>
 

Crescimento Espiritual 2 - Lição 27

 

LIÇÃO VINTE E SETE

 

O MINISTÉRIO DA ORAÇÃO

 

“E estava ali a profetisa Ana... e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.” (Lucas 2:36-37, ARC)

 

A oração é um ministério para Deus e para as pessoas. Envolve louvor e ação de graças a Deus e intercessão pelas pessoas.

 

Oração é comunicação com Deus, falar com Deus, permitindo que Ele fale conosco. Jesus Cristo nos deu um modelo para nossas orações, que frequentemente nos referimos como a Oração do Senhor (Mateus 6:9-13). Com essa oração-modelo, aprendemos que os seguintes elementos são necessários para orar com eficácia.

 

Adoração

 

A forma mais profunda de adoração é o louvor e a adoração, que nada exige de Deus, mas simplesmente O exalta pelo que Ele é. Devemos começar e terminar nosso tempo de oração com louvor ao Senhor.

 

Ação de graças é quando agradecemos a Deus por quem Ele é e também pelo que Ele fez para nós. Ele deu Sua vida por nós no Calvário. Ele nos tirou das trevas para a Sua luz maravilhosa. Ele nos deu muitas bênçãos. Não devemos esquecer de agradecer a Deus todos os dias por essas bênçãos.

 

Confissão

 

Todos nós pecamos e carecemos da glória de Deus. Às vezes falhamos com o Senhor. Embora tentemos não fazê-lo, às vezes ainda tropeçamos e caímos. Quando isso acontecer, não devemos desistir. Em vez disso, devemos confessar nossos pecados ao Senhor e Ele nos perdoará (I João 1:9). O Salmo 51 é uma oração modelo para a confissão sincera de pecados.

 

Perdão

 

Sim, isso também deve fazer parte da nossa oração, pedindo ao Senhor que nos perdoe e dizendo a Ele que perdoamos os outros (Mateus 6:12). Ele nos disse claramente que não nos perdoará se não estivermos dispostos a perdoar aos outros (Mateus 6:14-15; Efésios 4:32; Colossenses 3:13).

 

 

 

 

 

Petições

 

“O pão nosso de cada dia dá-nos hoje;” e “Não nos deixes cair em tentação...” (Mateus 6:11, 13) são exemplos de petições. Uma petição é algo que requeremos ou pedimos a Deus. O Senhor quer que peçamos (Mateus 21:22; Tiago 4:2). Não vamos pedir "mal", mas de acordo com a Sua vontade (Tiago 4:3; I João 5:14).

 

Intercessão

 

A intercessão é orar e orar abnegadamente pelos outros, pelas autoridades (civis e espirituais), pelos irmãos e irmãs em Cristo, pelos missionários em todo o mundo, pelos perdidos, por toda a humanidade (I Timóteo 2:1; Tiago 5:16).

 

Quando percebemos o que a verdadeira oração envolve, podemos ver rapidamente que, se nos comunicarmos com Deus por apenas quinze minutos por dia, nunca teremos o tipo de vida de oração que Ele deseja que tenhamos. Por causa dessa falta de comunicação, nunca iremos conhecê-Lo de uma forma íntima. Quanto mais nos comunicamos com uma pessoa (falando e ouvindo), mais a conhecemos, e assim é com a comunicação com Deus via a oração.

 

PRIORIDADES

 

A pessoa deve ter uma compreensão adequada do que é importante na vida e estabelecer algumas prioridades. Até que ponto você deseja ser usado por Deus? Quão forte é o seu desejo de realmente conhecê-Lo? (Isso também envolve o estudo da Palavra.) Quão grande é sua preocupação pelos perdidos? Até que ponto você realmente quer ver Jesus Cristo operar um milagre em sua vida?

 

Homens e mulheres de Deus que são usados ​​poderosamente pelo Senhor são pessoas de oração. Geralmente são pessoas muito ocupadas. Elas não encontram tempo simplesmente para orar, mas reservam tempo para orar.

 

A DIFERENÇA ENTRE MARIA E MARTA

 

"E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. E tinha esta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.  Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se, disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude. E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." (Lucas 10:38-42, ARC)

 

Pelo incidente acima, vemos que não é suficiente servir ao Senhor; devemos separar um tempo para permanecer em Sua presença, comunicando-nos com Ele. Ele está mais satisfeito com isso do que com qualquer outra coisa. Na verdade, o que quer que estejamos fazendo, faremos melhor se primeiro reservarmos um tempo para orar. Alguém bem disse que devemos ter o coração de Maria e as mãos de Marta, reservando um tempo para nos comunicarmos com o Senhor e, ao mesmo tempo, não descuidar nosso serviço ao Senhor.

 

 

ESTABELECENDO O HÁBITO DE ORAÇÃO

 

Alguns hábitos são ruins, mas muitos são bons. Por exemplo, uma pessoa dorme melhor se vai para a cama a uma determinada hora e se levanta numa determinada hora. Da mesma forma, o hábito de orar em um determinado horário não impedirá a eficácia de suas orações. Isso o ajudará a ser mais consistente em sua vida de oração.

 

Quinze minutos de oração por dia é melhor do que nada. Mas, para realmente desenvolver seu relacionamento com Deus, recomendo que se esforce para orar pelo menos uma hora por dia. Se necessário, divida o tempo em dois períodos de meia hora, um pela manhã e outro à noite. Se você tem um emprego secular, pode ser bom ter um tempo de oração à noite, porque se você entrar em um verdadeiro espírito de oração pela manhã, verá que o relógio será um obstáculo.

 

Mesmo que você estabeleça um certo tempo de oração, deixe o Senhor guiá-lo e incumbi-lo de orar em outras ocasiões também. Se você permitir, Ele o fará. Ele adora que você converse com Ele e também adora falar com você. Depois de conversar, passe algum tempo ouvindo. Ele pode falar com você algo de grande importância. Ele pode sussurrar em seus ouvidos espirituais as palavras de encorajamento que você precisa ouvir em tempos de provação.

 

Imediatamente após o seu tempo de oração é um bom momento para ler a Bíblia. Com o Espírito Santo agindo dentro de você, a Palavra se torna viva.

 

“Orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos...” (Efésios 6:18, ARC) Aprenda a orar no Espírito. Se o Senhor unge certa parte de sua oração, como seu tempo de adoração ou intercessão, não se apressa para  entrar na próxima parte de sua oração. Deixe o Senhor cumprir Sua vontade.

 

VOCABULÁRIO

 

Adoração: Veneração ou homenagem, grande amor ou devoção

Efetivamente: Capaz, produzindo resultados, obtendo respostas

Elementos: De que algo é composto, partes fundamentais ou essenciais

Íntimo: Particular ou pessoal

Prioridades: Coisas de maior importância ou valor

 


 

LIÇÃO VINTE E SETE TESTE

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       Ana serviu a Deus com ________________________________________________________

 

2.       A oração é um ministério para __________________________________________________

 

3.       O que é oração? _____________________________________________________________

 

4.       Quais são os cinco elementos que devemos incluir em nosso tempo de oração? ___________ ____________________________________________________________________________

 

5.       A forma mais profunda de adoração é ____________________________________________

 

6.       Com o que devemos começar e terminar nosso tempo de oração? ______________________ ____________________________________________________________________________

 

7.       Ação de Graças é ____________________________________________________________

 

8.       O Salmo 51 é uma oração modelo para ___________________________________________

 

9.       Se não perdoarmos os outros, ___________________________________________________

 

10.     Exemplos de petição são ______________________________________________________

 

11.     Uma petição é ______________________________________________________________

 

12.     A intercessão é uma forma ________________________________________________ de oração.

 

13.     Homens e mulheres que são muito usados ​​por Deus são pessoas. _______________________

 

14.     Pessoas de oração __________________________________________________ tempo para orar.

 

15.     Qual foi a diferença entre Maria e Marta? _________________________________________ ____________________________________________________________________________

 

16.     Que lição espiritual podemos aprender com o relato de Maria e Marta? __________________ ____________________________________________________________________________

 

17.     Devemos ter o __________________________ de Maria e as  _____________________ de Marta.

 

18.     É bom estabelecer o hábito de __________________________________________________

 

19.     Imediatamente após seu tempo de oração é um bom momento para _____________________ ____________________________________________________________________________

20.       O que foi de interesse especial para você nesta lição? _______________________________                  _______________________________________________________________________

              ________________________________________________________________________