>
 

Uma Expectativa De TransformaĆ§Ć£o

 

Texto:  Efésios 4:17-24 (23-24)

 

Introdução: O objetivo de Deus para as nossas vidas é transformação. Não é riqueza, nem prosperidade. Não é uma casa nova ou um melhor emprego. O propósito de Deus é trazer mudança em nosso caráter e nas nossas atitudes. Deus trabalha 24 horas, 7 dias por semana, 365 dias por ano com uma expectativa de transformação na sua vida. E Deus é paciente. Ele é longânimo, mas persistente. No entanto, esta transformação somente acontece na medida da minha permissão, da minha entrega à Sua vontade. Efésios 4:23-24 ensina a necessidade de estar sempre mudando para o melhor. Implica à renovação e à obra de regeneração. Esta passagem foi escrita à igreja e aqueles a quem Paulo considerava crentes. Portanto, mediante essa exortação, aprendemos:

1.  É necessário que o homem seja renovado para ser salvo;

2.  É lícito exortar crentes para serem renovados. Eles precisam de renovadas forças todos os dias;

3.  Que é uma obrigação cristã buscar renovação, um dever imposto;

4.  Que os homens tem habilidade natural e suficiente fazer mudanças do velho homem para o novo homem, ou não poderiam ser exortados a tal proeza.

 

I.  Temos Uma Expectativa de Transformação?

a)  Vemos claramente nas seguintes passagens que Deus espera transformação e busca regeneração:

Ezequiel 36:26  Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.

 

João 3:3-5  Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.  (4)  Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?  (5)  Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

 

II Coríntios 3:2-3  Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens,  (3)  sendo manifestos como carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração.

 

II Coríntios 5:17  Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

 

Tito 3:4-5  Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens,  (5)  não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo,

 

b) Pedro escreveu desta expectativa de transformação no crente:

 

II Pedro 1:3-8  visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude;  (4)  pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.  (5)  E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,  (6)  e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade,  (7)  e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor.  (8)  Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

c)  Mas, será que nós esperamos e exigimos de nós mesmos? Exigimos dos outros, mas será que temos uma expectativa maior para o outros do que para nós?

i)   Como pastor desejo ver transformação nos membros da igreja;

ii)  Como pais queremos ver transformação nos nossos filhos;

iii) Como nação esperamos ver mudanças para o melhor na comunidade social, econômica e política;

iv) Mas, quais exigências impunho na minha vida para transformação?

v)  Vs. 23 diz, “e vos renoveis no espírito do vosso entendimento...”

(1)  Transformação acontece no âmbito dos nossos pensamentos, desejos e emoções.

 

II. Demarcações de Espiritualidade

a)  No primeiro século, rabinos escreviam muito sobre circumcisão, leis dietéticos e o guardar do Sábado. Isso parece estranho, porque nenhum rabino devoto diria que estes assuntos eram cêntricos na lei de Moisés. Ele sabiam que o princípio da lei era, Deuteronômio 6:4-5  Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor.  (5)  Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. Então por que escrever sobre estes três assuntos?

i)   Porque eram altamente visíveis, relativamente práticas superficiais, que tinham como propósito distinguir entre aqueles que pertenciam ao judaísmo e aqueles que não faziam parte do grupo.

ii)  Demarcações das sub-culturas:

(1)  Motoqueiros (cabelos compridos; cor da moda: preta; tecido: couro; marcação de pele: tattoos)

(2)  Skinheads (cabeças rapadas, camisetas pretas, piercings, tattoos)

(3)  Punk (música típica: rock punk; cabelo coloridos e exóticos; tattoos em todo corpo)

iii) A mensagem de Jesus era uma que falava diretamente aos desejos mais profundos do coração humano para não ser simplesmente pertencente a uma sub-cultura religiosa mas ser transformado em uma nova criatura.

(1)  Jesus concentrava no centro da vida: o coração da vida espiritual (pensamentos, desejos e emoções)

(2)  Com respeito a lei dizia: “Ama Deus, e ama seu próximo.”

(3)  Criou uma maneira diferente de identificar quem era filho de Deus: “Eles amam a Deus, e eles amam o povo que são tão importantes para Ele?”

iv) Quais demarcações nós temos criado? Demarcações mudam com o tempo, de geração em geração. Mas, os princípios de Deus são eternos.

v)  Jesus enfatizou constantemente o centro da pessoas: amor por Deus e amor pelas pessoas, criaturas de Deus. I João. 4.20-21

 

3)  A Distorção de Espiritualidade

a)  O padrão na vida do crente é saber se amamos a Deus e ao próximo. Isto está ao centro da vida. Estamos indo em direção ao centro da vida ou afastando-nos dele? Mateus 22.37-40; Marcos 12.30

i)   Os religiosos dos dias que Jesus andou na terra, estavam mortos para o amor e fora do Reino de Deus. Enquanto que os publicanos e prostitutas, que ficavam muito longe do padrão da sub-cultura religiosa da época, mas que tinham se arrependido, se convertido e se orientado no amor à Deus, estavam, de fato, no Reino de Deus.

ii)  A ironia da época: Os “justos” eram mais prejudicados por sua “justiça” que o pecadores por seus pecados.

b) É importante entendermos o significado de verdadeira espiritualidade:

i)   Sou autêntico? Julgo as pessoas? Sou distante dos outros? Estou cansado da busca por crescimento na minha vida? Estou medindo minha espiritualidade de maneira superficial? O que é importante é saber que tipo de pessoa estou me tornando a ser?

 

I João 2:6  aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.