>
 

Crescimento Espiritual 2 - Lição 24

 

LIÇÃO VINTE E QUATRO

 

GUERRA ESPIRITUAL

Parte IV

 

DERROTANDO NOSSOS INIMIGOS!

 

Estudamos muito a respeito de Satanás e seu reino nas últimas três lições. Esta lição é a mais importante de todas, porque estudaremos maneiras de derrotar Satanás e os poderes demoníacos sob sua autoridade.

 

1.         Não superestime o poder de Satanás. Teste-se. Escreva o oposto das seguintes palavras:

a.           Trevas

b.           Noite

c.           Preto

d.           Satanás

 

As respostas são: luz, dia, branco, mas surpresa! O oposto de Satanás não é Deus ou Jesus, mas Miguel e Gabriel. Em nosso pensamento errado, colocamos Satanás quase como um igual ao próprio Deus, mas isso não é verdade. Satanás é um anjo caído. Seu oposto é Miguel e Gabriel, que também são anjos, mas não caíram de sua posição em Deus. Na verdade, Miguel e seus anjos lutaram e derrotaram Satanás e seus anjos (Apocalipse 12:7-9). O poder de Satanás nunca pode ser comparado ao poder de Deus.

 

2.         Não tenha medo de Satanás.

a.       Ele não é igual a Deus. "A quem então vós ireis comparar Deus? A que semelhança ireis compará-lo?" (Isaías 40:18, BKJ Fiel) "A quem vós me assemelhareis, e fareis igual a mim, e me comparareis, para que nós possamos ser semelhantes?" (Isaías 46:5, BKJ Fiel) “... porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” (I João 4:4)

b.       Se permanecermos cheios do Espírito Santo, não temeremos o diabo. “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” (II Timóteo 1:7, ARC)

c.       Lembre-se de que os anjos receberam a ordem de zelar por nós, que somos os herdeiros da salvação. "Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" (Hebreus 1:14, ARC) “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.” (Salmo 34:7, ARA) “Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.” (Salmo 91:11)

d.       Mais importante é lembrar-se de que Jesus prometeu que jamais nos deixará. “E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.” (Mateus 28:20, NAA) “... porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. Para que pudéssemos confiantemente dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que o homem me possa fazer." (Hebreus 13:5-6, BKJ Fiel)

 

3.         Não confie na sua própria força.

 

“Porque, embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne.” (II Coríntios 10:3, NAA) “Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” (Efésios 6:10, Versão Almeida  Século 21)

 

4.         Use as armas espirituais que foram lhe dadas.

 

“Porque as armas da nossa luta não são carnais, mas poderosas em Deus, para destruir fortalezas. Destruímos raciocínios falaciosos e toda arrogância que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo.” (II Coríntios 10:4-5, NAA)

 

As fortalezas são muros que defendem um local do ataque de um inimigo. Antes que um derramamento do Espírito Santo possa ocorrer, o povo de Deus deve usar as armas espirituais que lhes foram dadas para derrubar os muros de resistência e obstáculos na mente das pessoas.

 

Vejamos o equipamento espiritual e as armas que recebemos.

 

“Por isso, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Portanto, permanecei firmes, trazendo em volta da cintura a verdade e vestindo a couraça da justiça, calçando os pés com a disposição para o evangelho da paz, e usando principalmente o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos em chamas do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e, para isso mesmo, vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos,” (Efésios 6:13-18, Versão Almeida  Século 21)

 

Este equipamento espiritual é dado a nós tanto para defesa (para manter o que temos em Cristo Jesus) quanto para o ataque (para reivindicar novo território)!

 

1.       O capacete da salvação e a couraça da justiça protegem nossas mentes e corações dos ataques do inimigo.

2.       O cinto da verdade mantém toda a armadura no lugar correto.

3.       Os pés calçados com a preparação do evangelho da paz nos ajudam a levar o evangelho a todo o mundo, reivindicando um novo território para Jesus.

4.       O escudo da fé apaga os dardos inflamados de pensamentos malignos enviados a nós pelo diabo.

5.       A espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, vence o diabo como Jesus fez - com a Palavra (Mateus 4:1-11).

6.       Devemos orar sempre, com toda oração e súplica no Espírito.

 

A maioria dos itens anteriores são necessários apenas para que possamos permanecer firmes e não cair, sem mencionar o avanço em território inimigo e a reivindicação de novas áreas para Jesus Cristo. Mas e se ainda assim cairmos? Em momentos como este, o "acusador de nossos irmãos" virá e nos informará que Jesus não nos ama mais e que devemos deixar de servi-Lo.

 

“E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro...” (Apocalipse 12:11, ARC)

 

O sangue de Jesus Cristo foi oferecido por nós exatamente nessas ocasiões! Devemos tentar não pecar, mas se o fizermos, devemos nos arrepender rapidamente e confessar nossos pecados a Jesus. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (I João 1:9)

 

Depois de nos arrependermos, devemos receber o perdão que Jesus prometeu. Satanás continuará a nos acusar, mas podemos dizer a ele: "Afaste-se, Satanás, porque o sangue de Jesus já me purificou."

 

Não Pare De Lutar

 

Você pode aprender com suas falhas. Você pode estar mais perto de Deus do que nunca. Portanto, se você cair, levante-se, arrependa-se sinceramente e diga ao diabo: "Não se alegrem, meus inimigos; pois, mesmo que eu caia, voltarei a me levantar. Ainda que eu esteja em trevas, o Senhor será minha luz." (Miquéias 7:8, NVT)

 

Algumas pessoas dizem que um homem bom nunca cai, mas a Bíblia diz: "Porque sete vezes cairá o justo e se levantará..." (Provérbios 24:16, ARC)

 

Use O Nome De Jesus

 

“E os setenta retornaram com alegria, dizendo: Senhor, até os demônios se sujeitam a nós pelo teu nome.” (Lucas 10:17, BKJ Fiel)

 

“... em meu nome, expulsarão demônios...” (Marcos 16:17, ARC)

 

“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus...” (Colossenses 3:17, ARA)

 

Se estivermos expulsando demônios de uma pessoa, deveríamos dizer algo assim: "Pela autoridade da Palavra de Deus, eu lhe amarro espírito (s) maligno (s) em nome de Jesus Cristo e ordeno que saia (saiam)!"

 

Se uma pessoa não deseja sinceramente a libertação ou não está disposta a abandonar o pecado que a levou a se tornar possessa por demônios, ela não será libertada. O nome de Jesus não ajudará uma pessoa assim. A pessoa deve desejar ajuda e estar disposta a abandonar seus pecados.

 

Há vezes, os cristãos são atacados por espíritos malignos. Normalmente não veremos nada, mas de repente há uma consciência de uma presença maligna. Esse sentimento costuma ser acompanhado por um sentimento de medo - mas não temos nada a temer! Temos autoridade sobre esses espíritos malignos e, quando dizemos: "Em nome de Jesus, ordeno que saia (saiam)", e ele (eles) é (são) obrigados a sair.

 

Importância da Oração

 

Depois que Jesus trouxe Seus três discípulos ao "círculo interno", Pedro, Tiago e João, ainda mais com Ele no Jardim do Getsêmani, Ele os encorajou a orar. Porém, depois de uma hora, Ele os encontrou dormindo. Ele os repreendeu: “O que, não pudeste vigiar comigo nem uma hora? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:40-41, BKJ Fiel)

 

Os discípulos não se juntaram a Jesus em Seu tempo de oração e, quando chegou a hora da crise, todos O abandonaram. Os versículos anteriores das Escrituras mostram que é importante gastar tempo em oração para viver uma vida de superação. Nesse caso, Jesus expressou a necessidade de orar pelo menos uma hora.

 

Também é muito importante para o cristão jejuar se quiser se disciplinar e fortalecer sua fé para vencer Satanás.

 

Temos a obrigação de ficarmos revestidos com a armadura para nos proteger das armas do diabo. Mas vamos também usar as "armas de assalto" espirituais para derrubar os portões do inferno:

 

1.         A espada do Espírito (a Palavra de Deus)

2.         O sangue de Jesus

3.         O nome de Jesus

4.         Oração e jejum

 

A vontade de Deus para nossa vida é a vitória! “... sobre esta rocha eu edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16:18, BKJ Fiel)

 

“Desde Aroer, que está à beira do ribeiro de Arnom, e a cidade que está junto ao ribeiro, até Gileade, não houve uma cidade que fosse forte demais para nós; o SENHOR nosso Deus nos entregou todas...” (Deuteronômio 2:36, BKJ Fiel)

 

VOCABULÁRIO

 

Arcanjo: Anjo chefe

Extinguir: Apagar, como de um incêndio

Superestimar: Defina uma estimativa muito alta; neste caso, pensar que Satanás tem mais poder do que realmente tem.

Perseverança: Resistência, continuação

Súplica: Pedido


 

TESTE LIÇÃO VINTE E QUATRO

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       O oposto de Satanás é _________________________________________________________

 

2.       Satanás pode ser comparado a Deus? Explique sua resposta. __________________________ ____________________________________________________________________________

          ___________________________________________________________________________

 

3.       "Porque Deus não nos deu o espírito de _____________________________" (II Timóteo 1:7).

 

4.       Os anjos de Deus são enviados para ministrar ______________________________________ (Hebreus 1:14)

 

5.       Quem acampa ao redor dos que temem ao Senhor? __________________________________

 

6.       "Fortalecei-vos  ____________________________________ e na _____________________ de seu poder.” (Efésios 6:10)

 

7-12. O que nos é dado tanto para defesa quanto para reivindicar novo território para Jesus Cristo? Liste os itens. _______________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

          ___________________________________________________________________________

         ___________________________________________________________________________

         ___________________________________________________________________________


 

13.     Como vencemos o acusador quando ele vem até nós depois de termos falhado com Deus? __ ____________________________________________________________________________

 

14.     Você pode aprender com sua (s) _________________________________________________

 

15.     “Porque ____________ vezes cairá o justo e se levantará..” (Provérbios 24:16)

 

16-19. Cite as armas de assalto com as quais podemos derrubar os portões do inferno. ___________ ___________________________________________________________________________

         ___________________________________________________________________________

        ____________________________________________________________________________

        ____________________________________________________________________________

 

20.     O que foi de interesse especial para você nesta lição? ________________________________ ___________________________________________________________________________

        ____________________________________________________________________________

         ___________________________________________________________________________