>
 

Fruto - Qual é que Você Produz?

Texto: Gálatas 5:19-24

            "Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus." (vv. 19-21)

            "Mas, o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. E, os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências." (vv. 22-24)

Definição das Obras da Carne

Prostituição:  ato ou efeito de prostituir(-se), atividade institucionalizada que visa ganhar dinheiro com a cobrança por atos sexuais e a exploração de prostitutas, meio de vida principal ou complementar de prostitutas e prostitutoso, conjunto dos indivíduos que se prostituem, estilo de vida de prostitutos e prostitutas, vida devassa, desregrada; libertinagem.

Impureza: falta de pureza, de limpidez, qualidade, estado ou condição de impuro; poluição, caráter, estado daquilo que é alterado pela presença de corpos, elementos, estranhos, falta de pudor, de castidade; imoralidade, impudicícia, impuridade, ausência de asseio, de limpeza; imundícia.

Lascívia: qualidade ou caráter de lascivo, (que ou o que se inclina aos prazeres do sexo, à sensualidade, à voluptuosidade; libidinoso, lúbrico), caráter do que está marcado pela sensualidade ou do que produz a propensão para a sensualidade; impudicícia. 

Idolatria: culto que se presta a ídolos, amor excessivo, admiração exagerada.

Feitiçaria: Ocultismo, obra de feiticeiro, bruxaria, falso

Inimizades: falta de amizade; ódio, indisposição, malquerença

Contendas: ato de contender, luta, combate, guerra, altercação, rixa, discussão; discórdia

Ciúmes: estado emocional complexo que envolve um sentimento penoso provocado em relação a uma pessoa de que se pretende o amor exclusivo; receio de que o ente amado dedique seu afeto a outrem; zelo, medo de perder alguma coisa 

Iras: intenso sentimento de ódio, de rancor, ger. dirigido a uma ou mais pessoas em razão de alguma ofensa, insulto etc., ou rancor generalizado em função de alguma situação injuriante; fúria, cólera, indignação

Facções: grupo de indivíduos partidários de uma mesma causa em oposição à de outros grupos, bando ou partido insurreto, partido político, fração dissidente de um partido

Dissensões:  falta de concordância a respeito de (algo); divergência, discrepância, estado de litígio; desavença, conflito, disputa, característica daquilo que discrepa; oposição

Partidos: que se partiu; quebrado, fragmentado, dividido em partes.

Invejas: sentimento em que se misturam o ódio e o desgosto, e que é provocado pela felicidade, prosperidade de outrem, desejo irrefreável de possuir ou gozar, em caráter exclusivo, o que é possuído ou gozado por outrem.

Bebedices: vício da embriaguez, estado de bêbedo; bebedeira.

Orgias: festividade na qual se sobressaem atos de euforia, excesso de, bebidas,desregramento e libertinagem; bacanal, qualquer reunião que se caracterize pela lubricidade, pela orgia sexual entre mais de duas pessoas; bacanal, esbórnia, pândega, suruba, estado de desgoverno, desorientação; anarquia, bagunça, confusão, tumulto.

            Coisas semelhantes a estas...

Definição do Fruto do Espírito

            Nota em primeiro lugar que é fruto do Espírito.

            Vai se produzir automaticamente se você está realmente cheio do Espírito Santo.

            Não precisa se esforçar caso não  está com a plenitude do Espírito habitando no seu ser.

 Amor:   Refere-se a I Coríntios 13:4-7, 13

Gozo: ato de gozar; satisfação, prazer, estado que resulta da satisfação de uma atividade física, moral ou intelectual.

Paz: relação entre pessoas que não estão em conflito; acordo, concórdia, relação tranqüila entre cidadãos; ausência de problemas, de violência.

Longanimidade: virtude de se suportar com firmeza contrariedades em benefício de outrem; magnanimidade, generosidade, paciência, resignação com que se suportam contrariedades, malogros, dificuldades etc.

Benignidade: qualidade ou virtude do que é benigno.

Benigno: cuja índole é boa; de bom caráter; benévolo, humano, bondoso, que é cortês, prestativo, no tratamento com os outros, complacente, generoso, benevolente.

Bondade: qualidade de quem tem alma nobre e generosa, é sensível aos males do próximo e naturalmente inclinado a fazer o bem; benevolência, benignidade, magnanimidade.

Fidelidade: característica, atributo do que é fiel, do que demonstra zelo, respeito quase venerável por alguém ou algo; lealdade, constância nos compromissos assumidos com outrem, compromisso que pressupõe dedicação amorosa à pessoa com quem se estabeleceu um vínculo afetivo de alguma natureza: exemplo = fidelidade conjugal.

Mansidão: qualidade ou condição do que é manso, brandura de gênio ou de índole; brandura na maneira de expressar-se; doçura, meiguice, suavidade, ausência de agitação, de pressa, de inquietação, de ferocidade; serenidade, tranqüilidade, brandura.

Domínio próprio: Este é um dos pontos mais importantes. Muitos pensam no domínio, mas a Bíblia não se refere ao domínio de outros, mas o domínio se si próprio. Devemos notar que Paulo disse que contra estas coisas não há lei!