-18. Cite três responsabilidades de um senhor para com seu servo.

 

19.     Se tomarmos sobre nós mesmos o espírito e atitude de um servo, chegará o dia em que _____ ___________________________________________________________________________

 

20.     O que foi de interesse especial para você nesta lição?