>
 

O Mistério da Piedade

 

"Evidentemente, grande é o mis­tério da piedade: Aquele que foi manifes­tado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na gló­ria." (I Timóteo 3:16)

Mistério significa enigma, segre­do. É necessário que seja desvendado, descoberto.

Aquele que se manifestou em car­ne foi Jesus, o Todo-Poderoso. Para en­tendermos como isto se realizou temos que aprender este requisito: Os seres es­pirituais são invisíveis, mas possuem a capacidade de transmutação isto é, se tor­narem visíveis se apresentando em cor­pos celestes (gloriosos, luminosos, translúcidos) ou corpos terrestres (huma­nos). Ao ser espiritual que assume a for­ma humana dizemos que ele se materiali­zou.

Muitos anjos, com a permissão de Deus já apareceram materializados e fo­ram vistos por inúmeros personagens Bí­blicos. O Deus Todo-Poderoso é o maior ser espiritual existente e como tal possui a capacidade de transmutação a fim de se tornar visível.

Na encarnação, Ele desceu e se transmutou ao nível da matéria invisível, entrando em Maria com todos os elemen­tos para formar um feto. Daremos um exem­plo para uma melhor compreensão: Tome­mos certa quantia de água num recipiente e o coloquemos numa chama acesa, após algum tempo encontraremos o recipiente vazio, a água evaporou, se rarefez, sumiu... chegou ao nível da matéria invisível.

Quando o verbo se fez carne, ele não tomou nada de José, nem de Maria. Ele trouxe consigo todos os elementos para formar o feto e a placenta para se nutrir por nove meses. Ele só usou o ventre de Maria e mais nada.

"Sem pai, sem mãe, sem genealogia ..." (Hebreus 7:3), o corpo e sangue de Jesus são o corpo e o sangue de Deus (Atos 20:28). Ele foi obra do Espírito. Vis­to em forma humana é chamado Filho de Deus, mas em sua essência (espiritual) é o próprio Pai.

Ao orar ao Pai, Ele orava a sua pró­pria essência (espírito) e ao falar do Pai falava de sua própria essência (espírito).

Ele disse a Filipe, "Quem me vê a mim, vê o Pai" João 14:9. "Abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado en­tre os homens, pelo qual importa que se­jamos salvos": JESUS.

Alimentar-se do corpo e do san­gue de Jesus significa alimentar-se do Espírito Santo, pois foi o resultado da transfiguração do Espírito. "Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, ..."(João 6:54).

"Eu sou o pão que desceu do céu" (João 6:41).

"O verdadeiro pão do céu é meu Pai (Espírito) quem vos dá" (João 6:32).

Juraci Folador Voltolini