>
 

Servir A Sua Própria Geração

 

Texto: Atos 13:36

“Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção.” (Versão Atualizada)

 

“E Paulo disse ainda: — Na verdade, Davi, no seu tempo, cumpriu os planos de Deus. Depois morreu, foi sepultado ao lado dos seus antepassados e apodreceu na sepultura.” (Versão NTLH)

 

I.              À Sua Própria Geração

O ministério de Davi foi ao mesmo tempo relevante e contemporâneo. Ele ministrou em sua geração, para sua geração. Ele serviu aos propósitos de Deus – que são eternos e imutáveis – em sua geração, que foi o contexto de sua própria época. Ele serviu com abnegação em sua própria época.

A.           O que isso tudo significa? Significa que cada um pode servir somente a sua própria geração. É impossível servir uma geração anterior a sua porque você ainda não terá nascido. É impossível servir a geração posterior a sua por que você terá morrido. Portanto, te sobra o que você tem e onde você está sem poder acrescentar um côvado sequer a cota da sua vida. Posto isso, só uma coisa falta dizer. A nossa vida é como que subir degraus de uma escada. Os anos vão passando, as vontades vão sendo reprimidas para se alcançar algo mais elevado conforme todos dizem que é certo, ético, politicamente correto e moralmente perfeito. Daí depois de você ter vivido para fazer o que te mandaram fazer você alcança a maturidade da vida e descobre que a sua escada estava na parede errada.

 

II.          Fazer o Serviço Enquanto É Dia

A.           João 9:4 – “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.”

B.            A noite pode te encontrar dormindo, sem nada feito.

C.            Josué não parou até derrotar o povo, e Josué venceu foi de dia, pois ele sabia que de noite não teria êxito.

D.           Quando a igreja abandona a batalha de oração. Oração é a arma defensiva para empurrar as portas do inferno. No Getsêmani é o retrato da igreja de hoje. Enquanto Jesus derramava o seu coração no fogo da mais renhida batalha, vertia sangue, os onze dormiam pesadamente. Dezenas de vezes lemos nos evangelhos “vigiai” e “orai”. A oração no Espírito empurra a porta do Inferno.

E.            Também as portas do inferno triunfam, quando fugimos do jejum. O Senhor Jesus, no alvorecer do seu ministério terreno, jejuou quarenta dias e quarenta noites e pôde dizer a Satanás: “Afasta-te Satanás, não tentarás o Senhor teu Deus”.

F.             Satanás nos passa para trás, quando enodoamos nossa santidade. O apóstolo Paulo em I Tess. 4:7 diz que Cristo não nos chamou para a imundícia, e sim para a santificação. Se não estivermos atentos, se não vigiarmos, o inimigo manchará a nossa santidade.

G.           Se não desembainharmos a nossa “Espada do Espírito” com a qual golpeamos e afastamos o cruel inimigo, Satã empurra-nos para a derrota.

H.           Quando pomos de lado nossa “Espada” e nos entregamos ao “ociosidade”, o inimigo prevalece. Cada trabalho que deixamos de fazer no Reino do Senhor, é uma oportunidade para Satã avançar. “Trabalhemos enquanto é dia, a noite vem e não teremos o privilégio de trabalhar para o Senhor.

I.              Se dormimos e não vigiarmos, o inimigo avançará. Habacuque 2:1 “Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa. “ é o convite do céu para alcançarmos as alturas de onde podemos contemplar o fragor da batalha entre Cristo e o diabo. Lembremo-nos das cinco virgens loucas que não se prepararam para a chegada do Noivo. Oremos para que a LUZ da nossa igreja jamais se apague e nunca falte labor ao nosso Sol.

J.              Enquanto dormimos, em plena noite, Satanás aproveita para atacar e roubar, derramar o álcool maldito, o tabaco, as drogas, os programas indecentes de TV, do mau uso da internet. Na calamidade dessas obras do mundo tenebroso, Satanás procura invadir nosso campo de batalha.

 

III.        Aos Olhos de Deus A Verdadeira Grandeza É Servir Aos Outros.

A.           Onde estão aqueles que estão prontos para servir como ouvidos, para escutar o desabafo de muitos que estão morrendo emocionalmente por não encontrar alguém confiável que os ouça?

B.            Onde estão aqueles que estão prontos para servir como boca, para falar palavras encorajadoras, animadoras, palavras que edifiquem que confortem que fortaleça a fé do nosso próximo que está fraco espiritualmente, cansado das lutas e dificuldades da vida?

C.            Onde estão aqueles prontos para servir de muros, para aqueles que necessitam de proteção de alguma maneira, como os servos de Davi serviram para os servos de Nabal? (1 Samuel 25.16).

D.           Onde estão aqueles que estão prontos para servir de mãos para os que precisam de ajuda em qualquer que seja a situação, como por exemplo, ajudando a uma pessoa doente a por em ordem a sua casa, preparando uma refeição para um idoso, contribuindo para acudir a necessidade financeira de alguém, enfim?

E.            Onde estão aqueles que estão prontos para servir de pés para carregar os que já não podem mais se locomover espiritualmente, ou mesmo chegar aonde muitos não querem ir para suprir uma necessidade seja lá de que ordem for?

F.             Onde estão aqueles que estão prontos para servir de joelhos na intercessão por outros que sequer têm forças para falar “Aba, Pai”?

G.           Que Deus nos ajude para que quando chegar o momento de nos encontrarmos com Ele, o Espírito Santo possa dar testemunho acerca de nós como o deu de Davi, alguém que serviu a sua geração conforme o desígnio de Deus; alguém que viveu como referencial neste mundo, que deixou atrás de si um rastro luminoso de amor a Deus e ao próximo através do serviço prestando a ambos.

 

Cada um de nós é chamado para servir sua própria geração deixando um legado de testemunho a próxima geração.


Sem duvida uma das maneiras de revelarmos nossa disposição neste serviço é investindo no Reino, colocando nossas finanças em projetos que podem de alguma forma contribuir nesta tarefa de ser benção a todas as famílias da Terra.

 

Se você entende que Missões é um destes projetos que Deus levantou em nossa geração, associe-se a nós neste desafio de alcançar o Brasil para Deus bem como outros países. Queremos alcançar mais e ainda mais rápido, e sua parceria pode nos ajudar nisto.
Temos a convicção que tudo que for semeado nas nações, povos, tribos e raças alegrará o coração do nosso Pai e Ele retribuirá a 30, 60 e 100 por um, aqueles que com alegria semearem.

 

Conclusão: I Coríntios 15:58 – “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.”

 

 Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão... Não é vão, Não é vão...