>
 

Crescimento Espiritual 2 - Lição 23

 

LIÇÃO VINTE E TRÊS

 

GUERRA ESPIRITUAL

Parte III

 

O REINO DE DEUS

 

O reino de Deus e o reino dos céus são o mesmo. Compare Mateus 3:2 e Marcos 1:15. Mateus sempre usou o termo "reino dos céus", enquanto os outros escritores do evangelho sempre usaram "reino de Deus".

 

O reino de Deus hoje não é outro senão a igreja de Jesus Cristo, sobre a qual Ele governa como a cabeça (Colossenses 1:18). A entrada no reino de Deus é por meio do batismo em nome de Jesus Cristo e do preenchimento do Espírito Santo (João 3:1-5; Atos 2:38). Todas as pessoas que desfrutam dessa experiência têm poder para ajudá-las a vencer Satanás e o sistema demoníaco sob sua autoridade. O poder do Espírito Santo também nos ajuda a testemunhar de Jesus Cristo (Atos 1:8).

 

Embora que o plano de Deus para trazer salvação e libertação para a humanidade tenha sido retratado por tipos e sombras em todo o Antigo Testamento - que um homem sem pecado morreria pelos pecados de toda a humanidade - Deus evidentemente cegou os olhos de Satanás. Foi Satanás quem se apoderou de Judas, colocando em seu coração o forte desejo e vontade de trair seu Senhor por insignificantes trinta moedas de prata (Lucas 22:1-4).

 

Antes de Jesus morrer na cruz, Satanás ainda tinha poder sobre a grande maioria das pessoas na terra. É por isso que Jesus o chamou de "governante deste mundo" (João 12:31, NVT). No entanto, ao se aproximar o tempo da morte de Jesus na cruz, Jesus nos deu algumas boas novas: "Chegou a hora de julgar o mundo; agora, o governante deste mundo será expulso. E, quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim. Ele disse isso para indicar como morreria.” (João 12:31-33, NVT)

 

De acordo com essas palavras, Jesus teria uma vitória decisiva sobre Satanás com Sua morte na cruz, e muitas das multidões sob o poder de Satanás seriam libertadas de sua escravidão e atraídas para Jesus Cristo.

 

Pouco antes de Jesus morrer, Ele disse: "Está consumado!" (João 19:30, ARA) O que foi terminado? O preço da salvação e redenção foi pago! Quando Ele morreu na cruz, o véu do Templo se rasgou em dois, de alto a baixo, significando que o caminho para a presença de Deus agora estava aberto a todas as pessoas, não apenas ao sumo sacerdote (Mateus 27:51).

 

Observe o seguinte versículo: "[Jesus] E, despojando os principados e potestades, os expôs abertamente, triunfando sobre eles em si mesmo." (Colossenses 2:15, BKJ Fiel)

 

O que é feito no mundo natural afeta o mundo espiritual. Por exemplo, Daniel jejuou e orou, e suas orações permitiram que uma vitória acontecesse no mundo espiritual. Quando Jesus Cristo morreu na cruz, a maior vitória de todas foi conquistada. Ele não apenas orou. Ele não apenas jejuou. Ele, O sem-pecado, levou sobre si os pecados de toda a raça humana e morreu por nós, dando tudo de si! Esse grande sacrifício deu origem ao reino espiritual de Deus na terra e à grande vitória sobre Satanás.

 

"E houve guerra no céu; Miguel e os seus anjos lutaram contra o dragão, e lutou o dragão e os seus anjos, e não prevaleceram, nem o seu lugar se achou mais no céu. E o grande dragão foi lançado fora, aquela antiga serpente, chamada de Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi lançado à terra, e os seus anjos foram lançados com ele." (Apocalipse 12:7-9, BKJ Fiel)

 

Muitas pessoas colocam este evento no futuro, imediatamente antes do Milênio, mas o próximo versículo indica que aconteceu quando Jesus morreu na cruz:

 

"E eu ouvi uma alta voz dizendo no céu: Agora chegou a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual os acusava dia e noite diante de nosso Deus. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro, e pela palavra do seu testemunho; e eles não amaram as suas vidas até a morte."  (Apocalipse 12:10-11)

 

A salvação, a força espiritual e o poder já vieram - e também o reino espiritual de Deus. “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14:17, ARA)

 

Na cruz, Satanás perdeu o acesso ao trono de Deus. Ele agora está limitado à terra e sua atmosfera (Efésios 2:2). Ele não nos acusa mais diante de Deus. Em vez disso, quando pecamos, ele vem sussurrando para nós: "É melhor você desistir. Você nunca vai conseguir. Deus nunca vai lhe perdoar!" Ele ainda é o acusador dos irmãos, mas mudou de tática. No entanto, podemos vencê-lo pelo sangue do Cordeiro! Podemos dizer: "Diabo, em nome de Jesus eu te repreendo e ordeno que me deixe em paz. Eu me arrependi desse pecado, e o sangue de Jesus já me purificou!"

 

Satanás está com raiva de Deus e da igreja. Ele sabe que tem pouco tempo (Apocalipse 12:12). Ele é como um “leão que ruge procurando alguém para devorar...” (I Pedro 5:8)

 

AS OBRAS DE SATANÁS E SEUS ANJOS (DEMÔNIOS)

 

1.       Satanás é a principal influência do mal neste mundo (Efésios 2:2-3).

 

2.       Satanás cega a mente das pessoas que não creem. Portanto, elas não entendem e não obedecem ao evangelho (II Coríntios 4:3-4).

 

3.       Satanás rouba a Palavra de Deus do coração daqueles que a ouvem (Lucas 8:12).

 

4.       Os espíritos malignos, os anjos de Satanás, procuram pessoas nas quais possam entrar e as tornam semelhantes a eles (Mateus 12:43-45; Marcos 5:1-15).

 

5.       Existem muitos tipos de espíritos malignos. Por exemplo:

a.       espírito mentiroso (I Reis 22:22)

b.       espírito de adivinhação (Atos 16:16)

c.       espírito surdo e mudo (Marcos 9:17-25)

d.       espírito de medo (II Timóteo 1:7)

e.       espírito de ciúme (Números 5:14)

f.       espírito perverso (Isaías 19:14)

g.       espírito de adultério (Oséias 4:12-13)

 

6.         Os espíritos malignos tentam impedir as orações do povo de Deus (Daniel 10:1-14).

 

7.         Os espíritos malignos tentam impedir a obra de Deus (I Tessalonicenses 2:18).

 

8.         Satanás ainda age como "o acusador de nossos irmãos" (Apocalipse 12:10).

 

9.       Satanás e os espíritos sob sua autoridade tentam fazer com que o cristão retroceda (Efésios 6:10-16).

 

Se estamos cheios da presença de Deus, não precisamos temer. “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” (I João 4:4)

 

VOCABULÁRIO

 

Influência: Poder de afetar outros

Milênio: O reinado de mil anos de Cristo na terra

Perverso: Não normal, não certo ou bom

Poderes: Autoridades

Principado: Território governado por um príncipe, posição de um príncipe, soberania

Significando: Tornando conhecido

 


 

TESTE LIÇÃO VINTE E TRÊS

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       O reino de Deus é o de Jesus Cristo, sobre o qual Ele é o _____________________________

 

2.       Jesus referiu-se a Satanás várias vezes como “_____________________________ deste mundo”.

 

3.       No entanto, Jesus prometeu que por Sua morte na cruz, "eu atrairei ___________________”

 

4.       Pouco antes de Jesus morrer, Ele disse: "Está consumado". O que Ele quis dizer com essas palavras? ___________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

 

5.       O que aconteceu no Templo quando Jesus morreu? __________________________________

 

6.       O que o evento descrito na resposta à pergunta 5 significa? ___________________________ ____________________________________________________________________________

 

7.       O que é feito no mundo ________________________, afeta o mundo __________________.

 

8.       Pela morte de Jesus na cruz, Ele desarmou ___________________________________ e seus poderes.

 

9.       O que é um principado? ______________________________________________________

 

10.     Em Apocalipse 12, lemos: "Agora chegou a _______________________________, e a __________________, e o reino _________________________, e  _____________________  do seu Cristo."

 

11.     “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, _________________________________ _______________.”  (Romanos 14:17)

 

12.     Na cruz, Satanás perdeu o acesso ao  _____________________________________________

 

13.     Satanás agora está limitado a ___________________________________________________

 

14-19. Cite seis obras de Satanás e seus anjos (demônios). _________________________________ ___________________________________________________________________________

          ___________________________________________________________________________

          ___________________________________________________________________________

          ___________________________________________________________________________

          ___________________________________________________________________________

 

20.       O que foi de interesse especial para você nesta lição?  _____________________________                 ______________________________________________________________________

               _______________________________________________________________________

                _______________________________________________________________________