>
 

A Forma Bíblica de Evangelização

 

"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. " Atos l:8

"Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação: porque ai

de mim se não pregar o evangelho!" I Coríntios 9:16

"Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores,

dos quais eu sou o principal. " I Timóteo 1:15

 

A.        A Forma Bíblica é Individual

1.         A chamada para a salvação é individual. Abraão foi chamado para ser pai de uma grande nação, de uma forma individual; Abraão e Sara tiveram apenas um só filho legítimo. (Gênesis 12:1-2; Hebreus 11:8; Gênesis 21.)

2.         Ele se tornou o Pai de uma grande nação, mas estas pessoas foram acrescentadas "Um por um ao Reino".

3.         Deus não criou muitos homens de uma só vez, mas de um só fez toda a raça humana. (Atos 17:26).

4.      Chamou Moisés enquanto este trabalhava para o seu sogro Jetro, sacerdote de Midiã, no lado Ocidental do deserto, no Monte Horebe. Esta palavra só nos diz algo profundo. (Êxodo 3.) Isaías encontrou o Senhor enquanto estava só, ali Deus o chamou, (Isaías 6:1-8).

 

B.     A Forma Bíblica do Novo Testamento Foi Feita da Mes­ma Forma

1.         Jesus chamou os seus discípulos de uma forma individu­al. (Mateus 4:18-22; 9:9; Lucas 18:1-10; João 1:43-53). O bom Obreiro é aquele que você ganha individualmen­te.

2.         Jesus foi aceito por indivíduos e não por multidões. João 6:66-67 "À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?" Deus não chamou nações nem multidões para servir, mas sim indivíduos. "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ain­da estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar"Atos 2:38-39.

3.  A maior mensagem de toda a Bíblia foi pregada a um só homem. Nicodemos (João 3). Existe três tipos de campa­nhas:

            a.   Campanha de Avivamento - Pessoas irão receber o Espírito Santo.

            b.  Campanhas de Evangelização - Pessoas se convertem.

            c.  Campanha de Curas Divinas e Libertações - Pessoas irão receber a cura e a libertação dos demônios.

                        Nós não somos contra curas e libertação de demônios, estamos a favor das pessoas serem libertas e curadas, mas não estamos a favor de usar a cura divina como isca, pois, isto é anti-bíblico, pois só a Palavra de Deus é a semente e a isca para ganhar almas para o Senhor Jesus.

                        Você não vai conseguir ganhar pessoas da alta sociedade, usando campanhas de curas divinas. Pessoas que vem para Igreja porque foram curadas, sempre estarão contando a bênção recebida e esquecem de testificar da Palavra de Deus, pois é exatamente o que acontece ao mundo religioso hoje "Conta a bênção irmã". Nós somos diferentes, Ester 3:8, "Então, disse Hamã ao Rei Assuero: Existe espalhado, disperso entre os povos em todas as províncias do teu reino, um povo cujas leis são diferentes das leis de todos os povos e que não cumpre as do rei; pelo que não convém ao rei tolerá-lo."

4.         Outro grande exemplo de evangelismo pessoal está em João 4:6-12.

                        Depois de ouvir a palavra através de Jesus, ela foi chamar os seus patrícios, e os levou a Jesus. Sempre aqueles que nós ganhamos pessoalmente irão procurar levar os seus da mesma forma a Cristo.

                        Vamos ver o resultado daquele evangelismo pessoal: Filipe foi até Samaria e pregou. Os Samaritanos cre­ram, e foram batizados. Pedro e João foram até Samaria oraram para que eles recebessem o precioso Dom do Espírito Santo (Atos 8:4-17). Todo este avivamento partiu do testemunho daquela mulher que foi convertida individualmente através da mensagem de Jesus Cristo junto ao poço de Jacó.

5.     A libertação do Gadareno (Marcos 5:1-20). Depois de liberto ele teve de realizar algo contra sua vontade, ir até os seus familiares e contar tudo o que Deus tinha feito em sua vida. Lucas 8:39, "Volta para casa e conta aos teus tudo o que Deus fez por ti. Então, foi ele anunciando por toda a cidade todas as coisas que Jesus lhe tinha feito. "

6.     A chamada de Saulo foi individual. Contudo fez um grande trabalho, mas no princípio trabalhou com indiví­duos e pequenos grupos (Atos 9). Em Atos 19, os doze discípulos de João Batista. Em Atos 16, o carcereiro de Filipo, e Lídia a primeira convertida na Europa. Em Atos 18:24-28, a conversão de Apolo ao Evangelho da Verda­de.

 

C.    O Segredo na Pesca com Rede e Anzol

l .         Com qual arma nós matamos mais peixes de uma só vez? Tem um ditado popular que diz "Que tudo que cai na rede é peixe", mas não é. Com a rede você pega quanti­dade grande de peixes, mas existe um detalhe verdadei­ro; eles não foram pegos porque algo lhe foi oferecido? Eles vem contra a sua vontade. Vem peixe na rede que ainda não estão prontos para comer, e o mercado não acei­ta peixe que não tenha peso.

2.         O anzol pesca o peixe com isca ao passo que não é neces­sário usá-lo na rede. O peixe pego através do anzol, não é pego contra a sua vontade. Ele não quer nem saber o que está lhe esperando, ele quer mesmo é comer a isca, tem isca que você pega uma qualidade de peixe ao passo que não pega a outra qualidade.

                        Mateu s 17:27, "vai ao mar, lança o anzol, e o pri­meiro peixe que fisgar, tira-o". O peixe pego através do anzol tem um grande valor para o pescador. Este peixe que Pedro pescou tinha o que o Senhor procurava. Mateus 18:11 "Porque o Filho do Homem veio salvar o que es­tava perdido. "

3.         Temos de evangelizar e de conservar também. Manter o resultado, guardar com o maior carinho, continuar a obra encetada, fazê-la durar, resistir e se fortalecer até o fim. Porque o indivíduo é salvo do pecado e não em pecado.

4.         Há três coisas que Um Pastor tem de fazer sempre:

            a.        Procurar as ovelhas

            b.        Conhecer as ovelhas

            c.        Alimentar as ovelhas do grande rebanho do Se­nhor.

            O evangelismo será permanente (Romanos 10:14-15). Ai de mim se não pregar o evangelho! (I Coríntios 9:6). Coríntios 9:22, "Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns."

D.        A História de Uma Visão

                        "Eu vi o Pai assentado sobre o seu trono real e de um lado e de outro do trono, vi os grandes anjos Uriel, Rafael, Miguel e Gabriel. Ante o trono, vi um outro anjo, o anjo do livro. Ao seu lado estava um mortal. Quem é este que trou­xeste e quais as suas obras sobre a terra? perguntou o Rei. Ó Rei, este homem foi um grande inventor que fez brilhar luz nos caminhos dos homens, pelo mundo inteiro. Então, disse o Rei, deixa o subir aqui e ficar ao lado de Uriel. O anjo da Luz. E o homem subiu e ficou de pé ao lado de Uriel.

                        E o anjo trouxe outro homem perante o trono. Quem é este e quais as suas obras sobre a terra? Este homem foi um grande filósofo que pensava os seus pensamentos depois de ti. E o Rei para ele disse: Deixa o subir e ficar ao lado de Rafael, o anjo da razão. E o homem subiu ao lado de Rafael.

                        O anjo trouxe um terceiro mortal perante o trono. Quem é este e o que fez ele na terra? Este foi um grande patriota que, pela sua espada, libertou o seu povo da mão dos seus inimigos. Deixa o subir e ficar de pé ao lado de Miguel, o anjo da espada. Ele subiu e ficou ao lado de Miguel.

                        E o quarto mortal veio perante o trono. Quem é este e quais as suas obras que ele praticou na terra? Este homem foi um grande cantor que cantou os santos louvores a Deus, hi­nos que ainda se canta na Igreja de Deus. E o Rei disse, Dei­xa o subir e ficar de pé ao lado de Gabriel, o anjo dos santos cânticos. Ele subiu e foi para o lado de Gabriel.

                        E o anjo trouxe outro perante o trono. E pensei de quem seria e porque estava ele perante o trono. Não havia na sua pessoa nenhum sinal de grandeza humana, e nos seus olhos, nenhum brilho de gênio. E o Rei disse: Quem é este e o que ele fez na terra? O anjo olhou o seu livro e disse, Este ga­nhou uma alma para Cristo. E não ouviu o que disse o Rei no trono porque todo o céu explodia com um grande louvor, anjos e arcanjos, serafins e querubins e toda hoste dos redimidos, todos regozijando-se por causa de uma alma que foi redimida. Provérbios 11:30 "O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio."

 

Philip D. Walmer