>
 

Crescimento Espiritual 2 - Lição 29

 

LIÇÃO VINTE E NOVE

 

JEJUM

 

O QUE É JEJUM?

 

Definição de jejum "Privação parcial ou total de qualquer alimento, mas raramente até de água, por vontade própria ou não, durante um certo tempo.” (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa) A maneira mais comum de jejuar é abster-se de se alimentar, mas beber água.

 

A IMPORTÂNCIA DO JEJUM

 

Quando praticado com um coração puro e um motivo correto, o jejum pode nos providenciar uma chave para destrancar portas. Pode ser uma janela que abre novos horizontes no mundo invisível e uma arma espiritual, "... poderosas em Deus, para destruir fortalezas..." (II Coríntios 10:4, ARA)

 

Entre os grandes santos da Bíblia que jejuaram estavam Moisés, o legislador; Davi, o rei; Elias, o profeta; e Daniel, o profeta. No Novo Testamento, temos o exemplo de nosso Senhor e também de Seus apóstolos. O jejum claramente teve seu lugar na vida da igreja do Novo Testamento.

 

Jesus Cristo deu instruções adequadas para o jejum em Mateus 6:16-18. Ele não disse: "Se você jejuar ..." Ele disse: "Quando jejuardes..." Jesus esperava que seus seguidores jejuassem. Ele também declarou que quando fosse tirado do meio deles, "então eles vão jejuar." (Mateus 9:15, NAA) Portanto, o jejum deve ser a prática do cristão normal enquanto "o noivo", Jesus Cristo, estiver ausente.

 

O MOTIVO APROPRIADO PARA O JEJUM

 

Na primeira declaração de Jesus acerca do assunto de jejum no Novo Testamento (Mateus 6:16-18), Ele tratou da questão dos motivos. Deus não se preocupa apenas com o que fazemos. Ele também está preocupado com o porquê fazemos. Um ato correto pode ser roubado de todo o seu valor aos olhos de Deus se for feito por um motivo errado. As pessoas nos dias de Isaías ficaram perplexas porque Deus parecia não notar seu jejum (Isaías 58:3). Mas os jejuns que realizaram, com toda a sua demonstração de ser religioso, foram motivados pelo narcisismo e egoísmo. Não admira que Deus lhes perguntou indignado: "Seria esse o jejum que escolhi? " (Isaías 58:5, Versão Almeida Século 21)

 

O jejum nos levará ao reino espiritual. Mas por que queremos mais poder espiritual? É para nossa própria glória ou por causa de um desejo sincero de ser usado pelo Senhor para que outros possam vir a conhecer Jesus Cristo e que a Igreja seja edificada (fortalecida)?

 

 

O jejum deve ter o único propósito de nos trazer a um relacionamento mais íntimo com Jesus Cristo e nunca para a autoglorificação. O verdadeiro jejum nos levará a um relacionamento mais amoroso e generoso com Jesus Cristo e com os outros (Isaías 58:6-10).

 

O jejum também visa a santidade pessoal. Davi disse: "Chorei, e castiguei com jejum a minha alma...” (Salmo 69:10, ARC) O jejum é um corretivo divino para o orgulho do coração humano. Isso anda de mãos dadas com uma tristeza verdadeira por causa de nossos pecados e falhas, o que é necessário se quisermos viver em um estado de santidade verdadeira. O jejum nos ajuda a sujeitar nosso próprio corpo à vontade e exigência de Deus. (Veja I Coríntios 9:27)

 

Buscar a Deus de todo o coração inclui o jejum (Jeremias 29:12-14; Joel 2:12). A pessoa que ora com jejum avisa aos céus que ela é verdadeiramente zelosa, que não desistirá até que receba uma resposta.

 

EXEMPLOS DE JEJUM DO ANTIGO TESTAMENTO

 

1.         Moisés jejuou no Monte Sinai.

 

“Subindo eu ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas da aliança que o SENHOR fizera convosco, fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água. Deu-me o SENHOR as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e, nelas, estavam todas as palavras segundo o SENHOR havia falado convosco no monte, do meio do fogo, estando reunido todo o povo.  Ao fim dos quarenta dias e quarenta noites, o SENHOR me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas da aliança.” (Deuteronômio 9:9-11, ARA)

 

2.         Moisés jejuou pela segunda vez no Monte Sinai.

 

"Prostrado estive perante o SENHOR, como dantes, quarenta dias e quarenta noites; não comi pão e não bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira. Pois temia por causa da ira e do furor com que o SENHOR tanto estava irado contra vós outros para vos destruir; porém ainda esta vez o SENHOR me ouviu. O SENHOR se irou muito contra Arão para o destruir; mas também orei por Arão ao mesmo tempo.” (Deuteronômio 9:18-20, ARA)

 

Os dois jejuns de Moisés eram jejuns sobrenaturais, porque é impossível para um homem sobreviver tanto tempo sem água. Também não temos nenhum registro de Moisés comendo qualquer coisa entre os dois jejuns de quarenta dias, e alguns estudiosos da Bíblia acreditam que ele realmente passou oitenta dias sem comida ou água.

 

Durante o primeiro jejum, o Senhor deu a Moisés a lei, que consistiu do Tabernáculo, do sacerdócio, dos mandamentos e dos julgamentos. Isso era tudo que Israel precisava para se tornar uma nação forte. Deus deu a Moisés as duas tábuas de pedra nas quais Ele havia escrito pessoalmente.

 

Durante o segundo jejum, Moisés intercedeu por Israel e por Aarão. Porque Moisés quebrou as duas primeiras tábuas de pedra, ele mesmo teve que providenciar seus substitutos, e Deus mais uma vez escreveu sobre elas (Deuteronômio 10:1-2).

 

Observe também que foi nessa época que Moisés viu a glória de Deus a tal ponto que quando ele desceu do Monte Sinai as pessoas não puderam olhar para ele. Eles tiveram que cobrir rosto dele com um véu (Êxodo 34:29-35).

 

Quando passamos muito tempo com o Senhor em oração e jejum, certamente experimentaremos a glória de Deus e “brilharemos” para Ele (Isaías 60:1).

 

3.         O Dia da Expiação Foi Um Dia de Jejum.

 

“E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis a vossa alma e nenhuma obra fareis.... Porque, naquele dia, se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados, perante o SENHOR.” (Levítico 16:29-30, ARC)

 

Nesta passagem o jejum estava relacionado com o arrependimento e a humilhação de si mesmo diante de Deus. Este não era um jejum voluntário, pois Deus os avisou: "Porque toda alma que, naquele mesmo dia, se não afligir será extirpada do seu povo." (Levítico 23:29, ARC)

 

4.         Os Filhos De Israel Jejuaram Antes De Subirem Para Lutar Contra Os Benjamitas.

 

“Então, todos os filhos de Israel, todo o povo, subiram, e vieram a Betel, e choraram, e estiveram ali perante o SENHOR, e jejuaram aquele dia até à tarde, e ofereceram holocaustos e ofertas pacíficas perante o SENHOR." (Juízes 20:26, ARC)

 

Alguns homens da tribo de Benjamim cometeram o mal. A nação de Israel exigiu que eles fossem entregues a eles para punição, mas os benjamitas recusaram. Isso resultou em uma guerra civil entre os benjamitas e as outras tribos. As duas primeiras tentativas de Israel de derrotar os benjamitas resultaram em grandes perdas. Quarenta mil homens morreram por causa de sua tentativa insincera de buscar a Deus pela vitória (Juízes 20:18-25). Só depois de acrescentarem jejum aos seus esforços é que Deus lhes assegurou que estaria com eles e lhes daria a vitória (Juízes 20:26).

 

5.         Os Israelitas jejuaram depois de perderem uma batalha para os filisteus. A arca foi levada, e os dois filhos de Eli foram mortos. Mais tarde, a arca foi recuperada, pois Deus enviou uma praga entre os filisteus, que então enviaram a arca de volta aos filhos de Israel. Então Samuel chamou Israel ao arrependimento e avivamento.

 

"Disse mais Samuel: Congregai todo o Israel em Mispa, e orarei por vós ao SENHOR.  Congregaram-se em Mispa, tiraram água e a derramaram perante o SENHOR; jejuaram aquele dia e ali disseram: Pecamos contra o SENHOR." (I Samuel 7:5-6, ARA)

 

Quando os Filisteus souberam da coligação de Israel, prepararam-se para batalhar contra eles. No entanto, ao se aproximarem, "..., mas trovejou o SENHOR aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel." (I Samuel 7:10, ARA) Assim, a oração, o jejum e o arrependimento trouxeram a vitória de Israel sobre seus inimigos.

 

6.         Depois do pecado de Davi com Bate-Seba, o bebê que nasceu como resultado de sua união adoeceu condenada à morte, e Davi orou e jejuou pela criança.

 

"Davi, então, buscou a Deus pela criança; e Davi jejuou, e entrou e ficou prostrado a noite toda sobre a terra. E os anciãos da sua casa se levantaram e foram ter com ele, para levantá-lo da terra: mas ele não quis, nem ele comeu pão com eles. E sucedeu, no sétimo dia, que a criança morreu." (II Samuel 12:16-18, BKJ Fiel)

 

Mesmo os sete dias de jejum de Davi não mudaram a opinião de Deus. Davi pecou e teve que sofrer as consequências. No entanto, este é um exemplo de arrependimento que incluiu o jejum.

 

7.         Elias Jejuou Depois Que Um Anjo O Alimentou.

 

Depois de fugir de Jezabel, Elias foi para Berseba, onde saiu por um dia de jornada pelo deserto. Sofrendo de cansaço físico e espiritual, ele pediu que Deus lhe tirasse a vida. Porém, não houve resposta de Deus, que sabia do que ele realmente precisava - incluindo descanso e alimentação adequada. Elias adormeceu sob um zimbro e mais tarde foi acordado por um anjo que havia preparado comida para ele. Depois de comer e beber, ele voltou a dormir. Ele foi acordado uma segunda vez pelo anjo e o fez comer novamente. “Levantou-se, pois, e comeu, e bebeu, e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.” (I Reis 19:8, ARC) Após esses quarenta dias de jejum, a renovação espiritual veio a Elias, e ele foi mais uma vez capaz de ministrar como profeta de Deus.

 

8.         Os Judeus Exilados Jejuaram Antes De Retornar A Jerusalém.

 

O rei Artaxerxes II fez um decreto que todos os sacerdotes e levitas que desejassem retornar a Jerusalém teriam permissão para fazê-lo. Esdras foi encarregado das 1.754 pessoas que fizeram a viagem. A viagem durou quatro meses. Ao longo do caminho, Esdra proclamou um jejum para buscar a ajuda de Deus.

 

“Então, eu proclamei ali um jejum, junto ao rio de Aava, para que nós pudéssemos nos humilhar diante de Deus, para buscar dele um caminho reto para nós, e para os nossos pequenos, e para toda a nossa fazenda. Pois eu estava envergonhado em requerer do rei uma tropa de soldados e cavaleiros para nos ajudar contra o inimigo pelo caminho; porque nós havíamos falado ao rei, dizendo: A mão do nosso Deus está sobre todos os que o buscam para o bem; mas o seu poder e a sua ira estão contra todos aqueles que o desprezam. Assim, jejuamos e buscamos o nosso Deus por isto; e ele moveu-se por nós.” (Esdras 8:21-23, BKJ Fiel)

 

9.         Neemias Jejuou Para A Restauração De Jerusalém (Neemias 1:1-11).

 

10.       Ester Fez Com Que O Povo Jejuasse Antes De Ir Fazer Intercessão Perante O Rei Por Seu Povo (Ester 4:16).

 

11.       Daniel Orou E Jejuou Por Jerusalém (Daniel 9:3-19).

 

12.       Daniel Fez Um Jejum Parcial Por Três Semanas (Daniel 10:3).

 

13.       Depois Que Jonas Foi A Nínive Com A Mensagem De Que Deus Destruiria Aquela Cidade Perversa, O Povo E O Rei Proclamaram Um Jejum E Se Humilharam Perante O Senhor (Jonas 3:5-10).

 

 

JEJUM NO NOVO TESTAMENTO

 

1.         Jesus Cristo Praticou O Jejum.

 

"E Jesus, sendo cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e foi conduzido pelo Espírito ao deserto, sendo tentado pelo diabo durante quarenta dias. E naqueles dias ele não comeu nada; e terminados eles, teve fome."(Lucas 4:1-2, BKJ Fiel)

 

Depois do jejum de quarenta dias de Jesus, Ele voltou para a Galiléia no poder do Espírito e começou um ministério ungido (Lucas 4:14).

 

2.       Ana Serviu Ao Senhor Com Jejum E Orações Noite E Dia (Lucas 2:37).

 

3.       Saulo Jejuou Por Três Dias Após Seu Encontro Com Jesus Cristo (Atos 9:9).

 

4.       Cornélio Estava Jejuando Quando Um Anjo O Visitou E Disse-Lhe Para Chamar Pedro, Que Lhe Traria As Palavras De Salvação (Atos 10:30).

 

5.       A Igreja Em Antioquia Estava Jejuando Quando O Espírito Santo Chamou Paulo E Barnabé Para Um Ministério Especial (Atos 13:2-3).

 

6.       Quando Os Presbíteros Foram Ordenados Em Cada Igreja, Houve Oração Com Jejum (Atos 14:23).

 

7.       Paulo E Os Que Estavam A Bordo De Um Navio Jejuaram, Suplicando A Ajuda De Deus Na Hora De Uma Grande Tempestade (Atos 27:21, 33-34).

 

8.       Paulo Listou O Jejum Como Um Dos Ingredientes De Um Ministério Apostólico (II Coríntios 6:4-5).

 

9.       Paulo Listou O Jejum Como Um De Seus Sofrimentos (II Coríntios 11:23-27).

 

VOCABULÁRIO

 

Fadiga: Cansaço; fraqueza ou exaustão espiritual, física ou emocional

Horizonte: A linha aparente onde a terra e o céu parecem se encontrar; em nosso uso, o limite da experiência, interesse e conhecimento de alguém

Motivado: Impulsionado, empurrado, dirigido, inspirado

Motivo: Um impulso ou propósito interno que nos faz agir de uma maneira determinada

 


 

TESTE LIÇÃO VINTE E NOVE

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       O que é o jejum? _____________________________________________________________

 

2.       Jesus não disse: "Se você jejuar..." Ele disse: “_____________________________________”

 

3.       O jejum deve ser a prática normal do cristão, desde que ______________________________ ____________________________________________________________________________

 

4.       O jejum nos levará para o reino. _________________________________________________


5.       O jejum nos levará a um relacionamento mais íntimo com ____________________________

 

6.       O jejum também é para o bem pessoal ____________________________________________

 

7.       Buscar a Deus com todo o seu coração inclui ______________________________________

 

8.       Moisés jejuou duas vezes durante o período de _____________________________________ ____________________________________________________________________________

 

9.       Os jejuns de Moisés são chamados de jejuns sobrenaturais porque ______________________
____________________________________________________________________________

 

10.     O Dia da Expiação também foi um dia de ___________________________________para Israel.

 

11.     Deus não deu aos filhos de Israel a vitória sobre os benjamitas até que eles incluíssem ________________________________________________________________ em seus esforços.

 

12.     Davi jejuou por ____________________________ dias para que o Senhor poupasse seu filho.

 

13.     Elias foi alimentado por ______________________ e caminhou com força dessa comida por ______________

 

14.     ______________________________________________ proclamou um jejum no rio Ahava.

 

15.     Neemias jejuou pelos ______________________________________________ de Jerusalém.

 

16.     Jesus Cristo voltou para a Galileia _________________________________ depois de jejuar por quarenta dias. ______________________

 

17.     Como Ana serviu ao Senhor? ___________________________________________________

 

18.     A igreja em Antioquia estava  _________________________ quando o Espírito Santo chamou Paulo e Barnabé para um ministério especial.

 

19.     Quando os presbíteros foram ordenados em cada igreja, houve ________________________ ____________________________________________________________________________

 

20.       O que foi de interesse especial para você nesta lição? ____________________________

            _______________________________________________________________________

             _________________________________________________________________________

              _________________________________________________________________________