>
 

Crescimento Espiritual 1 - Lição 19

 

LIÇÃO DEZENOVE

 

A FEITURA DE UM HOMEM DE DEUS

 

Parte I

 

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações...” (Mateus 28:19, ARA)

 

“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:10, ARA)

 

“Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro..., mas... cresçamos em tudo naquele que é a cabeça Cristo...” (Efésios 4:13-15, ARA)

 

O que significa ser "perfeito"? Se alguém não tem pecado, ele é perfeito? Jesus nasceu sem pecado? Ele nasceu perfeito?

 

A Bíblia nos ensina que devemos nos esforçar para ser perfeitos e completos. “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:48, ARC) Até que todos cheguemos... a homem perfeito...” (Efésios 4:13, BKJ Fiel)

 

“... para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo...” (Colossenses 1:28, ARC)

           

“Trabalhando ardentemente por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e completos em toda a vontade de Deus.” (Colossenses 4:12, BKJ Fiel) “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (II Timóteo 3:16-17, ARA)

 

A palavra traduzida como "perfeito" vem do Grego teleios, que significa "completo em várias aplicações de trabalho, crescimento, caráter mental e moral, plenitude, maior de idade, maduro, perfeito".

 

JESUS ​​NASCEU SEM PECADO, MAS NÃO MADURO

 

Como Deus, Jesus era sem pecado e perfeito, mas Sua humanidade tinha que crescer a maturidade e se tornar perfeita, ou completa, por meio de experiência. “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” (Lucas 2:52, ARC) “Porque conveio a ele, para quem são todas as coisas, e por quem são todas as coisas, em trazer muitos filhos à glória, fazer o capitão da salvação deles perfeito através de sofrimentos.” (Hebreus 2:10, BKJ Fiel) “Embora fosse um Filho, aprendeu a obediência por meio das coisas que sofreu; e tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem..." (Hebreus 5:8-9, BKJ Fiel) "Porque naquilo que ele mesmo sofreu sendo tentado, ele pode socorrer aos que são tentados." (Hebreus 2:18, BKJ Fiel) “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa ser tocado com o sentimento de nossas fraquezas, porém um que em todos os pontos foi tentado, assim como nós, porém sem pecado.” (Hebreus 4:15, BKJ Fiel)

 

Nos versículos anteriores das Escrituras, podemos ver o seguinte:

 

1.       O homem Jesus Cristo não nasceu como um adulto perfeito e maduro. Embora sem pecado, Ele não era completo e perfeito em todas as áreas de Sua experiência humana. Na verdade, Ele não se tornou o autor de nossa salvação até que aprendeu obediência e submissão. (A palavra obediência vem do Grego hupakoe e significa "conformidade ou submissão".)

 

2.       Ele se tornou o autor da salvação eterna depois de ser aperfeiçoado.

 

3.       Ele é capaz de ajudar aqueles que são tentados porque Ele foi tentado em todos os pontos, assim como nós.

 

4.       Ele tem a capacidade de sentir compaixão por nós enquanto combatemos nossas fraquezas por causa de Suas próprias tentações pessoais que enfrentou.

 

COMO NÓS NOS TORNAMOS CRISTÃO PERFEITO OU MADURO?

 

Deus tem dado o ministério quíntuplo (pastores, evangelistas, profetas, apóstolos, professores/mestres) para "... o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos... a homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo...” (Efésios 4:11-13, BKJ Fiel) Esta passagem da Escritura mostra a importância de nossos líderes espirituais e da Palavra de Deus em nos trazer à maturidade espiritual.

 

Nossa comunhão com os santos de Deus e nosso ministério uns com os outros também são importantes. "Como é então, irmãos? Quando vos reunis, cada um de vós tem um salmo, tem uma doutrina, tem uma língua, tem uma revelação, tem uma interpretação. Que todas as coisas sejam feitas para a edificação." (I Coríntios 14:26, BKJ Fiel)

 

No entanto, as bênçãos espirituais que recebemos de Deus e a bela comunhão que temos uns com os outros não são suficientes para nos amadurecer. Em muitas áreas de nossa vida, nunca poderíamos desenvolver plenamente o caráter semelhante ao de Cristo sem essas coisas bonitas chamadas provações, tentações e perseguições, ou em outras palavras, as experiências da vida. Elas também fazem parte do plano de Deus. Quando passamos por uma luta particular, devemos perceber que é o plano de Deus que suportemos isso no presente.

 

“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” (Filipenses 2:13, ARC) Somos obra das mãos de Deus, Sua criação. Deus está operando em nossas vidas, nos aperfeiçoando e completando, de modo que devemos aceitar o que vem em nosso caminho como parte de Seu propósito divino (Romanos 8:28-29; II Coríntios 3:18).

 

Qual, então, deve ser a nossa atitude em relação a essas coisas que consideramos fatores negativos, como perseguição, tribulações, tentações? “Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.” (Romanos 5:3-4, NVI) “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” (II Coríntios 12:10, ARA)

 

“Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” (Tiago 1:2-4, ARC)

 

VOCABULÁRIO

 

Combate: Para lutar ou lutar contra

Angústias: Coisas que causam tristeza, preocupação, sofrimento

Exulta: Para se alegrar muito, para saltar de alegria, para a glória

Fortitude: A força para suportar o infortúnio e a dor com calma e paciência

Trabalho Manual: Alguém fez ou feito por alguém.

Integridade: A condição de ser completo, total, íntegro, forte, estritamente honesto

Perseguições: Sofrimentos pela sua fé

Firme: Sem virar para a direita nem para a esquerda

 

 

 


 

TESTE LIÇÃO DEZENOVE

 

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       Nós somos _______________________________________________________________ de Deus.

 

2.       Se alguém não tem pecado, ele é perfeito? ________________________________________

 

3-5.   Jesus era perfeito? Explique sua resposta. _________________________________________ ___________________________________________________________________________


6-7.   A Bíblia nos ensina que devemos ser _________________________________________ _____________________________________ para ser perfeitos.

 

8-9.   Dê a definição da palavra perfeito como encontrada no Novo Testamento. ________________ ___________________________________________________________________________


10-11. Dê um versículo das Escrituras mostrando que em Sua humanidade Jesus foi aperfeiçoado. ___________________________________________________________________________

 

12-13. Jesus aprendeu  ____________________________________________ pelas coisas que sofreu.

 

14-15. Deus deu à Igreja o ministério ________________________________ para ajudar levá-la à maturidade espiritual.

 

16.     Nossa ________________________________________________ e nosso ministério uns aos outros também são importantes.

 

17.     No entanto, para desenvolvermos plenamente o caráter semelhante ao de Cristo, devemos também passar por ___________________________________________________________

 

18.     Devemos aceitar o que vem em nosso caminho como _______________________________ ____________________________________________________________________________


19.     Qual deve ser nossa atitude em relação às coisas que consideramos um fator negativo? ___________________________________________________________________________

 

20.     O que foi de interesse especial para você nesta lição? _______________________________ ____________________________________________________________________________

          ___________________________________________________________________________

         ___________________________________________________________________________