>
 

A Responsabilidade do Amar

Leitura: Êxodo 20: 6, Deuteronômio 5:10, 7:9, 7:12, 10:12-13, 11:1, 11:22-25, 30:16-20, Josué 22:5, Daniel 9:4, I João 5:2-3 e Judas 21

Texto: Deuteronômio 7:9, 11:1 e Josué 22:5

Introdução: Parece que uma das coisas que os membros da sociedade moderna querem ignorar ou esquecer é a responsabilidade. Muitos esquecem a sua responsabilidade em relação ao seu cônjuge, aos seus filhos, empregadores, vizinhos, colegas, amigos e etc. Vivemos uma sociedade que quer, de modo geral, ser desculpada de toda e qualquer responsabilidade. E, isto é mais notável quando se trata de um relacionamento com Deus. Nenhum relacionamento dará certo quando há responsabilidade em um lado apenas. Existe responsabilidade de nosso lado tanto quanto existe no lado de Deus.

Freqüentemente se vê um adesivo nos vidros de carros que declara que “Deus É Fiel”. É natural esperar que Deus seja fiel, pois afinal de tudo, Ele é Deus. Parece que querem até exigir fidelidade da parte de Deus, se assim fosse possível. Mas, ao exigir disto de Deus, a grande maioria da raça humana nem imagina que há uma responsabilidade enorme da nossa parte também; e esta é que sejamos responsáveis, fiéis e obedientes em relação a Deus.  Em outras palavras, existe uma responsabilidade da nossa parte neste relacionamento com Deus. É necessário lembrar que Deus é soberano, totalmente autônomo, e que não é um “papaizinho” que existe exclusivamente para providenciar nossos desejos, apesar de serem necessidades de verdade. Deus espera, e até exige, algo da nossa parte para que Ele se sinta na obrigação de cumprir suas promessas para conosco. Ele espera a nossa fidelidade e obediência, bem como indícios de que nós nos sentimos responsáveis de cumprir seus mandamentos, ordenanças, estatutos e leis, e o fazer com amor para com Ele e seus mandamentos, bem como fazer de todo o nosso coração e toda a nossa alma, e não por constrangimento.

I.                   Foi Deus Que Iniciou O Amor

A.    “Nós amamos, porque ele nos amou primeiro” (I João 4:19) Da mesma forma que crianças aprendem amar por ser amadas, nós aprendemos a amar quando temos entendido, e nos empenhado de compreender o grande amor de Deus para conosco. O amor de Deus para com a raça humana começa ser muito óbvio desde o Jardim do Éden, pois, Deus, em vez de matar o casal que tão terrivelmente falhou em relação às ordens dEle, e criar outro casal, providenciou meios de salvação para eles e o mundo inteiro. Poderemos amar a Deus, e os outros seres humanos, quando entendemos melhor e mais perfeitamente o grande amor de Deus para conosco.

II.                O Amar A Deus Incluiu O Guardar Dos Seus Mandamentos

A.    “Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é que é Deus, o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia, até mil gerações, aos que o amam e guardam os seus mandamentos.” (Deuteronômio 7:9) Note bem que as palavras “amam e guardam” referem-se aos mandamentos de Deus, e não propriamente a Deus. É interessante que Deus até exige que nós desenvolvamos um amor para com os seus mandamentos. A tendência do ser humano é de rebelar-se contra leis, mandamentos, estatutos, e etc. Reconhecemos nisto a grande necessidade de receber uma real transformação divina. Somente assim poderemos chegar ao ponto de poder cumprir o que Deus mandou escrever na sua Palavra. Assistimos estarrecidos enquanto pessoas que se dizem ser crente ou cristão jogar fora as leis, mandamentos e estatutos de Deus. Israel do Antigo Testamento fez isto com freqüência, para depois reclamar do castigo de Deus, sofrido justamente por causa da sua desobediência. Lendo o livro de Juízes, e vendo tão nitidamente o desenrolar das coisas, ficamos muito preocupados com o andar de pessoas que hoje fazem parte da igreja.

B.     Amarás, pois, ao Senhor teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, os seus estatutos, os seus preceitos e os seus mandamentos, por todos os dias.” (Deuteronômio 11:1) No versículo anterior lemos que era necessário amar os mandamentos de Deus. Agora lemos o mandamento do Senhor para amar a Ele. E, não é apenas um amor fingido demonstrado ao assistir cultos, participar de corais e até do ministério, mas é um amar a Deus, um guardar das suas ordenanças, estatutos, preceitos e mandamentos todos os dias.

C.     “Tão somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, servo do Senhor, vos ordenou: que ameis ao Senhor vosso Deus, andeis em todos os seus caminhos, guardeis os seus mandamentos, e vos apegueis a ele e o sirvais com todo o vosso coração e com toda a vossa alma.(Josué 22:5) Note bem o que Josué falou com o povo de Israel pouco antes de entregar a liderança do povo e morrer.

a) “Tende cuidado” foi a palavra de alerta para o povo. Infelizmente poucos hoje em dia estão dando muito cuidado à sua vida espiritual, no agradar a Deus com sua maneira de viver.

b) “Guardar com diligência”. Para muitos é normal guardar seus próprios interesses em vez de se preocupar com os mandamentos de Deus. E, deve-se notar que é para guardar com diligência.

c) Deus deu uma ordem e não uma mera sugestão, e pode crer que há uma grande diferença.

D.    Note bem os deveres mencionados no final do versículo

1.      Amar ao Senhor

2.      Andar em todos os seus caminhos e não nos seus próprios caminhos (Provérbios 14:12)

3.      Guardar os seus mandamentos. (II Coríntios 6:17) Lembra-se que um dos mandamentos é de ser um povo separado. Este foi o problema de Israel durante todo o tempo da sua história no livro de Juízes. O desejo de ser igual às nações em volta fez com que Israel falhava no seu dever para com o Senhor. A nação foi obrigada sofrer terrivelmente o castigo de Deus por causa da sua desobediência. Homens e mulheres de Deus hoje em dia estão temendo que um castigo de Deus haja de cair sobre a igreja por causa da sua aproximação ao mundo; seu desejo profundo para ser aceito pelo mundo, ser igual na vaidade, vestimenta e etc. para não destacar mais como “geração eleita” e povo exclusivo de Deus. (I Pedro 2: 5 e 9)

4.      Apegar-se a Deus. Esta palavra é usada na versão Melhores Texto e é uma forma que indica o que deve de ser o nosso relacionamento com Deus, a forma com a qual ficamos intimamente ligados com Ele e totalmente desligados do mundo seus costumes, religiões, vaidades, imoralidades e etc.

5.      Servir a Deus. Não é para servi-lo de acordo com nossas idéias, maneira de pensar, tempo, conveniência e etc. É um servir de todo o coração e com toda a alma. (Deuteronômio 4:29)

III.             O Amar A Deus Incluiu O Amar A Nossos Irmãos

A.    “Se alguém diz: Eu amo a Deus e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão. (I João 4:20-21) Bem, falamos, amar a Deus, tudo bem, mas este negócio de ser obrigado de amar meus irmãos, sejam de parentesco ou da igreja é passar os limites, pois vocês não sabem o que sofri por causa destas pessoas. Mas uma vez vemos a necessidade de ter a transformação de vida que só precede de Deus, e de estar cheios do Espírito Santo, que é o poder de Deus que opera em nós para fazer Sua vontade. (Filipenses 2:13)

B.     “Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” (Apocalipse 1:3) É o ler da Palavra de Deus que nos coloca a par daquilo que é realmente a vontade de Deus para nós. Deus nos deu Sua Palavra para ser lida. A Bíblia não é um amuleto que dá boa sorte ao ser carregado debaixo do braço. Só tem poder em nossas vidas a medida que é gravada em nossos corações indelevelmente. (Salmos 119:11) Veja também como Jesus venceu o diabo pela Palavra. (Mateus 4:1-11) Nunca seremos desculpados de obedecer a vontade de Deus alegando que não sabíamos. O guarda de transito não desculpa ninguém que alega não conhecer as leis do trânsito.

IV.             O Amar Incluiu O Suportar De Todas  Coisas

A.    Leia I Coríntios 13:4-7 O amor que Deus pode colocar em nossos corações pode:

1.      Ser sofredor

2.      Não se irritar

3.      Sofrer tudo

4.      Crer tudo

5.      Esperar tudo

6.      Suportar tudo, até o castigo de Deus. (Hebreus 12:6)

V.                O Amar Incluiu O Amar Da Vinda De Jesus

A.    “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.(II Timóteo 4:8) Amar a Deus indica que gostaríamos de estar com Ele. De modo que devemos desejar ardentemente a vinda para buscar Sua igreja e nos estabelecer permanentemente no lugar que preparou para nós. Amar a Deus deve provocar dentro de nós uma saudade dele apesar de nunca O ter visto. Deus deve poder sondar nossos corações e saber que há um desejo alojado fortemente em nós faz-nos dizer como João, o amado do Senhor: “Amem; vem, Senhor Jesus.” (Apocalipse 22:20)

Philip D. Walmer