>
 

De Derrota para Vitória e Bênção

Leitura: II Crônicas 7:11-22

                                                         Texto: II Crônicas 7:14

A.   E se o meu povo que se chama pelo meu nome... (v. 14)

1.     Freqüentemente nós nos orgulhamos, dizendo que somos o povo de Deus e que nós nos chamamos por seu nome, e por isso Deus tem certa obrigação para conosco.

2.     Freqüentemente é esquecido que Israel foi chamado pelo nome do Senhor, mas esta nação fez o que não agradou a Deus, portanto sofreu as conseqüências das suas transgressões, sofrendo terrivelmente nas mãos dos seus inimigos.

3.     Ninguém tem uma posição privilegiada ao ponto de não poder desagradar a Deus e perder o contato íntimo com Ele, e necessitar cumprir o resto deste versículo

4.     Nunca podemos acatar apenas uma parte de um versículo e ignorar o restante.

B.   Se humilhar... (v. 14)

1.     Isto é algo difícil até para pessoas pobres, sem recursos financeiros, todavia essencial para todos. Pessoas pobres podem ser tremendamente soberbos, até mais do que quem tem uma vida sem preocupações financeiras.

2.     É, no entanto um pré-requisito para conseguir audiência com o Senhor e estabelecer um relacionamento íntimo com Ele.

3.     Veja a instrução da Palavra de Deus: “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” (Tiago 4:10) É a única maneira para ser exaltado diante de Deus e também diante dos homens.

4.     Pedro também, de costumes arrogantes aprendeu a se humilhar e passa para nós o seguinte conselho: “Humilhai-vos pois debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte...” (I Pedro 5:6)

5.     Lembra-se do fariseu e o publicano ambos que foram à casa de oração. O fariseu com palavras de orgulho lembrava Deus das suas obras que no seu pensar colocavam ele em posição privilegiada com Deus. Não recebeu a justificação. O publicano humilhou-se, orou cabisbaixo, pedindo misericórdia da parte de Deus e foi para casa justificado. Que grande lição!

6.     O dobrar de joelhos para orar é para ser símbolo de humildade, mas não é necessariamente o caso. Vemos na Palavra de Deus que muitos oraram em pé, no entanto oraram com humildade.

7.     Pedro ao encontrar com Jesus a beira do Mar da Galileu, prostrou-se aos pés de Jesus, e pediu perdão por ter o negado. Recebeu o perdão. 

8.     Veja quem é que Deus resiste: “Antes dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes.” (Tiago 4:6)

9.     Na era do Antigo Testamento e o Tabernáculo e o Templo, somente o sumo sacerdote podia entrar na presença do Senhor e somente uma vez por ano. A morte de Jesus resultou abrindo o caminho para qualquer um e em qualquer momento estar na presença de Deus. Devemos aproveitar esta grande oportunidade.

C.   E Orar... (v. 14)

1.     O Antigo Testamento é repleto de exemplos de pessoas de todo espécie que receberam respostas às orações feitas de acordo com a vontade de Deus.

2.     Da mesma forma o Novo Testamento nos dá exemplo após exemplo de orações respondidas.

3.     O problema normalmente não é questão se Deus vai ou não vai responder às orações do seu povo, mas se o seu povo vai realmente orar.

4.     Precisamos também aprender orar de uma forma correta que vai atingir o alvo. Jesus disse para não usar vãs repetições, mas é isto que se ouve tão freqüentemente nas orações do povo de Deus.

5.     A oração deve incluir a confissão de nossos pecados. (I João 1:9)

6.     A oração deve incluir também um exame de si mesmo. (I Coríntios 11:28)

7.     Devemos orar em termos específicos, pedir algo específico, expressar nossos desejos a Deus de uma forma lógica e coerente.

8.     Devemos orar por pessoas especificamente, usando os nomes das pessoas e relatando as necessidades de cada um.

9.     Não se esquece da importância da oração, lembrando que existem pessoas que não tem quem ora por elas. Você ser aquela pessoa que levanta os nomes destas pessoas a Deus, pedindo a sua salvação.

D.   Buscar a Minha Face... (v. 14)

1.     Depois de meditar muito acerca desta expressão, creio que Deus me mostrar que isto significa o buscar de um relacionamento muito íntimo com o Senhor.

2.     Quem sabe que o melhor exemplo disto é Maria, irmã de Marta que ficava sentada aos pés de Jesus, em vez de se estressar com as tarefas de casa. Jesus disse que ela escolheu a melhor parte.

3.     Infelizmente muitas pessoas se satisfazem com um relacionamento à distância, em vez de um de intimidade.

4.     A razão porque muitos casamentos não dão certos é por não terem uma base de profundo conhecimento do cônjuge; que foram baseados apenas em interesse, beleza física, vantagens quaisquer e etc.

5.     Notamos que os ditos discípulos (seguidores) de Jesus que tiveram interesse somente nas vantagens não permaneceram, com Ele, e aparentemente faziam parte da multidão que clamava pela crucificação Dele.

6.     Buscar a face do Senhor é algo que leva tempo. Alcançar intimidade com o Senhor não pode ser adquirida com apenas poucos minutos de oração.

7.     Pessoas tendem reclamar das dificuldades que aparecem nas suas vidas, mas de certa forma é a única maneira pela qual Deus pode nos obrigar a buscá-LO até alcançar a intimidade que Ele quer ter conosco.

E.    Se Converter dos Seus Maus Caminhos... (v. 14)

1.     Agora, a coisa principal... Conversão de verdade.

2.     Não é meramente uma questão de formalmente cumprir os exercícios nos itens acima.

3.     Deus exige uma conversão de alguma coisa para alguma coisa.

4.     No Dia de Pentecostes a multidão queria sabe como escapar à ira vindoura do Senhor. Pedro respondeu: “Arrependei-vos...” (Atos 2:38) O arrependimento significa a conversão, a saída de um estilo de vida, de uma maneira de pensar para se agarrar com Deus unicamente.

5.     Para outra multidão Pedro repete basicamente as mesmas palavras: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos...” (Atos 3:19)

6.     Para um convertido que transgredir a conduta de um cristão, Filipe disse: “Arrepende-te pois dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração... (Atos 8:22)

7.     O arrependimento não é para certa faixa da sociedade. Veja o que Paulo anunciou para o povo daquela época: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam...” (Atos 17:30)

8.     “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro 3:9)

9.     O arrependimento/conversão é o tema principal da Bíblia e não pode ser ignorado, pois acarretará a nós as prometidas punições.

 

Após cumprir nossa parte neste plano de Deus, poderemos começar esperar que Deus cumpra o que prometeu. Isto será tratado em uma mensagem posterior. Temos que lembrar que não podemos colocar a ‘carroça na frente dos bois’.