>
 

Onde Deus Está Na Tua Vida?

Aconteceu há alguns anos, numa cidade do Rio grande do Sul. O filho morava com sua mãe, que era viúva. Dos pais o rapaz herdara uma pequena marcenaria. Trabalhava muito, sua pretensão era tornar-se rico e desfrutar à sua maneira a vida. Deus para ele já não existia mais. Para a Palavra de Deus, os cultos, a oração não tinha tempo. Gozava daqueles, que como a própria mãe, viviam voltados a Deus, observando seus mandamentos, mas algo o deixava irrequieto.

Certo domingo o jovem estava em sua oficina iniciando mais um dia de trabalho. Sua mãe preparava-se para assistir ao culto, e o convidou mais uma vez. "Não preciso disto", exclamou: "Isto é para os fracos, os velhos."

Passados alguns dias entrou o pastor na marcenaria: "Meu jovem, você precisa de Deus. Coloque sua vida em ordem. Volte à igreja." E a resposta veio imediatamente, apontando para sua serra circular: "Este é o meu deus, deste deus eu preciso, ele me ajuda, nada mais quero nem preciso."

Estando trabalhando com seu deus, no dia seguinte, resvalou, caiu exatamente em cima dele, e enquanto para um lado caía o corpo, para o outro lado caía a cabeça. Seu deus o havia decepado.

Por isso a Bíblia adverte: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." E ainda: "Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureceis os vossos corações."

Este jovem confiou no seu deus, e ele o destruiu. Se Deus nos deu uma promessa, isso não é razão para sairmos pisando nos outros na tentativa de buscar a realização dela. A seu tempo Deus mesmo cumprirá a mensagem que nos deu. Antes precisamos passar algumas provas. E não tentemos escapar delas. O Senhor espera da parte de cada um de nós a seguinte disposição:

"Senhor, quero fazer tudo à tua maneira. A promessa veio de ti, e confio em que tu mesmo a realizarás."

Como devemos agir quando cremos que Deus nos chamou para ser missionários, mas nosso cônjuge não quer nem ouvir falar disso? ou se somos uma espécie de arrimo de família? O que devemos fazer? Desistimos da promessa que Deus nos deu? Se Deus de fato está nos chamando, ele irá usar-nos sejam quais forem as circunstâncias. Ele quer que o sirvamos fielmente, mesmo que nos ocupemos com uma tarefa insignificante se comparada ao que poderíamos realizar caso as circunstância fossem diferentes. Se ele nos chamou para ser missionários em outro lugar, podemos, por exemplo, começar trabalhando em nosso próprio bairro, cooperando com um ponto de pregação, fazendo visitas, ou qualquer outro tipo de serviço cristão. Uma vez comprovada nossa fidelidade, Deus começará a operar e modificar as circunstâncias que impedem que vamos para o lugar onde ele nos quer. E quando afinal chegarmos lá, estaremos mais bem preparados.

Dez anos atrás, um homem de nome Mark sentiu que Deus o chamava para ser missionário na China. Na ocasião era muito difícil um ocidental conseguir visto de entrada na China como turista; e rnais ainda como missionário. Mas ele confiou em Deus, e começou a tomar medidas práticas para preparar-se. Foi a uma biblioteca pública e tirou algumas fitas de um curso de chinês, e se pôs a estudar o idioma. Além disso, leu todos os livros que pôde sobre a vida na China.

Alguns anos depois, as portas do país começaram a abrir-se, e Mark já se encontrava preparado, pronto para seguir para lá. Inscreveu-se junto ao governo chinês para dar aula de inglês no país. Foi aceito e enviado para uma das províncias distantes. Hoje ele ainda está lá. Goza de livre acesso aos dormitórios dos estudantes onde dá estudos bíblicos à noite. Com isso, tem conseguido levar muitos dos seus amigos alunos a um relacionamento vital com Jesus Cristo. Se Mark não tivesse sido fiel e não tivesse tomado a iniciativa de preparar-se quando ouviu o chamado de Deus, talvez hoje não estivesse fazendo o que faz na China.

A fidelidade é como a dobradiça de uma porta. É um acessório muito pequeno, mas sem ela nenhuma porta, por maior que seja, pode ser aberta. Quando somos fiéis naquilo que Deus nos fala no presente, estamos como que apresentando-lhe uma dobradiça com que ele pode escancarar a porta do futuro para nós. No reino de Deus, a fidelidade é uma virtude extremamente valiosa.