>
 

Crescimento Espiritual 1 - Lição 20

LIÇÃO VINTE

 

A FEITURA DE UM HOMEM DE DEUS

Parte II

 

“Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal." (Jó 1:1, ARA)

 

A versão King James Fiel afirma que Jó era "perfeito e íntegro". No que diz respeito a guardar os mandamentos de Deus e temer a Deus, Jó não tinha culpa. Além disso, ele tinha uma grande família e muita riqueza: "Jó tinha uma família grande, com sete filhos e três filhas. Além disso, era muito rico, pois tinha sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de boi, quinhentos jumentos e um grande número de empregados. Ele era o homem mais rico e poderoso de todo o Oriente.” (Jó 1:2-3, NBV)

 

Jó era um bom homem, mas não estava totalmente ciente do grande abismo que existia entre sua justiça e a justiça de Deus. Ele precisava aprender o quão grande era seu Deus, e isso o levaria a um lugar de verdadeira humildade.

 

PROVAÇÕES DE JÓ

 

1.       Ele perdeu sua riqueza (Jó 1:14-17).

2.       Ele perdeu seus filhos (Jó 1:18-19).

3.       Ele perdeu a saúde (Jó 2:7-8).

4.       Sua esposa disse-lhe para amaldiçoar a Deus e morrer (Jó 2:8-9).

5.       Ele perdeu a consciência da presença de Deus. "Eis que vou adiante, mas ele não está lá; e para trás, mas não consigo percebê-lo. Na mão esquerda, onde ele trabalha, não consigo contemplá-lo; ele se esconde à mão direita para que eu não possa vê-lo." (Jó 23:8-9, BKJ Fiel). No entanto, Jó reconheceu que estava passando por uma provação permitida por Deus e estava determinado a ser fiel a Deus, independentemente do que acontecesse em seu caminho. Ele disse: “Mas ele conhece o caminho que eu tomo; quando ele tiver me provado, apresentar-me-ei como o ouro.” (Jó 23:10, BKJ Fiel).

6.       Seus amigos fizeram longos discursos, tentando convencer Jó de que ele devia ter pecado em sua vida ou não estaria sofrendo tanto. Não obstante, ele testificou: " Meus pés têm seguido seus passos; tenho guardado o seu caminho, e não o rejeitei. Nem voltei atrás do mandamento de seus lábios; eu estimei as palavras de sua boca mais do que a minha comida necessária." (Jó 23:11-12, BKJ Fiel).

 

A Bíblia não registra nenhum pecado real cometido por Jó. No entanto, ele precisava de uma revelação da grandeza de Deus que o humilhasse e suavizasse.

 

RESULTADOS DAS PROVAÇÕES DE JÓ

 

Em sua prova, Jó declarou: "Deus fez meu coração desfalecer" (Jó 23:16, NVT). Em Jó 38-40, Deus revelou Sua grandeza a Jó. Jó escutou quando Deus descreveu a grandeza de Seu poder e majestade e disse: "Eis que eu sou vil; o que eu te responderei? Colocarei a minha mão sobre minha boca. Uma vez eu falei, mas não responderei, sim, duas vezes; mas não prosseguirei." (Jó 40:4-5, BKJ Fiel) “Eu tinha ouvido de ti com os ouvidos; mas agora meus olhos te veem. Portanto, abomino-me e arrependo-me em pó e cinzas.” (Jó 42:5-6, BKJ Fiel)

 

Depois que Jó falou essas palavras, Deus disse a ele para orar por seus amigos, porque eles não haviam falado o que era certo. “O Senhor restaurou a sorte de Jó, quando este orou pelos seus amigos, e o Senhor lhe deu o dobro de tudo o que tinha tido antes.” (Jó 42:10, NAA) Deus não apenas deu a Jó mais dez filhos, mas também lhe deu o dobro de ovelhas, camelos, bois e jumentos do que antes. As provações de Jó trouxeram bênçãos para ele espiritual e materialmente. A revelação de Jó acerca da grandeza e santidade de Deus ajudou a humilhá-lo e aproximá-lo de Deus.

 

Nem todas as coisas são boas em si mesmas, mas “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28, NAA)

 

VOCABULÁRIO

 

Golfo: Uma larga separação que não pode ser cruzada ou ultrapassada.

Vil: Maligno, perverso, repulsivo, nojento

 

 


 

TESTE LIÇÃO VINTE

 

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1-3.   Descreva o caráter de Jó. _______________________________________________________ ____________________________________________________________________________

         ___________________________________________________________________________

 

4-5.   Descreva a riqueza de Jó. ______________________________________________________ ___________________________________________________________________________

         _________________________________________________________________________


 

6-8.   Quem eram os três amigos de Jó? ________________________________________________ ___________________________________________________________________________

 

9.       Quantos filhos Jó teve? ________________________________________________________

 

10-12. Descreva as provações de Jó. __________________________________________________ ____________________________________________________________________________

      _____________________________________________________________________________

      _____________________________________________________________________________

      _____________________________________________________________________________

 

13-15. Descreva os resultados das provações de Jó. ______________________________________ ____________________________________________________________________________

         ___________________________________________________________________________

         ___________________________________________________________________________


 

16-17. Jó recuperou sua riqueza? _____________________________________________________

 

18-19. O que ajudou a humilhar Jó e aproximá-lo de Deus? ________________________________

          ___________________________________________________________________________

 

20.     O que foi de interesse especial para você nesta lição? ________________________________ ___________________________________________________________________________

         ___________________________________________________________________________

        ____________________________________________________________________________