>
 

Não Há Tempo Para Deus

 

            Faz, provavelmente, umas três décadas desde que publiquei pela primeira vez um folheto intitulado "Não Há Tempo Para Deus". No passar destes anos todos, em vez de achar mais tempo para Deus, parece que a busca pelo prazer, divertimento, trabalho, dinheiro, melhores condições de vida, status social e um inumerável coleção de demandas desviou a atenção da maioria ainda mais de Deus e a coisas eternas por vir.

            Em tempos passados não era incomum que as pessoas assistissem vários cultos da igreja a cada semana. Hoje, em muitos lugares é normal assistir apenas um culto por semana. Isto não seria tão assustador se não fosse o fato que houve uma substituição de atividades, isto é, prioridades onde o bem estar físico/carnal tomou o lugar do bem estar espiritual. A degradação do nível espiritual tem chegado, infelizmente, ao ponto em que nem aquele, talvez, único culto por semana não ressuscita mais o bom ânimo espiritual, isto é, que não há mais aquele quebrantamento na presença de Deus e nem uma real comunhão com o Todo Poderoso e Salvador da alma.

            Parece que a situação da vida espiritual tem chegado exatamente onde a mensagem do folheto descreve:

 

Há tempo para as festas.

Há tempo para o cinema.

Há tempo para o futebol.

Há tempo para os passeios.

Há tempo para os jogos.

Há tempo para as modas.

Há tempo para a política.

Há tempo para os clubes.

Há tempo para os jornais.

Há tempo para as novelas.

Há tempo para tudo...

Menos para Deus!

 

            Quantas outras coisas poderíamos acrescentar a esta lista? Talvez estudos, trabalhos, televisão, jardinagem, manutenção de um automóvel ou moradia, leituras nocivas ou de pouco valor ao homem espiritual. Quem sabe uma outra lista seria conveniente para considerar na corrida da vida. Será que vale a pena considerar a lista que segue? Será que a promessa de vida eterna é realidade para você ao ponto de fazer mais para dedicar mais do seu tempo em coisas de valor real, coisas de valor eterno? Será que é vital, face a situação do mundo  atual, e o cumprimento de profecias bíblicas que indicam o iminente retorno do Senhor para sua igreja, começar inverter os valores da vida, trocando os supostos valores de coisas terrenas e passageiras para os valores espirituais? Será que chegou a hora para você se preparar mesmo para eternidade?

            Em II Reis 20:1 Deus mandou o profeta Isaías para o rei Ezequias com uma mensagem assustadora: "Por aquele tempo Ezequias ficou doente à morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, veio ter com ele, e lhe disse: Assim diz o senhor: Põe em ordem a tua casa porque morrerás, e não viverás." Ezequias se assustou com esta mensagem, pois estava gostando demais da vida que lhe dava prazer, divertimento e bem estar. Rogou a Deus para reverter esta sentença, e Deus o fez, dando para ele mais quinze anos de vida. Mas, isto foi uma maldição tremenda, pois este homem que servia a Deus tão fielmente se desviou do caminho para a vida eterna e morrer na desgraça, pecador e desprezado por Deus que tanto lhe proporcionou. Naqueles quinze anos ele esqueceu de Deus, ou pelo menos não teve mais tempo para Deus. Uma vida boa e cheia de boas obras foi desperdiçada pois não quis a sentença de Deus, preferindo viver sua vida do jeito que ele queria.

            No Livro de Lucas 12:19 lemos as palavras de outro homem sucedido na vida: "... e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-se..."  Depois veio aquela mensagem assustadora do próprio Deus: "Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para que será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus."

            Faço-lhe uma pergunta: Como é o saldo na sua conta no Banco Celestial? Tem saldo? Tem guardado alguma coisa de valor para aquele dia que sem dúvida vem quando menos esperado? Ezequias foi dado mais quinze anos. O que você faria se sabia que tivesse apenas mais quinze anos? Em que pânico você entraria se soubesse que esta mesma noite morreria e passaria para o além onde não há como reverter os resultado da vida passada?

            Na sua vida, amigo (a):

 

Há tempo para a oração?

Há tempo para assistir mais de um culto por semana?

Há tempo para a leitura da Palavra de Deus?

Há tempo para estudar a Palavra de Deus e refletir sobre sua mensagem?

Há tempo para visitar os enfermos?

Há tempo evangelizar o perdido?

Há tempo para devocionais familiares?

Há tempo para ouvir a voz de Deus e levantar de madrugada para orar por um necessitado?

 

            Não se ilude, meu amigo (a). Vem por aí um dia em que necessitará de Deus e necessitará mesmo Dele. Urgentemente necessitará Dele e naquele momento lembrará o que? Que teve tempo para Ele e as coisas de valor eterno? Ou terá apenas recordação de como desperdiçou sua vida agradando os desejos da carne?

            Naquele dia em que há de necessitar de Deu com urgência, terá Ele tempo para você?

            "Importo que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite quando ninguém pode trabalhar." (João 9:4)

Philip D. Walmer