>
 

Crescimento Espiritual 2 - Lição 25

 

LIÇÃO VINTE E CINCO

 

VOCÊ TEM UM MINISTÉRIO

 

“E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo...” (Efésios 4:11-12, ARA)

 

No Novo Testamento, as palavras que foram traduzidas como "ministério", "ministro" e "ministrado" vêm de várias palavras Gregas:

 

1.         diakoneo: ser atendente, anfitrião, amigo, professor, diácono; para ministrar a outros; servir

 

2.         diaconia: atendimento como servidor, ministrando, servindo

 

3.         diakonos: alguém que executa tarefas, um atendente, um garçom à mesa ou outras tarefas servis, um professor cristão e pastor, diácono, ministro, servo.

 

4.         leitourgeo: desempenhar funções religiosas, adorar

 

O ministério quíntuplo mencionado em Efésios 4 é apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e professores (mestres). Alguns estudiosos da Bíblia colocam pastores e professores em uma classificação e se referem ao ministério quádruplo.

 

O propósito deste ministério é treinar todos os santos - aperfeiçoando-os e equipando-os para fazer a obra de ministrar para edificar o corpo de Cristo. Todo mundo tem um ministério. Cada membro do corpo de Cristo tem um lugar particular na igreja que só ele pode ocupar. Ele é uma pessoa de habilidades singulares. Não há ninguém mais na igreja que possa fazer o trabalho como ele.

 

“Porque assim como temos muitos membros em um corpo, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, e cada um, membros uns dos outros.” (Romanos 12:4-5, BKJ Fiel)

 

"Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para proveito comum... Mas agora Deus colocou cada um dos membros no corpo como lhe agradou." (I Coríntios 12:7, 18, BKJ Fiel)

 

Na igreja do Novo Testamento, existem muitos tipos de ministérios. Os mais importantes deles podem ser classificados da seguinte forma:

 

1.       O ministério da Palavra. Este é o ministério quíntuplo, que é dirigido tanto aos crentes quanto aos descrentes (Atos 6:4; Efésios 4:11-12).

 

2.       O ministério de adoração. Este ministério é dirigido a Deus, mas também abençoa o indivíduo e a igreja (Atos 13:2).

 

3.       O ministério de oração. A oração é um ministério para Deus e para as pessoas, uma vez que envolve adoração e intercessão (Lucas 2:36-37).

 

4.       O ministério de reconciliação. O ministério de reconciliação é uma combinação de vários ministérios para trazer um pecador a Deus. O ministério de oração, o ministério da Palavra e o ministério dos santos ajudam a trazer o pecador a Deus (II Coríntios 5:18).

 

5.       O ministério dos santos. Este ministério envolve tanto o espiritual (reino celestial) quanto o material (o suprimento de coisas terrenas).

a.           Espiritual

i.       Buscar reconciliar as pessoas com Jesus Cristo, cumprindo assim Sua comissão para a igreja. (Ver Mateus 28:19-20; Marcos 16:15; Atos 1:8.)

ii.      Edificando um ao outro. (Veja I Coríntios 14:26; Colossenses 3:16; Efésios 2:19-22.)

 

b.           Material

 

"Agora, porém, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos. Pois a Macedônia e a Acaia tiveram a alegria de contribuir para os pobres que estão entre os santos de Jerusalém. Tiveram prazer nisso e de fato são devedores aos santos de Jerusalém. Pois, se os gentios participaram das bênçãos espirituais dos judeus, devem também servir aos judeus com seus bens materiais.” (Romanos 15:25-27, NVI) Assim, até mesmo o suprimento de necessidades materiais é um ministério, o ministério de dar.

 

VOCABULÁRIO

 

Reconciliação: O ato de reunir ou restaurar um estado de amizade ou harmonia


 

TESTE LIÇÃO VINTE E CINCO

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1-5.   Liste os componentes do ministério quíntuplo. _____________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________


 

6.       Qual é o propósito do ministério quíntuplo? ______________________________________ ____________________________________________________________________________

 

7.       Cada membro do corpo de Cristo tem um lugar particular que _________________________

 

8.       A manifestação do Espírito é dada a _____________________________________________

 

9.       Deus colocou os membros  ___________________________ no corpo, _________________

 

10.     Na igreja do Novo Testamento, existem muitos tipos de ______________________________

 

11-15. Liste os ministérios mais importantes da igreja do Novo Testamento. ___________________ ____________________________________________________________________________

          ___________________________________________________________________________

          __________________________________________________________________________

         ___________________________________________________________________________

         ___________________________________________________________________________


 

16.     Qual ministério é dirigido a Deus, embora que também abençoe o indivíduo e a igreja? _____ ____________________________________________________________________________

 

17.     Qual ministério é uma combinação de vários outros ministérios? _______________________

 

18.     Como o ministério dos santos envolve tanto o dar de coisas espirituais quanto materiais? ___ ____________________________________________________________________________

 

19.     O fornecimento de coisas materiais é o ___________________________________________

 

20.       O que foi de interesse especial para você nesta lição? ___________________________         _____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________