>
 

Seja Exemplo

I Pedro 5:3

“...nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes tornando-vos modelos do rebanho.” (I Pedro 5:3 Atualizada)

“...nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho.” (I Pedro 5:3 Melhores Textos)

Dominador = Que ou o que domina; que ou o que detém o poder, a autoridade, que ou aquele que tem um caráter autoritário e procura dominar.

Modelo = Representante típico de uma categoria. Ex.: ele é o m. perfeito do pai de família. Protótipo. Maquete.

Exemplo = Tudo que pode ou deve ser imitado; modelo. Ex.: o exemplo deve vir dos mais sábios. Fato ou acontecimento de que se deve tirar uma lição de vida,

 

I.                   O Ministro Deve Servir De Exemplo Para Sua Esposa.

A primeira pessoa que o ministro vai pastorear é a sua esposa. Para ela poder o respeitar ele tem a obrigação de ser um cristão de verdade em tudo que faz dentro e fora do lar. Ele jamais poderá pregar para a congregação com a esposa presente sabendo que ela sabe que ele não vive, nem pratica o que ele pregar para os outros. Se ele pregar que Deus tem o poder para libertar dos hábitos da carne e ele ainda tem vícios carnais, ele se torna hipócrita e sua mensagem se torna sem valor para sua esposa. (Cita versículos)

II.                O Ministro Deve Servir De Exemplo Para Sua Família.

Devem ser aplicadas as mesmas regras nesta área que falamos acerca da esposa. Mas, existe uma grande diferença. A esposa normalmente vai encobertar coisas para proteger seu esposo. Mas os filhos não têm este conceito, e às vezes falam coisas na pura inocência que desabonam o caráter do pai diante de membros da igreja. (Cita versículos)

III.             O Ministro Deve Servir De Exemplo Para Os De Fora Da Igreja.

Paulo se preocupou, e muito, com o comportamento do ministro com as pessoas do lado de fora da igreja. Como é que o ministro poderá esperar ganhar pessoas do mundo se ele é conhecido como brigão, cara fechada, mal humorado, pouco amigável, mau pagador de contas, que usa linguagem torpe, que sempre vira a cabeça quando uma mulher bonita aparece, que escuta e participa de piadas de mau fama, entre outras coisas semelhantes. “Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio e no laço do Diabo.” (I Timóteo 3:7 Melhores Textos)

IV.            O Ministro Deve Servir De Exemplo Para Os Membros Da Igreja.

É totalmente inaceitável que o ministro prega para a congregação que pastoreia uma coisa, um padrão de vida, e pratica e vive totalmente diferente. (Refere-se novamente ao texto do estudo.) Os membros precisam um bom exemplo de alguém no qual podem se espelhar.

Deve ser exemplo:

·         Na oração

·         No jejum

·         No comportamento dentro e fora da igreja

·         No dar e dizimar

·         Na conversação

·         Na fidelidade a Deus em tudo

·         Na fidelidade doutrinária (não vacilante)

·         Na humildade (Leia João 13:15)

·         Na amizade, bom humor, alegria, gozo e etc.

“Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca, pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje, quando maltratado não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, carregando ele mesmo em seu corpo...” (I Pedro 2:21-24)

V.                O Ministro Deve Servir De Exemplo Para Outros Ministros.

O ministério pode ser fortalecido de moda geral, quando cada um serve de exemplo para os demais. Cada ministro deve estar sempre dizendo para consigo: “Eu preciso ser um exemplo para meus colegas do ministério.” (Cita o exemplo de quando estive no meu escritório observando enquanto um jovem pregava e eu o vi usado meus gestos, expressões em etc. Foi um alerta para mim, que sem pensar estava sendo um exemplo, ou para o bem ou para o mal.)

VI.            O Ministro Deve Servir De Exemplo Para Pretendentes Ao Ministério.

Entre outros, um marco notório de um ministro do evangelho sucedido, não é a qualidade de seu oratório, nem o tamanho da congregação que pastoreia, mas se ele, no decorrer dos anos de seu ministério, consegue pelo fato simples de cumprir tão bem a chamada de Deus, incentivar jovens e outros homens, e até moças e mulheres, da igreja venham a desejar também servir a Deus com servo dele, passando assim de observantes para servos de Deus de verdade. O ministro só pode conseguir isto se ele é de fato um bom exemplo, como expliquei no item IV.