>
 

Crescimento Espiritual 2 - Lição 22

 

LIÇÃO VINTE E DOIS

 

GUERRA ESPIRITUAL

Parte II

 

O PROPÓSITO DE SATANÁS E SEU REINO

 

O propósito e o plano de Deus antes da criação do mundo era trazer à existência um grupo de pessoas que escolheriam amá-Lo e servi-Lo de boa vontade. O propósito principal de Satanás sempre foi impedir que isso acontecesse para frustrar e impedir o propósito de Deus!

 

Imediatamente depois que Deus criou Adão e Eva, Satanás agiu para destruir seu relacionamento com Deus. Ele conseguiu fazer com que eles pecassem e se tornou o príncipe deste mundo. No entanto, Deus restaurou Seu relacionamento com Adão e Eva matando dois animais em vez deles e instituindo o sistema de sacrifício substitutivo ao mesmo tempo.

 

Durante a era do Antigo Testamento, embora Satanás tenha perdido sua posição celestial e tenha sido lançado à terra, ele ainda tinha acesso ao céu: "Ora, houve um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se diante do SENHOR, Satanás veio também entre eles. E o SENHOR disse a Satanás: De onde tu vens? Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De ir e de vir sobre a terra, e de nela andar para cima e para baixo." (Jó 1:6-7, BKJ Fiel)

 

Deus permitiu que Satanás agisse como "o acusador de nossos irmãos" (Apocalipse 12:10, ARA), tentando persuadir Deus de que Jó só o serviu por causa das bênçãos que recebeu de Deus: prosperidade, saúde, família etc. Porém, depois de Jó perdeu todas essas coisas, ele continuou a servir a Deus fielmente.

 

No entanto, na era do Antigo Testamento, as pessoas não podiam vencer o pecado e Satanás com seu próprio poder. A humanidade precisava de um Salvador, e para esse propósito nasceu Jesus Cristo.

 

Possivelmente Satanás não entendeu completamente todo o plano e propósito de Deus, mas ele sabia o suficiente para querer destruir o bebê de Maria. Ele colocou ciúme no coração de um rei para que Herodes matasse centenas de bebês tentando matar o Menino Jesus. Todos os seus esforços falharam, e o Menino Jesus cresceu para ser um jovem e futuro Salvador do mundo.

 

Quando Jesus tinha quase trinta anos, Satanás ouviu palavras perturbadoras dos lábios de João Batista: "Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus." (Mateus 3:2) O reino dos céus, que é igual ao reino de Deus, se tornaria uma ameaça ao reino de Satanás, e isso era uma má notícia para ele. Ele tinha que tentar impedir que isso acontecesse.

 

Sua oportunidade veio cedo. O Espírito Santo conduziu Jesus ao deserto para ser tentado por Satanás. Jesus esteve lá por quarenta dias, jejuando, orando e sendo tentado pelo diabo (Lucas 4:1-2). Ao tentar Jesus a pecar, Satanás procurou derrotar o plano e propósito de Deus.

 

No final dos quarenta dias de jejum, Jesus estava com muita fome. "E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão." (Lucas 4:3, ARC) Muitos anos antes, Davi havia escrito: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Salmo 119:11, ARC) Evidentemente, Jesus, a Palavra viva, tinha feito o mesmo, pois Ele respondeu: "Está escrito: Que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus." (Lucas 4:4, BKJ Fiel)

 

A seguir, o diabo mostrou a Jesus todos os reinos do mundo e disse: "Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua.” (Lucas 4:6-7, ARA)

 

Jesus não veio a este mundo, entretanto, para estabelecer um reino terrestre para Si mesmo. Nem o Seu reino viria por causa do compromisso com o diabo. Mais uma vez, Jesus usou Seu conhecimento da Palavra de Deus, a espada do Espírito (Efésios 6:17) para derrotar Seu principal inimigo. Ele disse: “Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Tu adorarás ao Senhor teu Deus, e só a ele tu servirás." (Lucas 4:8, BKJ Fiel)

 

Para a terceira tentação de Jesus, Satanás o trouxe a Jerusalém e o colocou no pináculo do Templo. Ele disse a Jesus: “Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui para abaixo; porque está escrito: Ele dará aos seus anjos ordem sobre ti, para te guardar; e eles te sustentarão em suas mãos, para que em algum momento o teu pé nunca tropece em uma pedra.” (Lucas 4:9-11, BKJ Fiel)

 

Observe que o diabo usou a Palavra de Deus para tentar fazer Jesus pecar. Existem muitas pessoas no mundo hoje exatamente assim. Elas ensinam um pouco de verdade, mas escolhem apenas os versículos das Escrituras que servirão aos seus próprios propósitos egoístas.

           

Observe também que, enquanto Jesus Cristo permitiu que ele fizesse isso, Satanás continuou a tentá-Lo. Mateus nos informou que, após a terceira tentação, Jesus lhe disse: "Vai-te, Satanás... Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram." (Mateus 4:10-11, ARC)

 

Enquanto continuarmos a ouvir o diabo, ele continuará a falar conosco e a nos tentar. Mas assim que dissermos: "Em nome de Jesus, vá embora, Satanás", assim, irá embora.

 

Depois do tempo da tentação de Jesus, Ele voltou para a Galileia "no poder do Espírito" (Lucas 4:14, ARA). Jesus não expulsou espíritos malignos nem curou enfermos até que esse período crítico de jejum, oração e batalha contra o diabo acontecesse. Depois daquele período crucial de Sua vida, Ele entrou na sinagoga no dia de sábado e se levantou para ler.

 

“Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito:  O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir." (Lucas 4:17-21, ARA)

 

Com essa leitura, Jesus notificou a Seu povo e ao diabo que Seu ministério miraculoso estava para começar. Esse evento aconteceu em Nazaré, sua cidade natal, e Ele não foi recebido pelo povo. Na verdade, eles tentaram matá-lo, mas Ele os deixou e foi para Cafarnaum. Foi lá que Jesus anunciou, como João havia feito alguns meses antes, "porque está próximo o reino dos céus." (Mateus 4:17, ARA)

 

Jesus ensinava todos os sábados na sinagoga. O povo “E maravilharam-se com o seu ensino, porque a sua palavra era proferida com autoridade.” (Lucas 4:32, Almeida Século 21)

 

Jesus, então, começou Seu ministério miraculoso, expulsando um demônio de um homem possuído por um espírito maligno. “E todos se admiraram, e falavam entre si, dizendo: Que palavra é esta? Pois com autoridade e poder ele ordena aos espíritos imundos, e eles saem. E a sua fama percorria por todos os lugares ao redor daquela região.” (Lucas 4:36-37, BKJ Fiel)

 

A partir daquele momento, Jesus continuou Seu ministério milagroso, curando todos os enfermos e expulsando demônios de todos os possuídos. Mesmo assim, Seu ataque pessoal ao reino de Satanás não terminou.

 

JESUS PROMETEU MULTIPLICAR

SEU MINISTÉRIO MIRACULOSO

 

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” (João 14:12, ARC)

 

1. Jesus deu poder e autoridade aos seus doze discípulos. “Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas. Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos.” (Lucas 9:1-2, ARA)

 

2. Jesus deu poder e autoridade a setenta discípulos. "Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir... Curai os enfermos que nela houver e anunciai-lhes: A vós outros está próximo o reino de Deus... Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano." (Lucas 10:1, 9, 17-19, ARA)

 

Quando Jesus falou acerca de serpentes e escorpiões nos versículos anteriores, Ele se referiu a espíritos, não a animais. (Leia Romanos 16:20)

 

Enquanto os setenta estavam se regozijando, havia motivo para maior preocupação no reino de Satanás, porque Jesus já havia comissionado e dado poder e autoridade a oitenta e duas pessoas para curar os enfermos e expulsar demônios. E Ele ainda não havia terminado.

 

3. Jesus dá poder e autoridade a todos os verdadeiros crentes. "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.” (Marcos 16:16-18, ARA)

 

Compreendemos a partir desses versículos que todos os verdadeiros crentes têm poder sobre Satanás e seu reino por meio e pelo nome de Jesus Cristo.

 

VOCABULÁRIO

 

Acesso: O direito de entrar

Acusador: Aquele que apresenta acusações ou culpa

Comissionado: Autorizado a desempenhar certas funções ou tarefas.

Perturbador: Aborrecedor, inquietador

Pináculo: Uma pequena torre projetando-se de um edifício, ponto mais alto

Prosperidade: Condição de ter riqueza ou ser bem sucedido

Ameaça: Um possível perigo

Frustrar: Para derrotar, parar, previnir

 

 


 

TESTE LIÇÃO VINTE E DOIS

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       O propósito de Satanás sempre foi  para __________________________________________

 

2.       Durante a era do Antigo Testamento, Satanás ainda tinha acesso a ______________________

 

3.       Satanás agiu como "o ______________________________ de nossos irmãos", acusando Jó de servir a Deus apenas para que fosse abençoado.

 

4.       Satanás colocou ___________________ no coração de Herodes para ________________  de matar o menino Jesus.

 

5.       Satanás ficou perturbado quando ouviu João Batista anunciar _________________________

 

6.       Existe alguma diferença entre o reino dos céus e o reino de Deus? ______________________ ____________________________________________________________________________

 

7.       Jesus foi tentado apenas no quadragésimo dia? _____________________________________

 

8.       Por tentar Jesus a pecar, Satanás procurou _________________________________________

 

9.       O diabo usou a Palavra de Deus para tentar fazer Jesus pecar? _________________________

 

10.     Quando foi que o diabo deixou Jesus? ____________________________________________

 

11.     O que aprendemos com a resposta da pergunta 10? __________________________________ ____________________________________________________________________________


12.     Jesus voltou para a Galileia "no ________________________________________________

 

13.     Jesus experienciou um ministério ungido somente depois de jejuar, orar e vencer _________________________________________________________.

 

14.     As pessoas da cidade natal de Jesus ________________________________, tentaram matá-Lo.

 

15.     Jesus então foi e fez o mesmo anúncio que João Batista havia feito, "____________________ ___________________________________________________________________________”

 

16.     Jesus curou __________________________ os enfermos e expulsou os demônios _______________ que estavam possuídos.

 

17.     Jesus prometeu: “Aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas,  _______________________________________________________” (João 14:12)

 

18.     Jesus deu ________________________ e ________________________ aos seus doze discípulos.

 

19.     Jesus também deu o mesmo a outros _________________________ discípulos.

 

20.     O que foi de interesse especial para você nesta lição? ________________________________ ___________________________________________________________________________

         ___________________________________________________________________________

         ___________________________________________________________________________