>
 

CONHECENDO A DEUS

 

 

CONHECENDO A DEUS

  Tornando-se UM com Deus

 

Texto:             João 17:11, 20-21

 

Introdução: Alguém sabiamente apontou, "Uma das formas mais perigosas de erro humano é esquecer aquilo que está tentando alcançar" (Paul Nitze, in Reader’s Digest [7/92], p. 137). Isso é especialmente verdadeiro na vida cristã. É fácil de se desorientar e desviar. Precisamos ser claros e focados em todos os momentos sobre o que é que estamos buscando.

 Filipenses 3:7-14. Depois que Paulo avaliou o que havia conquistado em sua vida, disse que tudo aquilo era "perda" quando comparado a grandeza de conhecer a Cristo. Essa é uma profunda declaração a respeito de valores: o relacionamento de uma pessoa com Cristo é mais importante do que qualquer outra coisa. Conhecer a Jesus Cristo deve ser nosso supremo objetivo.

 

Considere seus valores. Será que você está colocando alguma coisa acima de seu relacionamento com Cristo? Se suas prioridades estão erradas, como você poderá reorganizá-las? (Biblia de Estudo, Aplicação Pessoal, pg. 1665, vs. 8)

 

O que será que estamos buscando? Qual é nosso objetivo na vida cristã? Cristo formado em você!

 

Gálatas 4:19 NVI 19Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês.

 

Paulo tinha uma profunda preocupação em seu coração pelos crentes trazidos por meio de sua pregação do evangelho. Ele não estava satisfeito por eles serem meramente regenerados, filhos de Deus. Ele estava sofrendo como uma mãe com dores de parto por algo muito mais do que isso.

 

Cristo revelado em você, Cristo vivendo em você e Cristo formado em você

 

Paulo lembrou aos distraídos crentes da Galácia de sua conversão pessoal.

  • ·         Ele disse que embora fosse um zelote das tradições religiosas de seus antepassados judeus, “aprouve a Deus ... revelar Seu Filho em mim ...” (Gálatas 1: 15-16).
  • ·         Assim, com a salvação de Paulo, ele foi convertido de uma religião externa para o Espírito residente. Cristo foi revelado EM Paulo.
  • ·         Isso indica que, desde o início de nossa vida cristã, Deus quer nos dar uma revelação interior de Cristo EM nós.
  • ·         Colossenses 1:27 NVI 27A ele quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

Então Paulo deu um passo adiante ao dizer que ele havia morrido para a religiosidade para que pudesse viver para Deus.

  • ·         Em seguida, ele disse: “Estou crucificado com Cristo e não sou mais eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim ...” (Gl 2:20).
  • ·         Portanto, para Paulo viver, não era a lei ou qualquer observância religiosa, mas o Espírito vivificado de Cristo.
  • ·         O velho de Paulo foi crucificado com Cristo e agora Cristo vivia EM Paulo, em Sua ressurreição.
  • ·         Isso indica que não apenas precisamos do Espírito vivificado de Cristo revelada em nós em nossa conversão, mas também precisamos desse Espírito vivificado para viver em nós por toda a nossa vida cristã.

 

No entanto, Paulo tinha uma expectativa adicional, pela qual trabalhou como mãe nas dores de parto.

  • ·         Ele disse: “Filhos meus, por quem tornarei a ter dores de parto, até que Cristo seja formado em vós” (Gl 4:19).
  • ·         Paulo se afadigou com o objetivo de que Cristo fosse formado em todos os Seus filhos espirituais.

 

O que significa Cristo ser formado em você?

 

O fato de algo na vida assumir sua “forma” refere-se à maturidade dessa vida.

  • ·         Quando vemos uma criança pela primeira vez como um bebê, ficamos maravilhados com o milagre da vida e estamos cheios de expectativa.
  • ·         Ainda assim, nos perguntamos como será a criança, qual será sua “forma”, quando atingir o crescimento pleno.
  • ·         Então, quando observamos um jovem crescer rapidamente e, eventualmente, receber um diploma universitário, podemos ter a sensação de que sua vida assumiu uma “forma”. Existe agora a expressão externa de seu ser interior.
  • ·         Da mesma forma, com cada crente, deve haver a expectativa e angústia de que o Cristo que eles receberam em seu nascimento divino não só seria revelado e viveria neles, mas também seria formado neles.
  • ·         Isto é, deve haver trabalho, esforço, coragem, para cada crente atingir a maturidade, para chegar ao crescimento pleno.

 

Como podemos cooperar para que Cristo seja formado em nós?

 

Primeiro, devemos permitir que Cristo permeie todo o nosso ser e sature todas as nossas partes internas.

  • ·         Em Efésios 3:17, Paulo orou “para que Cristo habite em seus corações pela fé ...”
  • ·         Esta também deve ser nossa oração diária, bem como nosso exercício diário para permitir que Cristo sature nossa mente, emoção e vontade.
  • ·         Quando Cristo ocupa nosso ser interior dessa forma, Ele é formado em nós.

 

Segundo, tudo que não seja de Cristo deve diminuir, e Cristo deve se tornar tudo para nós em nossa experiência. João 3:30 NVI É necessário que ele cresça e que eu diminua.

  • ·         Declara-lo Senhor: dar autoridade, controle e poder sobre sua vida. Ele só se torna Senhor da sua vida quando você permite que Ele o faça.
  • ·         Perdoar: devemos perdoar como fomos perdoados. Salmos 103:11-12 Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem; 12e como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões. Você e eu fomos muito perdoados! O que aconteceria em seu mundo se você perdoasse como foi perdoado?
  • ·         Amar: Precisamos amar como somos amados. Em João 15:12, Jesus disse: “Meu mandamento é este: Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. Como está sua vida de amor? Lembre-se: o amor é uma escolha. 1 João 3:18 NVI Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.
  • ·         Conhecedor da Palavra: 2 Timóteo 2:15 diz: “Faça o seu melhor para se apresentar a Deus como aprovado, um obreiro que não tem que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.” Você pode lidar corretamente com a palavra da verdade? Você é um estudante da palavra de Deus?
  • ·         Oração: Eu preciso viver uma vida de oração. Existe algo sobre a oração que permite que você se torne menos e Cristo se torne maior. Tim Keller em seu incrível livro Prayer, afirma que “a grandeza da oração nada mais é do que uma extensão da grandeza e glória de Deus em nossas vidas”. Se você deseja experimentar a grandeza e a glória de Deus em sua vida, simplesmente ore.
  • ·         Não podemos abandonar instantaneamente todas as coisas que substituem Cristo, mas podemos orar para permitir que o Senhor seja tudo para nós, de modo que todas as outras coisas sejam gradualmente substituídas e diminuam.

 

Terceiro, podemos orar para ter comunhão com o Senhor de tal forma que permitamos que Cristo se entremisture a nós, permeando-nos e saturando-nos até que esteja completamente mesclado conosco.

 

Por fim, precisamos permitir que Cristo seja totalmente constituído em nós.

  • ·         Em Colossenses, Paulo falou pela primeira vez de Cristo estando em nós (1:27).
  • ·         Em seguida, ele falou de Cristo sendo a nossa vida (3:4) e, finalmente, de Cristo sendo “tudo em todos” (3:11), isto é, constituído em nós.
  • ·         Ele então nos deu uma maneira prática de permitir que Cristo se constituísse em nós ao dizer: “A palavra de Cristo habite em vós ricamente ...” (3:16).

 

Louvado seja o Senhor, porque podemos cooperar com a obra constitutiva de Cristo comendo, digerindo e assimilando diariamente Sua palavra viva.

  • ·         Ao permitirmos que a palavra de Cristo habite em nós ricamente, Cristo nos reconstitui consigo mesmo, para que seja formado em nós.
  • ·         João 6:35, 57 NVI 35Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. 57Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.
  • ·         Mateus 4:4 NVI 4Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”.

 

Finalmente, como o resultado de Cristo sendo formado em nós, nos tornaremos filhos maiores, herdeiros para herdar a bênção prometida por Deus e amadureceremos na filiação divina (Gl 3:14, 26, 29).

  • ·         Gálatas 3:14 Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé... 26Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus...29E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

 

2ª Parte – Tornando-se UM com Deus

14 palavras para transformar sua comunhão com o Senhor

 

Você já achou difícil ORAR? Você já sentiu falta de comunhão sincera com Deus?

  • ·         Acredito que a maioria de nós experimenta alguma dificuldade em entrar em comunhão íntima com o Senhor. Simplesmente não sabemos como passar tempo de qualidade com ele. Algumas de nossas orações podem ser mais como "enviar cartas para o céu". Mas, devemos buscar “intimidade” com o Senhor nas nossas orações à Ele, isto é, diálogo, não monólogo ou solilóquio; familiaridade, ao invés de formalidade, protocolo, ou ritual.
  • ·         Portanto, nesta 2ª. parte do estudo, irei abordar 14 palavras-chave que fornecem alguns princípios cruciais para transformar sua comunhão com o Senhor.

 

Espírito: “No espírito, busque a Sua face” e “Aprenda a tocá-Lo como o Espírito...”

  • ·         Primeiro, o órgão adequado para termos comunhão com Deus é o nosso espírito humano regenerado, a parte mais profunda do nosso ser (João 3:6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.).
  • ·         Este é o local único para termos comunhão com Deus.
  • ·         Em segundo lugar, o único objeto de nossa adoração é Deus, que é Espírito. Portanto, precisamos tocá-Lo como o Espírito (João 4:24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.).
  • ·         A questão fundamental da adoração é o contato do nosso espírito com o Espírito Santo.
  • ·         Devemos orar: "Senhor Jesus, volto-me com o meu espírito agora mesmo para te tocar como o Espírito."
  • ·         Apocalipse 1:9-10 “Eu, João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição, e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos (retirado, privado), por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo. 10Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta...”
  • ·         NVI: “No dia do Senhor achei-me no Espírito”

Busque - “Em espírito busque Sua face”; “Buscá-lo com confiança” - é uma questão de nosso coração.

  • ·         No Salmo 27, o Senhor disse: “Buscai o meu rosto”. O salmista respondeu: “O meu coração diz a ti: O teu rosto, ó Jeová, buscarei.” (Salmos 27:8).
  • ·         Devemos fazer desta a nossa oração: "Senhor, em meu espírito procuro a Tua face."
  • ·         A expressão - “em confiança” - significa de forma secreta ou privada, não deve ser divulgado a terceiros. Salmos 25:14 “O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança.”
  • ·         Precisamos de algum em segredo em busca do Senhor, como o sistema de raiz oculto de uma planta. É daí que vem o suprimento para nossa vida cristã - raízes ocultas.

 

Peça - “peça e ouça em Sua presença ...”

  • ·         Devemos também pedir, não principalmente pelas necessidades e desejos materiais, mas para ter comunhão com Ele, conhecê-Lo e ser cheio do Seu Espírito.
  • ·         Simplesmente ore: “Senhor, peço que se revele mais para mim hoje. Senhor, purifica-me e enche-me do Espírito. Conceda-me a graça de que preciso para este dia.”

 

Ouça - “Ouvindo com atenção a Ele; Fique impressionado com suas intenções e impressões…”.

  • ·         Você já considerou que uma oração adequada não é apenas pedir a Deus que faça as coisas por você, mas ouvi-lo, deixá-lo iniciar algo dentro de você?
  • ·         Nesse sentido, o pedido é uma espécie de indagação a Ele. Você pode perguntar: “Senhor, pelo que Tu queres que eu ore hoje? Devo simplesmente agradecer a Ti?" Então, você deve estar interiormente atento para ouvir com o seu espírito.
  • ·         Não desconsidere as inclinações que você sente no seu espírito.
  • ·         Quando você está com alguém que você realmente ama, você pode se contentar em simplesmente ouvir, porque você fica feliz apenas em estar na presença dela.
  • ·         Dica nº 1: para uma vida conjugal agradável, aprenda a ouvir...
  • ·         Estou me esforçando para aprender essa lição tanto na vida de casado quanto em meu relacionamento com o Senhor. É parte do amadurecimento...em ambos os relacionamentos.

 

Esperando - “esperando no lugar secreto”.

  • ·         Nosso verdadeiro lugar secreto é o nosso espírito. (Veja o ponto 1 acima com a tabela referenciada lá.)
  • ·         Em nosso espírito, pedimos e ouvimos em uma condição de espera.
  • ·         Receio que a maioria de nós somos "cidadãos micro-ondas" não sabemos esperar por nada. (Pelo menos, confesso que tenho dificuldade em esperar.)
  • ·         Esperamos que o Senhor seja como a internet, com respostas instantâneas.
  • ·         Desculpe, o Senhor é um Ser vivo com Seu próprio pensamento, sentimento e intenção...e tempo.
  • ·         Isaías 55:8-9 NVI 8“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor. 9 “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.
  • ·         Ele pode saber que, se nos der a resposta instantânea que buscamos, pegaremos a resposta e fugiremos. Mas Ele quer que fiquemos com Ele por mais tempo para que Ele possa infundir mais de Si mesmo em nós ... Então, Ele nos mantém dependentes. Ele é esse tipo de ser.

 

Aberto“Totalmente aberto por dentro”.

  • ·         Para ser abertos, precisamos nos esvaziar, ser pobres de espírito (Mt 5:3). Caso contrário, não há lugar em nós para o Senhor.
  • ·         Estamos ocupados, cheios de nossos próprios pensamentos e preocupações.
  • ·         Parte de nossa confissão ao Senhor é apenas expirar, esvaziar - tirar o velho “CO2 [o gás carbónico de nós mesmos] de nossos pulmões espirituais” para que abramos espaço para receber mais “O2” [oxigênio puro do Espírito] fresco.
  • ·         Devemos orar: "Senhor, abro meu espírito e meu coração para Ti agora."

 

Contemplando - “Com o teu rosto descoberto, contemplando, único, puro e genuíno”.

  • ·         O apóstolo Paulo disse: “Mas todos nós com rosto descoberto, contemplando e refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados ...” (2 Coríntios 3:18).
  • ·         É como Moisés na montanha de Deus, passando um tempo na presença de Deus para ser infundido com a glória de Deus.
  • ·         Este tipo de “contemplação” está na condição de ser único, puro e genuíno.
  • ·         “Senhor, faça de nós aqueles que são tão únicos, puros e genuínos que possamos te contemplar com um rosto descoberto.”

 

Toque“Aprenda a tocá-Lo como o Espírito ...”.

  • ·         A mulher com a hemorragia veio ao Senhor com fé. Simplesmente tocando em Suas vestes, ela foi curada (Marcos 5: 24-34).
  • ·         Também precisamos tocá-Lo em nosso espírito - não principalmente para a cura física, mental ou emocional, mas para a comunhão vivificante.
  • ·         A maneira mais simples que conheço de tocar o Senhor é invocar Seu nome: “Senhor Jesus! Senhor Jesus! Filho de Davi, tem misericórdia de mim"

 

Falando - “Não falando nada fingindo”.

  • ·         Precisamos parar todas as nossas orações pretensiosas. Essas orações estão apenas indo de um lado para o outro e desperdiçam nosso tempo. É melhor proferir uma frase que venha do coração, que você realmente queira dizer. O Senhor condenou a oração pretensiosa do fariseu que estava fazendo um show. Mas avaliou a oração de arrependimento do pecador que pediu ao Senhor que lhe fosse propício” (Lucas 18: 9-14).

 

 

Sentido - "Peça de acordo com o espírito, orando pelo sentido interno." (v. 4).

  • ·         Realmente precisamos aprender a seguir o sentido interno do nosso espírito.
  • ·         Somos apenas aprendizes nessa área. Esta é uma parte profunda da oração.
  • ·         Nossa parte mais profunda, nosso espírito, tem três funções - consciência, comunhão e intuição.
  • ·         Ao entrarmos em comunhão com o Senhor, precisamos ouvir nossa consciência para tudo o que precisamos confessar.
  • ·         Também precisamos seguir nosso sentido interior, nossa intuição (nosso senso direto de Deus) para o que está no coração do Senhor para orar.

 

Rendendo-se - “Rendendo-se a Ele por dentro”.

  • ·         Aqui está um preço à pagar. O Senhor conhece a condição do nosso coração, e Ele não abrirá Seu coração para nós além de nossa disposição de “nos submetermos a Ele por dentro”.
  • ·         Ele estaria desperdiçando Seu falar, Sua unção.
  • ·         Por que você contaria a alguém algo que está em seu coração, se você sabe que eles não estão dispostos a receber?
  • ·         "Senhor, conceda-nos uma vontade submissa que seja totalmente submetida a Ti."

 

Banhando-se - “Banhando-se em Seu semblante”.

  • ·         O banho não é algo rápido. Isso requer que permaneçamos no brilho da presença do Senhor.
  • ·         Em Sua comunhão íntima com Abraão, de forma misteriosa, sem mencionar o nome de Ló, Deus revelou o desejo de Seu coração; O propósito de Abraão ao se apresentar diante de Jeová era interceder por Ló (Gênesis 18:22 22 Os homens partiram dali e foram para Sodoma, mas Abraão permaneceu diante do Senhor.)
  • ·         Precisamos permanecer na presença do Senhor - não apenas desfrutá-Lo, comê-Lo, bebê-Lo e ter comunhão com Ele, mas "permanecer diante de Deus". Deus precisa de alguém que não apresse as coisas, mas esteja diante Dele e ouça o Seu falar.
  • ·         Ele não abrirá Seu coração desde o início de nossa conversa; muito provavelmente, como fazem os amigos, Ele nos falará isso e aquilo, e enquanto permanecermos em Sua presença, Ele não esconderá de nós o que está prestes a fazer.
  • ·         Deus precisa de um intercessor para o que está para fazer e para o Seu povo, e para isso Ele nos visita, passa um tempo conosco, fala conosco e se diverte conosco; entretanto, Ele deseja e até mesmo precisa que permaneçamos em Sua presença para que Ele nos revele Seu coração. Ele precisa estar confortável o suficiente conosco e confiar em nós a ponto de não esconder de nós o que está em Seu coração e o que Ele está prestes a fazer.
  • ·         Quando vemos o que está no coração de Deus, nossa reação será orar, interceder. Ele pode não dizer nomes, situações ou pessoas, mas falar algo "em código" (como foi no caso de Abraão), mas entenderemos do que Ele está falando e responderemos intercedendo.
  • ·         Deus não nos forçaria ou nos coagiria a fazer coisas para Ele ou “orar por Seu interesse e propósito”; antes, Deus quer ser nosso amigo, ter comunhão conosco, fazer uma refeição conosco, desfrutar de um bom tempo conosco e, então, simplesmente abrirá Seu coração para nós.

 

Saturado - “Saturado com Sua beleza”.

  • ·         O Salmo 16:11 diz: “Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.”
  • ·         A presença de Deus traz alegria plena, até transbordante. A alegria de Deus e Suas outras qualidades transbordam quando nos tornamos saturados Nele.
  • ·         A palavra saturar significa permear até que nada mais possa ser recebido, embeber completamente.
  • ·         Como ficamos saturados de Deus? Passando tempo com Ele, tomando tempo para se aquecer e mergulhar em Sua presença por meio de adoração, oração, a Palavra e jejum.
  • ·         Quando estamos na presença de Deus, ficamos lá e absorvemos por um tempo, esperando diante Dele para receber mais Dele. O objetivo é ficar até que estejamos correndo com a unção de Deus - até que estejamos cheios e não possamos receber mais.
  • ·         O que acontece depois? Transbordar! A unção e poder de Deus e Seu amor que recebemos transborda sobre os outros, tocando-os com a mesma unção com que Deus nos tocou.
  • ·         Salmos 23:5 identifica isso de unção de nossas cabeças com óleo para que nossas taças transbordem - estamos tão cheios Dele que não podemos mais conter.
  • ·         É quando descobrimos Deus como El Shaddai, o nome hebraico para Ele que significa que Ele é mais do que suficiente para tudo o que precisamos - mais do que o suficiente para atender a todas as necessidades.
  • ·         Malaquias fala desse tipo de transbordamento. Mal 3:10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.
  • ·         É bom orar: "Senhor, sature-me mais contigo na tua palavra hoje."

 

Irradie - “Irradie Sua excelência”.

  • ·         O resultado de passar esse tempo de qualidade com o Senhor é que nós, como Seus luminares, O irradiamos ou refletimos para os outros para que vejam Sua excelência em nós.

 

 

3ª Parte – Conhecendo a Deus

 

Ele me conhece?

 

Ele chama os seus ... pelo nome ... JOÃO 10: 3

 

Quando, infelizmente, o entendi mal? (ver João 20:11-18). É possível saber tudo sobre doutrina e ainda não conhecer Jesus. A alma de uma pessoa corre grave perigo quando o conhecimento da doutrina ultrapassa Jesus, evitando o contato íntimo com Ele. Por que Maria estava chorando? A doutrina não significava mais para ela do que a grama sob seus pés. Na verdade, qualquer fariseu poderia ter feito Maria de boba em termos doutrinários, mas uma coisa que eles nunca poderiam ridicularizar era o fato de que Jesus havia expulsado sete demônios dela (ver Lucas 8: 2); no entanto, Suas bênçãos não eram nada para ela em comparação com o conhecimento do próprio Jesus. “... ela se virou e viu Jesus parado ali, e não sabia que era Jesus ... Jesus disse a ela:‘ Maria! ’” (João 20:14, 16). Uma vez que Ele chamou Maria pelo nome, ela soube imediatamente que tinha uma história pessoal com Aquele que falou. “Ela voltou-se e disse-lhe:‘ Rabboni! ’” (João 20:16).

 

Quando duvidei teimosamente? (ver João 20: 24-29). Tenho duvidado de algo sobre Jesus - talvez uma experiência que outros testemunham, mas que ainda não experimentei? Os outros discípulos disseram a Tomé: “Nós vimos o Senhor” (João 20:25). Mas Tomé duvidou, dizendo: “A menos que eu veja ... não acreditarei” (João 20:25). Tomé precisava do toque pessoal de Jesus. Quando Seus toques virão, nunca sabemos, mas quando eles vêm, são indescritivelmente preciosos. “Tomé ... disse-lhe: 'Senhor meu e Deus meu!'” (João 20:28).

 

Quando eu O neguei egoisticamente? (ver João 21: 15-17). Pedro negou Jesus Cristo com juramentos e maldições (ver Mateus 26: 69-75), e mesmo assim, após Sua ressurreição, Jesus apareceu apenas a Pedro. Jesus restaurou Pedro em particular e depois o restaurou publicamente perante os outros. E Pedro disse-lhe: “Senhor ... tu sabes que te amo” (João 21:17).

 

Tenho uma história pessoal com Jesus Cristo? O único verdadeiro sinal de discipulado é a união íntima com Ele - um conhecimento de Jesus que nada pode abalar.

 

 

Seguidores dos Peixes e dos Pães

Durante o ministério terrenal de Jesus, havia aqueles que seguiam Jesus pelos seus milagres, suas maravilhas e prodígios. O seguiam pelos peixes e pelos pães e não necessariamente pelos princípios ou ensinamentos do Reino de Deus.

 

Joã 6:60-61  Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?  (61)  Mas, sabendo Jesus em si mesmo que murmuravam disto os seus discípulos, disse-lhes: Isto vos escandaliza?

 

Joã 6:66-69  Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele.  (67)  Perguntou então Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?  (68)  Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.  (69)  E nós já temos crido e bem sabemos que tu és o Santo de Deus.

 

Joã 6:63  O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.

 

Como, então, podemos "comer sua carne e beber seu sangue"?  (vs. 48-58) Através da obediência à Palavra!  "E o Verbo se fez carne..." (João 1: 14). Comer o Pão vivo significa receber a Cristo em nossa vida e unirmo-nos à Ele; há duas maneiras de unirmo-nos a Ele:

  1.   Crendo em sua morte (o sacrifício de seu corpo) e em sua ressurreição,
  2.   Consagrando-nos para viver como Ele ordena, na dependência de seu ensino para a nossa orientação e na confiança de que o poder do espírito Santo está e estará presente em nossa vida. "Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna" (João 5:24).

 

Joh 6:56  Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele. - Jesus não se referiu ao sangue em seu sentido literal, e sim alegórico; Ele se referia a sua vida, que deveria tronar-se a vida de seus discípulos, contudo custou eles conseguirem entender este conceito.

 

"As palavras que eu vos disse são espírito e são vida" (João 6: 63).

 

Os escribas que conheciam Jer 31:31-34, onde Deus diz que colocaria sua palavra em seus corações, teriam entendido o conceito de receber a Palavra de Deus no seu interior .

 

O resultado dessa mensagem foi a perda da maioria dos discípulos do Senhor. Eles voltaram para a velha vida, a velha religião e a velha situação desesperadora. Jesus Cristo é "o caminho" (João 14:6), mas eles não quiseram andar com Ele. Este foi nenhuma surpresa para o Senhor, porque Ele conhece os corações de todas as pessoas.

 

Quando Jesus perguntou aos seus 12 apóstolos se eles planejavam abandoná-lo também, foi Peter quem falou e declarou sua fé. Onde mais eles poderiam ir? "Tu tens as palavras da vida eterna." Pedro recebeu a mensagem! Ele sabia que Jesus estava falando sobre a PALAVRA e não sobre a carne literal e sangue.

 

O que estamos buscando? Ou melhor quem estamos buscando?

 

Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.  (69)  E nós já temos crido e bem sabemos que tu és o Santo de Deus.

 

Muitos do que seguiam Jesus tinham ido embora, tinham saído para outros. Quem está nos chamando? Tem muitas vozes que clamam por nossa atenção, para quem iremos nós?

 

Qual é o OBJETIVO da vida cristã? Se esquecermos disso, é provável que não alcançaremos esse objetivo. Pode-se afirmar em várias formas, mas em nosso texto, o apóstolo Paulo resume muito bem o que deve ser nosso objetivo:

 

O objetivo da vida cristã é CONHECER A CRISTO e ser como Ele.

 

É isso, não é?! O cristianismo não é, definitivamente, uma religião de regras e rituais que devemos trabalhar em manter, a fim de subir a escada para o céu. Pelo contrário, é uma crescente relação pessoal com o Cristo vivo e Senhor Jesus Cristo, que resulta em nossa conformidade crescente nEle. Nosso objetivo é conhecê-Lo e ser como Ele.

 

Flp 3:8  Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do CONHECIMENTO de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.

 

1.      O objetivo da vida cristã é conhecer a Cristo.

 

Jesus disse a mesma coisa quando Ele orou: "E esta é a vida eterna: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17: 3).

 

A vida Cristã é primariamente um RELACIONAMENTO CRESCENTE com o infinito Deus que se revelou por meio do Senhor Jesus Cristo.

 

Tal como acontece com todos os relacionamentos, ele começa com uma ENCONTRO inicial ou uma introdução.

  • ·         No caso de Paulo, que não foi uma introdução prevista ou educada, pelo menos do ponto de vista dele! Ele não buscava pelo Cristo, indagando sobre qual a forma de como ele poderia se tornar um cristão. Longe disso!
  • ·         "Respirando ameaças e mortes", ele estava a caminho para Damasco para prender homens e mulheres que eram seguidores de Jesus, quando de repente uma luz do céu brilhou ao seu redor.
  • ·         Ele caiu no chão e ouviu uma voz dizendo: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" Ele respondeu: "Quem és tu, Senhor?" O Senhor disse: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues" (veja Atos 9: 1-6). Assim, Paulo CONHECEU o Senhor Jesus Cristo ressuscitado.

 

Temos diferentes experiencias.

  • ·         Se nós fomos ao redor da sala e perguntasse aos maridos e esposas para contar como eles se conheceram seu companheiro, iríamos ouvir muitas histórias diferentes.
  • ·         Alguns se conheceram na adolescência; outros foram mais adiante na vida.
  • ·         Alguns foram à procura de um companheiro na época em que conheceu seu parceiro; outros não estavam buscando ninguem.
  • ·         Alguns se conheceram, mas as coisas não desenvolveram entre eles por muitos meses ou mesmo anos. Outros se conheceram e as coisas decolaram como um foguete.
  • ·         Para alguns, foi amor à primeira vista; para outros, uma longa amizade levou ao romance e casamento.
  • ·         Mas para todos, você começou um relacionamento pessoal com o seu companheiro e por causa disso a sua vida tomou um novo rumo que ele nunca teria tomado se não tivesse conhecido.

 

É o mesmo com o seu relacionamento com Jesus Cristo.

  • ·         Sua introdução ao Senhor Jesus pode ter sido muito diferente do que Paulo.
  • ·         Você pode ter encontrado Cristo como uma criança pequena, criado em um lar cristão. Ou, você pode tê-lo encontrado mais tarde na vida.
  • ·         Pode ter sido uma situação traumática, onde, em um momento de crise você chamou por ele e foram salvos.
  • ·         Pode ter sido menos dramática, de modo que você não pode sequer lembrar o momento exato ou lugar.
  • ·         Mas uma coisa é certa: Se você é verdadeiramente um cristão, você conheceu Jesus Cristo pessoalmente. Você não apenas sabe sobre ele; você o conhece. Você pode dizer com Paulo que Ele é "Cristo Jesus, meu Senhor".

 

Desde que conhecemos a Jesus, nossas vidas tem tomado um "novo rumo"?

 

Creio que quando Jesus entrava na sala que só sua presença mudava completamente o ambiente. Creio que ele chamava atenção e que as pessoas ficavam olhando para ele com alguma expectativa. Creio que seu olhar era todo incluso e penetrante até a alma.

 

Você pode saber muito sobre alguém sem conhecer a própria pessoa.

  • ·         Conheço Billy Graham porque li sua biografia e o vi pregar na TV.
  • ·         Eu li alguns livros que escreveu.
  • ·         Eu sei um pouco sobre sua esposa e sua educação como uma criança missionária na China.
  • ·         Mas eu não conheço Billy Graham de verdade porque eu nunca tenho sido apresentado a ele e não temos uma relação pessoal.

 

Tornar-se cristão exige que você conheça algumas coisas sobre Jesus Cristo.

  • ·         Você precisa conhecer quem Ele afirmava ser, O Deus eterno em forma humana.
  • ·         Você deve saber algumas das coisas que Ele fez e ensinou.
  • ·         Você precisa entender que Ele morreu na cruz por seus pecados, e que Ele ressuscitou corporalmente dentre os mortos.
  • ·         Mas, além desses fatos, é preciso conhecer a Cristo pessoalmente.
  • ·         Essa relação começa no momento em que você reconhecer que os seus pecados fazem separação entre você e Deus e que você precisa de um Salvador.
  • ·         Você também percebe que não pode salvar-se de julgamento de Deus através de seus esforços ou boas obras. Então, deixando de lado todo o mérito humano, você precisa invocar o Senhor para ser misericordioso com você com base nos méritos da morte de Jesus.
  • ·         O objeto de confiança para entregar-se a Deus muda de você para Cristo. Aqui encontramos salvação. É você conhecendo Jesus pessoalmente.

 

Nos versos 4-6 do texto, Paulo fez uma lista de todas as coisas que ele usou para se orgulhar-se:

  • ·         Um membro circuncidado da raça escolhida, um hebreu de hebreus, fariseu, zeloso e justo.
  • ·         Então ele passou a dizer que à luz do encontro com Cristo que ele considera agora tudo isso sem valor.
  • ·         Ele se afastou do que ele alcançou, e sua mente está agora absorvida com a excelência do conhecimento de Cristo.
  • ·         "Por favor, eu imploro, não deixe que suas mentes concentrem em apenas o que você fez", ele está dizendo. "Se essa é a sua religião - o que você tem experimentado, o que você tem atingido, o que a sua igreja faz - então eu temo por sua compreensão do cristianismo. O que é absolutamente crucial é isso: CONHECER A CRISTO ".

 

Você começa com Cristo. Isso é onde você começa, com este grande Alpha. Apo 22:13 ARC1995  "Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro."

  • ·         Ele diz: "Eu sou a porta." Você está em nenhum lugar a menos que tenha passado por aquela porta.
  • ·         Nós estamos falando sobre o Jesus Cristo da Bíblia, prometido no Antigo Testamento (Gen. 3.15) e revelado no Novo Testamento. O Cristo dos apóstolos, que gravou suas palavras, suas reivindicações e ações e nomes para que os homens possam conhecê-lo.
  • ·         Portanto, não estamos falando de um slogan, e nem de qualquer Cristo, mas do SALVADOR revelado.
  • ·         Cristo é a sua primeira respiração.
  • ·         Ele é o primeiro degrau da escada.
  • ·         Ele é a sua primeira resposta quando Deus fala com você.
  • ·         Ele é o seu fundamento, a pedra angular e sua esperança.
  • ·         Ele é a sua energia para te levar onde você está hoje, para onde você quer estar.
  • ·         Ele é o mapa para guiá-lo e o protetor para mantê-lo na viagem.
  • ·         Para visualizar isso é fé salvadora.
  • ·         Um vem a Deus, não pelas obras, e não pelo trabalho, e nunca pelo fazer.
  • ·         Temos de parar de fazer, e olhar primeiramente para a suprema grandeza de Cristo, e confiar-se a ele.
  • ·         Assim é como ganhamos Cristo e ser encontrado nele.
  • ·         Essa é a fé que há em Cristo. A justiça pura está nele; há toda a injustiça em você, e você precisa sair de sua injustiça e para sua justiça. Sua cruz levou a nossa injustiça e seu amor nos dá a sua própria justiça.

 

 Como em qualquer relacionamento, uma vez que vocês se conhecerem, você deve cultivar essa relação.

  • ·         Se você encontrar a garota dos seus sonhos, mas depois nunca mais se veem, você não terá um relacionamento com ela.
  • ·         Você deve passar algum tempo juntos, conhecer uns aos outros através de conversa e troca de experiências.
  • ·         Você aprende sobre sua história, sua família, seus gostos e desgostos, suas esperanças para o futuro, etc.
  • ·         Se você fazer algo para ofendê-la, você pede-lha perdão e aprendam a trabalhar com as dificuldades de uma forma harmoniosa.

 

É a mesma coisa em um relacionamento pessoal com Cristo.

  • ·         Ela exige o cultivo e isto requer tempo.
  • ·         Nunca cessa de surpreender-me como um homem e mulher jovem pode estar extremamente ocupado, mas quando eles se encontram e as coisas cliquem entre eles, de repente, eles podem encontrar muitas horas a cada semana para estar juntos.
  • ·         O que estavam fazendo para preencher todas aquelas horas antes? Fosse o que fosse, é deixado de lado para que possam prosseguir este novo relacionamento.

 

Você costuma arranjar tempo para passar com o Senhor?

  • ·         Com certeza é fácil para que o primeiro amor se esfrie, e o tempo entre você e o Senhor fica espremido para fora com outras coisas.
  • ·         Aí torna-se o seu dever de ter um tempo a sós, de modo que você pegue sua Bíblia, caneta e papel, lendo rapidamente um capítulo no dia para manter o diabo a distância. Mas não tem nenhum amor neste gesto.
  • ·         Você não está procurando conhecer Cristo de uma forma mais íntima. Você não está abrindo o seu coração a Ele, para que Ele possa confrontá-lo e purificá-lo e torná-lo mais semelhante a Ele. Não há nenhuma aproximação, nenhuma intimidade.

 

2.      O objetivo na vida cristã é para ser como Cristo.

 

O resto dos versos 10 e 11 mostra os componentes e direção da mudança que vai junto com conhecimento de Cristo.

 

A.    Para ser como Cristo requer conhecer o poder da sua ressurreição.

 

Paul veio a conhecer o poder do Senhor ressuscitado quando ele foi derrubado na estrada de Damasco. Mesmo que nem todas as conversões são tão dramáticas como o de Paulo, todas as conversões exigem o mesmo grande poder do Senhor Jesus Cristo ressuscitado, porque todos eles exigem a Deus para levantar o pecador da morte espiritual para a vida espiritual .

 

Efs 2:4-6  ¶ Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,  (5)  e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,  (6)  e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;

 

A nossa conversão é o maior milagre de todas!

 

Outras Escrituras comparam a conversão com o abrir dos olhos dos cegos para que possam converter-se das trevas à luz; e, para entregar cativos do domínio de Satanás para o reino de Deus (Atos 26:18; Col. 1:13).

 

Ats 26:18 ARC1995  para lhes abrires os olhos e das trevas os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em mim.

 

Col 1:13-14 ARC1995  Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor,  (14)  em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;

 

Estas não são coisas que podem ser realizadas através da persuasão humana ou através de um programa de auto-ajuda. Eles exigem o mesmo PODER de Deus que ressuscitou Jesus dos mortos.

 

Esse mesmo poder da ressurreição é necessária para sustentar o crente enquanto ele caminha na vitória sobre o pecado. Paulo ora para os Efésios (1:19-20), que eles sabem "o que é a suprema grandeza do seu poder para nós que cremos [que é] de acordo com a força do seu poder, que Ele trouxe em Cristo, quando Ele o ressuscitou dentre os mortos .... " Ele ora por estes mesmos cristãos (Ef. 3: 16-17) que Deus "iria conceder-lhe, de acordo com as riquezas da sua glória, a ser corroborados (fortificar, reforçar) com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite em seus corações através da fé."

 

Em Romanos 8:11, ele explica: "Mas se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, Aquele que ressuscitou Cristo Jesus dentre os mortos também dará vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita." Ele quer dizer que o Espírito Santo, cujo poder era necessário para derrotar Satanás, levantando Jesus dentre os mortos, habita em cada crente para nos dar poder sobre o pecado interior. Nós experimentamos esse poder à medida que caminhamos cada momento rendido e na dependência da habitação do Espírito Santo. Se vivemos vidas derrotadas, é seguro dizer que não estamos vivendo na dependência do Espírito Santo.

 

Gál 5:16  Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.

 

Temos de aprender a viver experimentalmente no poder da ressurreição de Cristo.

 

B.     Para ser como Cristo requer conhecer a comunhão de Seus sofrimentos.

 

Nosso Salvador veio a sofrer por nossos pecados na cruz. Todo o seu ministério foi marcado pelo mal-entendido, oposição, traição e morte. Enquanto nós nunca podemos entrar em Seus sofrimentos, da mesma forma que Ele sofreu na cruz, há um sentido em que nunca podemos ser como Ele, se não passamos pelo sofrimento e aprendemos a confiar nossas almas ao fiel Criador, fazendo o que é certo, o correto.

 

1Pe 4:19  Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem.

 

1Pe 2:21-23  Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,  (22)  o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca;  (23)  pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente,

 

1Pe 4:13  pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.

 

Rom 8:17-25  ¶ Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.  (18)  Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.  (19)  A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus.  (20)  Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou,  (21)  na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.  (22)  Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.  (23)  E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.  (24)  Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?  (25)  Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.

 

2Co 1:5  Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo.

 

Hebreus 5:8 faz a declaração surpreendente que Isso não significa que Jesus era desobediente e teve que aprender a ser obediente através do sofrimento "Jesus aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu." Isso significa que Ele nunca tinha experimentado o teste de obediência até que sofreu. Seu sofrimento por nossos pecados na cruz foi o teste final de sua submissão à vontade do Pai. Se queremos ser como Ele, devemos também aprender a obedecer a Deus através do sofrimento.

 

Ao contrário de Jesus, temos a força poderosa do pecado interior para enfrentar. Deus usa o sofrimento para queimar a escória e nos purificar. Mas, temos de cooperar com Ele, humilhando-nos sob a Sua poderosa mão quando passamos por provações, confiando na Sua soberania sobre o nosso sofrimento, e lançando todas as nossas preocupações Nele.

 

1Pe 5:6-11  Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,  (7)  lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.  (8) ¶ Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;  (9) resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.  (10)  ¶ Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.  (11)  A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!

 

Companheirismo aponta para aproximação ou intimidade.

  • ·         Embora alguns de nós cristãos brasileiros sabem disso, aqueles que sofrem por causa da sua fé em Cristo conhecem uma intimidade especial com ele.
  • ·         Quando Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram jogados na fornalha ardente por se recusar a curvar-se diante de ídolos de Nabucodonosor e quando ele olhou e viu não três homens, mas quatro, andando no fogo (Dn. 3:25). Eu acredito que o quarto era Jesus Cristo, que estava com eles na hora da provação. Eles conheciam a comunhão dos seus sofrimentos.

 

Paulo conhecia essa comunhão. Quando ele estava pregando em Corinto corrupto, ele estava com medo. O Senhor apareceu-lhe numa visão, e disse: 9"Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; 10porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade. "(Atos 18: 9-10).

 

C.    Para ser como Cristo requer estar conformado à sua morte.

 

Esta frase está relacionada com "a comunhão dos seus sofrimentos" e brota da mesma ideia.

  • ·         Mas também tem uma outra dimensão, que Paulo descreve em muitos outros     lugares, o de morrer para o pecado e a si mesmo através da cruz de Cristo.
  • ·         Quando confiamos em Cristo, somos colocados "em Cristo", o que significa que somos identificados com Ele na Sua morte e ressurreição.
  • ·         Mas, temos de viver por experiência o que é verdadeiro ao nosso respeito posicionalmente.
  • ·         Em Gálatas 2:20 Paulo afirma: "Já estou crucificado com Cristo; e já não sou eu que vivo, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim"
  • ·         Em Colossenses 3:5, apenas depois de explicar como é que morreram e foram  ressuscitados com Cristo (3:1-4), ele nos exorta a mortificardes (i.e. "fazei morrer") os membros do nosso corpo em relação a vários pecados (também Rom. 6:1-11 comparação com Rm 8:13).

 

Tome sua cruz

  • ·         Isto é o que Jesus quis dizer quando disse que quem segue a Ele deve negar a si mesmo, tome a sua cruz diariamente (Lucas 9:23).
  • ·         Jesus sempre viveu ao negar a tentação de viver em seu próprio poder ou para seus próprios fins. Ele viveu apenas para fazer a vontade do Pai.
  • ·         Na medida em que aprendemos a morrer para si mesmo e do pecado por ser conformado à Sua morte, com a mesma intensidade podemos crescer para ser como Ele.

 

Para concluir, esses versos querem dizer, que o processo de santificação será concluída.

  • ·         Nós vamos ser como Ele, totalmente sem pecado, para compartilhar em Sua glória por toda a eternidade

 

(Rom 8:17-21   Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.  (18) Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.  (19) A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus.  (20) Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou,  (21) na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus... (30) E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.;

 

Rom 9:23  a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão,

 

João aplica esta maravilhosa verdade, "Todo aquele que tem esta esperança nele purifica a si mesmo, assim como Ele é puro" (1 João 3:2, 3).

 

Nossa Meta

Então essa é a nossa meta, a conhecer Jesus Cristo e se tornar mais e mais semelhantes a Ele.

  • ·         É essa a sua meta? Se for, você deve ter pensado sobre isso na semana passada.
  • ·         Você já reparou que quando você compra um carro novo, de repente se vê aquela marca de carro em todos os lugares?
  • ·         Se você estabelecer diante de ti, a cada semana, este objetivo, conhecer a Cristo e ser como Ele, você vai ver oportunidades em todo o lugar para aplicá-la.

 

Você terá tentações em que você precisará confiar no poder da Sua ressurreição.

  • ·         Você terá de enfrentar tribulações em que você chegará a conhecer a comunhão dos seus sofrimentos.
  • ·         Você vai encontrar irritações onde você deve aprender a ser mais conforme à sua morte.

 

Veja tudo isso como uma oportunidade para conhecer a Cristo e para lembrá-lo que ele está te preparando para o grande dia, quando Ele vier e você será ressuscitado, i.e., arrebatado em glória com Ele por toda a eternidade. Essa é a nossa meta!