>
 

Crescimento Espiritual 2 - Lição 21

 

LIÇÃO VINTE E UM

 

GUERRA ESPIRITUAL

Parte I

 

“Porque, embora andando na carne, não guerreamos segundo a carne; (porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para a destruição das fortalezas)...” (II Coríntios 10:3-4, BKJ Fiel)

 

“Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésios 6:12, ARC).

 

Sempre que as pessoas se tornam crentes verdadeiros nos ensinamentos da Bíblia, cristãos cheios do Espírito, eles enfrentam alguns novos inimigos, Satanás e os componentes de seu reino. Erramos se prometermos aos pecadores que, quando eles vierem a Jesus, todos os seus problemas acabarão. Eles são batizados em nome de Jesus, eles recebem o Espírito Santo, e se sentem tão felizes! Na manhã seguinte, porém, eles acordam com uma voz tentando fazer com que duvidem de sua experiência com Deus, dizendo: "Você realmente não recebeu o Espírito Santo. Você apenas deixou sua língua confusa". Eles estão envolvidos em uma guerra espiritual antes mesmo de serem avisados de que tal coisa existe.

 

O apóstolo Paulo disse a Timóteo que ele deveria “Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.” (II Timóteo 2:3, ARC) Ele ainda o encorajou o "Combate o bom combate da fé." (I Timóteo 6:12) Sim, estamos em uma batalha. Para ter sucesso, precisamos de conhecimento adequado concernente nosso inimigo, para que possamos identificá-lo e saber como derrotá-lo.

 

Deus criou os anjos antes de criar a humanidade. O homem foi criado "espírito, alma e corpo" (I Tessalonicenses 5:23). Os anjos são espírito e alma, mas não têm corpo de carne e osso. Deus criou milhares de anjos (Hebreus 12:22). Parece que Ele nomeou três anjos chefes (arcanjos) sobre os outros anjos: Gabriel (Lucas 1:19), Miguel (Judas 9) e Lúcifer (Isaías 14:12).

 

Embora que Lúcifer fosse um lindo anjo de alta posição, ele não estava satisfeito. Ele queria um status igual ao do próprio Deus. Ezequiel descreveu a beleza de Lúcifer: "Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante; berilo, ônix e jaspe; safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado."(Ezequiel 28:13, NVI)

           

Isso não significa que Lúcifer estava literalmente vestido com joias. Ezequiel teve que usar palavras terrenas para descrever um ser espiritual. Para entender como Lúcifer era lindo, teríamos que examinar a beleza de todas as pedras preciosas mencionadas. Devemos também notar que Ezequiel estava descrevendo alguém que foi criado, não nascido. (Algumas pessoas erroneamente atribuem esse versículo apenas a um homem que viveu na época de Ezequiel.) Notamos também que esse ser havia estado no Éden, o jardim de Deus.

 

Depois de descrever Lúcifer, Ezequiel continuou a nos informar por que ele caiu em pecado:

 

"Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti... Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem." (Ezequiel 28:14-15,17, ARA)

 

Isaías nos deu mais da história de sua queda:

 

“Como caíste do céu, Ó Lúcifer, filho da manhã! Tu, que foste derrubado ao chão, que enfraquece as ­nações! Porque tu tens dito em teu coração: Eu ascenderei em direção ao céu. Eu exaltarei meu trono acima das estrelas de Deus. Eu também sentarei sobre o monte da congregação, nos lados do norte. Eu ascenderei acima das alturas das nuvens. Eu serei semelhante ao Altíssimo. Contudo, tu serás derrubado ao inferno, para os lados do abismo." (Isaías 14:12-15, BKJ Fiel)

 

Satanás repetiu cinco vezes a frase "Eu quero", o que mostra que ele não estava comprometido em fazer a vontade de Deus.

 

A queda de Satanás ocorreu antes da criação da humanidade. Quando lemos a respeito dele no livro de Gênesis, ele já era um anjo caído. Quando Satanás se rebelou contra Deus, um terço dos anjos o seguiram em sua rebelião. Eles também se tornaram anjos caídos, espíritos demoníacos que estão no reino satânico.

 

Satanás e os anjos caídos sob sua autoridade não se limitam a correr em disparada por toda a terra. Seu reino é altamente organizado. Efésios 6:12 se refere aos espíritos malignos como principados, potestades, governantes das trevas e hostes espirituais da maldade. Jesus reconheceu que Satanás havia estabelecido um sistema de governo ou reino. Ele disse: "E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?" (Mateus 12:26, ARC) Jesus se referiu três vezes a Satanás como o príncipe ou governante deste mundo (João 12:31; 14:30; 16:11). Paulo o chamou de deus deste mundo em 2 Coríntios 4:4.

 

Satanás fez tudo que pôde para impedir que o reino de Deus se tornasse realidade, mas falhou. Desde a época em que o reino espiritual de Deus foi estabelecido no dia de Pentecostes, seu principal objetivo tem sido impedir o progresso da Igreja de Jesus Cristo. Como veremos em lições futuras, no entanto, ele é um inimigo derrotado, por causa da morte de Jesus Cristo no Calvário:

 

"Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, também Jesus, igualmente, participou dessas coisas, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos os que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida." (Hebreus 2:14-15, NAA)

 

"E, despojando os principados e potestades, os expôs abertamente, triunfando sobre eles em si mesmo." (Colossenses 2:15, BKJ Fiel)

 

Gabriel é conhecido como o anjo mensageiro. Foi ele quem visitou Zacarias (Lucas 1:11-20) e Maria (Lucas 1:26-38) com boas novas. Ele também visitou Daniel duas vezes com mensagens de revelação (Daniel 8:16; 9:20-23).

 

Miguel é conhecido como o anjo guerreiro. Ele lutou com Satanás pelo corpo de Moisés (Judas 9). Ele derrotou o príncipe demoníaco da Pérsia (Daniel 10:12-13). Em Apocalipse 12:7-11, lemos sobre Miguel e seus anjos lutando e derrotando Satanás e seus anjos.

 

VOCABULÁRIO

 

Contendido: Discutido, competido, lutado

Confusão: Aqui e ali, sem direção certa

Status: Classificação

Guerra: A ação de travar uma guerra ou guerrear

 

 


 

 

TESTE LIÇÃO VINTE E UM

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       “Porque, embora andando na carne, não ____________________________ segundo a carne.” (II Coríntios 10:3)

 

2.       "Porque as armas da nossa __________________________________ não são carnais, e sim ____________________________________  em Deus para destruir fortalezas, anulando nós sofismas. (II Coríntios 10:4)

 

3.       Os inimigos que uma pessoa enfrenta quando se torna cristã são _______________________

 

4.       Devemos nos tornar “um bem ______________________________de Jesus Cristo”.

 

5.       Devemos "___________________________ o bom ______________________________ da fé".

 

6.       Cite os três principais anjos que são identificados por nome nas Escrituras. ______________ ____________________________________________________________________________

 

7.       Embora ele fosse muito bonito, por que Lúcifer não ficou satisfeito? ____________________ ____________________________________________________________________________

 

8.       Que passagens das Escrituras nos informam que Lúcifer era o "querubim ungido" e que seu coração se exaltou por causa de sua beleza? ________________________________________

 

9.       Que profeta nos conta a história da queda de Lúcifer? _______________________________

 

10.     Que frase Satanás repetiu cinco vezes? ___________________________________________

 

11.     Satanás estabeleceu um sistema de ____________________________ ou ________________

 

12.     O reino de Satanás é altamente __________________________________________________

 

13.     Efésios 6:12 refere-se aos espíritos malignos como __________________________________

 

14.     Três vezes Jesus chamou Satanás de _____________________________________________

 

15.     Paulo chamou Satanás de o ____________________________________________________

 

16.     Satanás queria impedir que ___________________________________ o se tornasse realidade.

 

17.     Satanás é um inimigo _____________________ por causa da morte de Jesus Cristo no Calvário.

 

18.     Gabriel é conhecido como o anjo ________________________________________________

 

19.     Miguel é conhecido como o anjo ________________________________________________

 

20.     O que foi de interesse especial para você nesta lição? ________________________________ ___________________________________________________________________________

          ___________________________________________________________________________

          ___________________________________________________________________________