>
 

Crescimento Espiritual 1 - Lição 18

 

LIÇÃO DEZOITO

 

A DIFERENÇA ENTRE UM

SERVO E UM FILHO

 

“Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.” (Lucas 17:10, ARA)

 

Jamais esquecerei o dia em que Jesus me ensinou essa lição. Minha esposa e eu estávamos viajando em um trem do oeste da Malásia para Cingapura. Quando nos aproximamos da estação, pegamos nossa bagagem e nos movemos o mais perto que podíamos da porta de saída. Queríamos chegar à Imigração antes que uma longa fila se formasse. Quando o trem parou, saltei primeiro e corri em direção à Imigração para obter uma posição vantajosa na fila. Minha esposa me alcançou em poucos minutos e logo estávamos a caminho da alfândega.

 

Foi então que uma sensação estranha me atingiu, um vazio. Eu pensei por um momento e então me lembrei do que era. Ninguém nos encontraria na estação de trem.

 

Durante vários anos, meu filho John teve o hábito de nos receber na estação para nos auxiliar. Nunca pedimos a ele para fazer isso, mas ele sabia que estávamos sempre cansados ​​depois de ter viajado por até treze horas no trem. Ele esperaria na fila do táxi para que, depois de passarmos pela Imigração e Alfândega, um táxi estivesse esperando para nos levar para nossa casa em Cingapura. Caso contrário, possivelmente teríamos que esperar muito tempo por um táxi.

 

Depois que John se casou, ele continuou esse ato gentil. Enquanto John esperava na fila do táxi, Cora, sua esposa, chegava à sala de espera para nos receber. Porém, nesta ocasião, John e Cora já haviam se mudado para a América. Ninguém vai nos encontrar hoje, pensei. Ou eles vão? Eu ainda me questionei, lembrando de um jovem casal que morava conosco na época.

 

O jovem foi contratado como meu assistente. Eles ficaram em nossa casa e comeram conosco. Nós os considerávamos um filho e uma filha e, de fato, era seu costume nos chamar de "mamãe" e "papai". Talvez eles estejam esperando por nós desta vez, foi meu pensamento final. E então a decepção - e mais vazio. Ninguém estava lá para nos encontrar e ajudar!

 

De repente, ouvi uma voz que reconheci. Era o Senhor falando comigo: "Essa é a diferença entre um servo e um filho." Depois desse incidente, o Senhor continuou a falar comigo.

 

Elifaz, o Temanita, perguntou: "Pode o homem ser de algum proveito para Deus?" (Jó 22:2, NAA) Eu teria respondido rapidamente: "De maneira nenhuma, Oséias" nos dias anteriores, mas agora comecei a perceber que isso depende do relacionamento do homem com Deus.

 

Estudamos na última lição que devemos ter a atitude e o caráter de um servo. Depois de fazermos tudo o que é exigido de nós, devemos dizer: "Somos servos inúteis" (Lucas 17:10). É verdade que devemos ter a atitude humilde de um servo, mas ao mesmo tempo: "Amado, agora, somos filhos de Deus..." (I João 3:2, ARA)

 

Um servo fará o que lhe é exigido e o que lhe foi designado, nada mais, nada menos. Ele não tem a mesma posição ou parentesco que os filhos de seu mestre. Ele come sozinho, não desfrutando da comunhão e da amizade com seu mestre. Ele honra seu mestre, mas raramente um servo ame realmente seu mestre e o sirva por causa de seu amor. Ele o serve por causa do pagamento que recebe.

 

Por outro lado, um bom filho leva em consideração as necessidades de seus pais. Um filho geralmente fará mais do que lhe é pedido. Um bom filho amará seus pais, receberá seu amor em troca e procurará agradá-los.

 

Jesus deseja que desfrutemos esse tipo de relacionamento com ele. Jesus quer que façamos tudo o que fazemos orando, jejuando, lendo a Bíblia, frequentando a igreja, testemunhando para pessoas que não conhecem Jesus, e assim por diante - porque O amamos, não por causa da recompensa que algum dia receberemos.

 

Muitos cristãos são verdadeiramente servos do Senhor, mas não vivem como filhos e filhas. Eles servem a Jesus e se esforçam para seguir Sua Palavra, mas não têm um relacionamento íntimo com Ele. Em Lucas 15:11-32, Jesus nos contou uma história que ilustra esse ponto.

 

Certo jovem exigiu sua herança de seu pai e depois deixou sua família. Ele viajou para um país distante e lá desperdiçou sua herança com uma vida devassa. Ele chegou a um ponto em que não tinha dinheiro suficiente para comprar comida e conseguiu emprego alimentando porcos, uma tarefa que era muito repulsiva para ele, sendo Judeu.

 

Em sua fome, ele estava prestes a encher o estômago com as cascas que o porco comia quando finalmente "E ele caindo em si, disse: Quantos servidores de meu pai têm pão suficiente e de sobra, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei para o meu pai, e lhe direi: Pai, eu pequei contra o céu e perante ti; e não sou mais digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus servidores.” (Lucas 15:17-19, BKJ Fiel)

 

O filho achava que o pai nunca mais iria querer ficar perto dele novamente por causa de seus modos rebeldes do passado. Isso mostra o quão pouco ele sabia sobre o caráter de seu pai. Desde o dia em que ele deixou seu lar, seu pai chorou por ele. Seu pai havia passado grande parte do tempo olhando para a estrada longa e empoeirada, esperando ver o retorno de seu filho.

 

Finalmente aconteceu. “E ele, levantando-se, foi para seu pai. Mas, ele estando ainda longe do caminho, seu pai o viu, e teve compaixão, e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço, e o beijou.” (Lucas 15:20, BKJ Fiel)

 

O propósito desta parábola é nos ensinar acerca do amor, a compaixão e o perdão de Deus que Ele oferece à pessoa que se arrepende. Deveria ter sido evidente para o filho que seu pai o perdoou e ele agora poderia desfrutar de plena filiação com ele novamente. Mas ele não sabia como receber o amor de seu pai. Ele havia memorizado um pequeno discurso, então foi em frente e o fez: "E o filho lhe disse: Pai, eu pequei contra o céu e à tua vista, e não sou mais digno de ser chamado teu filho." (Lucas 15:21, BKJ Fiel)

 

Qual foi a reação do pai a essas palavras? Ele os ignorou!

 

“Mas o pai disse aos seus servos: Trazei a melhor veste, e vesti-o, e ponde-lhe um anel em sua mão, e calçados em seus pés; e trazei aqui um novilho cevado, e matai-o; e comamos e alegremo-nos; porque este meu filho estava morto, e vive novamente; tinha-se perdido, e foi achado. E eles começaram a alegrar-se.” (Lucas 15:22-24, BKJ Fiel)

 

Esta bela parábola nos transmite o amor e perdão de Deus e Seu desejo de ter um relacionamento de amor conosco (Efésios 1:4). Todos nós pecamos e ninguém é digno de ser chamado filho de Deus. Deus não fica satisfeito, entretanto, quando O servimos apenas como um servo. Ele quer que tenhamos uma atitude humilde de servo, mas ao mesmo tempo um relacionamento de amor com Ele como um filho.

 

VOCABULÁRIO

 

Vantajoso: Favorável, melhor

Atitude: Sentimentos, humor, estado de espírito ou maneira de se portar

Caráter: Força moral, estrutura ética

Incidente: Evento, algo que acontece

Rebelde: Oposição ou resistência à autoridade

 

 


 

TESTE LIÇÃO DEZOITO

 

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       Elifaz, o Temanita, fez a pergunta: "Pode o homem ser de algum ______________________ Deus?" (Jó 22:2).

 

2.       A resposta à pergunta de Elifaz é: "Depende de sua _______________________ com Deus."

 

3.     Depois de um servo ter feito tudo o que é exigido dele, ele deve dizer, “__________________“ (Lucas 17:10).

 

4.       Somos mais do que servos; nós somos ____________________________________________

 

5.       Um servo normalmente só faz o que ______________________________, nada mais, nada menos.

 

6.       O servo não ocupa ________________________________________ de um especial com seu mestre.

 

7.       O servo come sozinho, _________________________________ com seu mestre.

 

8.    Raramente um servo, não gozando ______________ seu mestre e o serve por causa de _________________.

 

9.       O servo serve ao mestre porque ele recebe  _______________________________________

 

10.    Um bom _____________________________________ considera as necessidades de seus pais.

 

11.     Um bom filho geralmente fará __________________________________ do que o que lhe é pedido.

 

12.     Um bom filho ________________ seus pais e receberá ______________________ deles em troca.

 

13.     Jesus quer que façamos tudo o que fazemos (orar, jejuar, testemunhar, frequentar a igreja e assim por diante) porque ______________________________________________________

 

14.     Na parábola do filho pródigo, quando o filho "voltou a si? ____________________________

 

15.     O que o filho pródigo decidiu fazer? _____________________________________________

 

16.     Qual era o plano do pródigo de pedir a seu pai? ____________________________________

 

17.     Como a parábola mostra que o filho pródigo não entendia realmente o verdadeiro caráter e amor de seu pai? _____________________________________________________________

 

18.     Qual foi a reação do pai quando o filho fez o pedido para se tornar seu servo? ___________ ___________________________________________________________________________

 

19.     Ninguém é  _____________________________________ ser filho de Deus, mas Deus não fica satisfeito quando O servimos apenas como servos.

 

20.       O que foi de especial interesse para você nesta lição?  ______________________________