>
 

Crescimento Espiritual 2 - Lição 30

 

LIÇÃO TRINTA

 

O MINISTÉRIO DE DAR

 

Uma parte do ministério dos santos inclui o ministério especial de dar. Isto é tanto um ministério para Deus (visto que a Igreja é Dele) quanto para o povo. Como em qualquer outro ministério, somos abençoados por ser um participante. “Mais bem-aventurado é dar que receber.” (Atos 20:35, ARA) Embora que o dar envolva muito mais do que apenas coisas materiais, neste capítulo trataremos desse aspecto.

 

O DAR NO ANTIGO TESTAMENTO

 

No Antigo Testamento, os crentes no único Deus verdadeiro davam dízimos e ofertas. O dízimo é dez por cento da renda (aumento) de uma pessoa. O dízimo era usado para o sustento dos sacerdotes e levitas. Ofertas adicionais foram dadas para o Tabernáculo e Templo.

 

O dízimo não se originou sob a lei e não acabou com o surgimento da igreja do Novo Testamento.

 

Exemplos De Pagamento De Dízimos Antes Da Lei

 

"Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo;  abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra;  e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo." (Gênesis 14:18-20, ARA)

 

" Então Jacó fez a seguinte promessa a Deus: “Se Deus estiver comigo, proteger-me nesta viagem e me der alimento e roupa, e levar-me de volta em paz à casa de meu pai, então, o Senhor será o meu Deus. E esta pedra que coloquei como coluna será a Casa de Deus, um lugar de adoração; e, certamente, devolverei a décima parte de tudo que me der." (Gênesis 28:20-22, NBV)

 

Dízimo Sob A Lei

 

Sob a lei, o dízimo era sagrado para o Senhor. “E todos os dízimos da terra, quer da semente da terra, ou do fruto da árvore são do SENHOR; santas são ao SENHOR.” (Levítico 27:30, BKJ Fiel). “Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, em compensação do serviço que prestam, isto é, do serviço da tenda da revelação.” (Números 18:21, TB)

 

Israel foi ordenado de dar seus dízimos ao Senhor. Deus, por sua vez, deu os dízimos aos Levitas para seu sustento e manutenção. Eles deveriam servir no Tabernáculo.

 

Há uma lição nisso para nós. Ainda hoje os dízimos são para o sustento do ministério, mas quando os damos, nós os damos ao Senhor. Foi Deus quem os deu para a obra do ministério. A pessoa que dá seu dízimo não tem nenhum interesse controlador no pastor por causa de sua oferta. Quando ele dá o dízimo, ele deve dá-lo a Deus sem restrições (condições).

 

Uma bênção é pronunciada sobre aqueles que são fiéis no dar: "Honre o Senhor com suas riquezas e com a melhor parte de tudo que produzir. Então seus celeiros se encherão de cereais, e seus tonéis transbordarão de vinho." (Provérbios 3:9-10, NVT)

 

Uma maldição foi pronunciada sobre Israel porque eles retiveram seus dízimos e ofertas: “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.  Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda." (Malaquias 3:8-9, ARA)

 

Depois de pronunciar uma maldição sobre Israel por deixar de dar dízimos e ofertas, Deus prometeu uma bênção a eles se dessem: "Trazei todos os dízimos para o armazém, para que haja alimento na minha casa, e provai-me agora com isto, diz o ­SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e derramar sobre vós uma bênção, que não haverá espaço suficiente para recebê-la." (Malaquias 3:10, BKJ Fiel)

 

O DAR NO NOVO TESTAMENTO

 

Ao contrário do que algumas pessoas dizem, Jesus Cristo endossou o dar de dízimos. Ele disse: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque pagam o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido as questões importantes da lei, juízo, misericórdia e fé; essas coisas devíeis ter feito, e não deixar as outras por fazer." (Mateus 23:23, BKJ Fiel)

 

Jesus não repreendeu os escribas e fariseus por darem seus dízimos. Ele disse a eles neste versículo das Escrituras que, embora fossem tão cuidadosos em dar seus dízimos até mesmo nas menores e pequenas coisas, eles omitiam coisas que eram mais importantes. Jesus então deixou claro que eles deveriam continuar a dar seus dízimos, pois Ele disse: "Não deixar as outras por fazer".

 

O plano de Deus é que o ministro da Palavra "vivam do evangelho" (I Coríntios 9:13-14; I Timóteo 5:17-18). Isso significa que o ministro deve receber apoio financeiro para seu ministério, a fim de capacitá-lo a trabalhar em tempo integral para Jesus.

 

É verdade que o apóstolo Paulo nem sempre tirou vantagem disso (I Coríntios 9:7-15). No entanto, ele mais tarde se desculpou com a igreja de Corinto porque não permitiu que ela o sustentasse. Em vez disso, seu apoio veio de outra igreja (II Coríntios 12:13; Filipenses 4:10-17).

 

O NOVO ESPÍRITO DE DAR

 

Com a vinda do Espírito Santo, surgiu um novo espírito de dar e uma nova atitude em relação às coisas que os crentes possuíam.

 

No Antigo Testamento, o dízimo (dez por cento) era considerado como pertencente ao Senhor. Os outros noventa por cento eram do indivíduo para fazer o que quisesse. Na igreja do Novo Testamento, um espírito diferente prevaleceu. “E a multidão dos que criam era um só coração, e uma só alma, e ninguém dizia que algo do que possuía fosse seu, mas tinham todas as coisas em comum.” (Atos 4:32, BKJ Fiel)

 

Muitos dos crentes na igreja de Jerusalém vieram de outro país para Jerusalém para celebrar a Festa de Pentecostes. Eles foram cheios do Espírito Santo e, em vez de retornar ao seu país, escolheram permanecer em Jerusalém para mais edificação e instrução. Os santos de Jerusalém atenderam às necessidades de seus irmãos e irmãs vendendo voluntariamente suas casas e terras e dando o dinheiro aos apóstolos para distribuição.

 

Embora que essa abordagem não tenha se tornado um modo de vida permanente na igreja, precisamos ter esse tipo de atitude em relação aos nossos bens materiais. Quando entregamos nossas vidas a Jesus, também demos a Ele tudo o que possuímos, incluindo nosso dinheiro e nossos bens materiais. Visto que Deus nos dá todas as coisas, consideramos o dinheiro como realmente pertencente a Ele e percebemos que devemos usá-lo como sentimos que Ele deseja que o façamos.

 

Por exemplo, devemos ajudar outras pessoas necessitadas. "Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo seu irmão em necessidade, fechar-lhe o coração, como o amor de Deus pode permanecer nele?" (I João 3:17, BKJ Fiel)

 

Entretanto, essa benevolência não deve ser dada aos preguiçosos. Paulo avisou: “Quando ainda estávamos convosco, vos ordenamos que se alguém não quer trabalhar, também não coma.” (II Tessalonicenses 3:10, Versão Almeida Século 21)

 

Se havemos de alcançar este mundo com o evangelho de Jesus Cristo, devemos nos dar de forma altruísta para a causa do evangelismo mundial. Além de dar o dízimo para o sustento deste ministério, as igrejas locais precisam do apoio dos santos para manter seus edifícios, pagar contas de serviços públicos e assim por diante.

 

Em todas essas coisas, nunca devemos esquecer que dar é o plano de Deus para abençoar o doador mais do que o recebedor! Mas devemos ter certeza de que temos a atitude correta quando damos. “Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” (II Coríntios 9:7, ARC)

 

VOCABULÁRIO

 

Benevolência: Bondade, ato de caridade ou presente

Participante: Aquele que participa; o mesmo que sócio


 

TESTE LIÇÃO TRINTA

Escreva suas respostas em uma folha de papel separada.

 

1.       Jesus disse: “Mais bem-aventurado é ________________ do que ________________” (Atos 20:35).

 

2.       No Antigo Testamento, os crentes no único Deus verdadeiro deram ____________ e _________

 

3.       O dízimo é _________________________________________________________________

 

4.       Que dois homens em Gênesis deram o dízimo de sua renda? __________________________

 

5.       Sob a lei, o dízimo era _______________________________________________________

 

6.       Deus deu aos filhos de ________________________________________ do décimo por herança.

 

7.       Ainda hoje, os dízimos são para o sustento do ______________________________________

 

8.       Quando damos dízimos, nós os damos a  __________________________________________

 

9.       Uma pessoa que dá o dízimo não tem interesse controlador no pastor  ___________________ ____________________________________________________________________________

 

10.     De acordo com Malaquias, como Israel roubou a Deus? ______________________________ ___________________________________________________________________________

 

11.     Que bênção foi prometida a Israel se os Israelitas dessem seus dízimos e ofertas? __________ ____________________________________________________________________________

 

12.     Jesus endossou o dar de dízimos? Dê um exemplo. __________________________________

 

13.     É a vontade de Deus que um ministro  ___________________________________ do evangelho.

 

14.     Com a vinda do Espírito Santo, veio _____________________________________________

 

15.     Se nossos irmãos e irmãs têm uma necessidade, e podemos ajudar a suprir essa necessidade, devemos ___________________________________________________________________

 

16.     Se vemos nosso irmão passando necessidade e lhe fechamos o coração, como isso permanece em nós? ____________________________________________________________________

 

17.     Se um homem é preguiçoso e não trabalha, ele também não deve ______________________

 

18.     Se quisermos alcançar este mundo com o evangelho de Jesus Cristo, devemos dar _________

         ___________________________________________________________________________

 

19.     Qual deve ser a atitude correta quando damos? _____________________________________

 

20.     O que foi de interesse especial para você nesta lição? ________________________________ ___________________________________________________________________________

         ___________________________________________________________________________

        ___________________________________________________________________________