>
 

O Que VocĂȘ Fez Com Jesus?

         “E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falsos testemunhos; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.” (Marcos 10:17-22)

         A questão não é o que eu fiz com a igreja, ou com o pastor. A questão é o que você ou eu temos feito com Jesus. Considera bem as histórias que seguem, pois diferentes pessoas fizeram coisas diferentes com Jesus. Há pouco para duvidar que você, amado ouvinte, cabe em uma das categorias que mencionarei na mensagem que segue.

 

I.                  Você É Semelhante À Multidão Que Virou As Costas Para Jesus?

         “Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.” (João 6:66)

A.   Alguns andavam com Jesus simplesmente porque era algo novo que animava e tinha o sabor de um espetáculo.

B.   Alguns andavam com Jesus por causa dos pães, peixes, curas e outros milagres.

C.   Alguns andavam com Jesus até que sua doutrina se tornou difícil para eles aceitarem, ou o ensinamento Dele interferia com o estilo de vida deles.

 

II.               Você É Semelhante a Simão Pedro Que Negou Conhecer Jesus?

         “...E Pedro seguia-o de longe.” (Lucas 22:54)

A.   Pedro se gabava que morreria por Jesus. (Lucas 22:33 e Mateus 26:35)

B.   Pedro se esquentava junto ao fogo na companhia dos inimigos de Jesus. (Lucas 22:55)

C.   Pedro praguejou e afirmou nem conhecer Jesus. (Mateus 26:74)

 

III.           Você É Semelhante a Zaqueu Que Levou Jesus Para Casa?

“E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.” (Lucas 19:3) (Leia a história em Lucas 19:1-10)

A.   Zaqueu era de pequena estatura e desprezado por ser Judeu e trabalhar para os Romanos na coleta de impostos. (Lucas 19:2)

B.   Zaqueu, apesar de ser homem rico e de certa posição elevada entre o povo, ainda subiu numa árvore para poder ver Jesus. (Lucas 19:4)

C.   Zaqueu por ser convencido que Jesus tinha o que lhe faltava na sua vida convidou e levou Jesus para sua casa. (Lucas 19:5) Você tem levado Jesus para casa?

 

IV.           Você É Semelhante à Pecadora Que Regou Os Pés de Jesus Com Lágrimas e Os Secou Com Seus Cabelos?

         “E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça, e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com ungüento.” (Lucas 7:38)

A.   Jesus estava na casa de um fariseu, homem religioso e líder entre o povo, e provavelmente homem bem de vida.

B.   Jesus teve seus pés regados com as lágrimas de uma mulher pecadora. (Por ter acesso à casa, alguns estudiosos avançam a idéia, não provada, que a mulher era filha do fariseu.)

C.   Ela secou os pés de Jesus com seu próprio cabelo, beijou os pés e os ungiu com ungüento cheiroso. Por este ato Jesus e a mulher foram muito criticados e até condenados.

 

V.               Você É Semelhante a Judas Que Traiu Jesus?

         “E desde então buscava oportunidade para o entregar.” (Mateus 26:16)

A.   Jesus profetizou acerca de Judas: “...Bom seria para esse homem se não houvera nascido.” (Mateus 26:24) Você tem traído Jesus? Este versículo pode ser aplicado para você?

B.   Jesus foi traído por seus inimigos. (Mateus 26:49) Você traiu Jesus para os inimigos da cruz de Dele?

C.   Jesus foi traído e vendido por trinta moedas de prata, o preço de um simples escravo. Você tem traído Jesus por um troco de nada, por momentos de prazer, por ter vergonha Dele, por não ser popular ser crente?

 

VI.           Você É Semelhante a Pilatos Que Ofereceu Barrabás Em Troca de Jesus?

         “Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo?” (Mateus 27:17)

A.   O que é que você, sim, você acha de Jesus? Não importa o que sua família acha, o que seus amigos pensam, o que seu namorado (a) ou cônjuge pensa; pois a decisão é pessoal, e importa somente o que você pensa e qual ação tomará para confirmar sua opinião de Jesus.

B.   O que você vai fazer com Jesus? Foi mostrado através desta mensagem o que outros têm feito em relação a Jesus, bem como o resultado das suas decisões. Hoje pode ser o dia da decisão mais importante da sua vida, pois vai responder no seu coração o que vai fazer com Jesus. Zaqueu teve aquela única oportunidade para conhecer Jesus, pois Jesus nunca mais passou por aquela cidade, e ele a aproveitou e achou salvação para ele e todos da sua casa. Como vai ser com você hoje?