>
 

Equipando a Igreja Para Crescimento No Novo MilĂȘnio

Por Terry Long

            Igrejas estão crescendo! Em muitas partes do mundo as pessoas estão congregando em grande número a cada domingo nas igrejas. A assistência na igreja está crescendo quase diariamente em popularidade. Por quê? Uma das ra­zões é que as pessoas estão buscando respostas espirituais para seus problemas. Uma outra razão é que os pastores e ou­tros lideres da igreja parecem estar dan­do mais atenção para o crescimento es­tratégico da igreja, meios para fazer cres­cer as igrejas e estabelecer novos traba­lhos.

Eu Construirei Minha Igreja

Embora que é raramente declara­do tão grosseiramente, muitos pastores caem na armadilha de pensar do cresci­mento da igreja em termos de que eles podem fazer para facilitar o crescimento da sua igreja para que todos saibam como eles são bem sucedidos. Algumas vezes a taxa de crescimento de uma igreja faz parecer que quanto maior o tamanho e estabilidade, a notoriedade maior vem ao pastor. Seminários e discussões frequen­temente focalizam o crescimento da Igreja no que os lideres podem fazer para apre­sentar um crescimento numérico signifi­cativo na igreja local.

            Conseqüentemente buscamos idéias e métodos que funcionaram em ou­tros lugares. Usamos ônibus para buscar as pessoas; compramos livros e modela­mos nossa igreja à maneira de alguma igreja grande e famosa. Ainda outros se­guiram o método de ministério de célu­las, ou os métodos tradicionais antigos de crescimento da igreja. Algumas vezes o verdadeiro crescimento da igreja Apos­tólica é o resultado. Muitas vezes os es­forços fracassam e uma divisão da igreja é o resultado.

A Igreja Confortável

A maioria dos membros da igreja não estão interessados no fazer de seus pastores famosos ou garantir que ele é res­peitado por seus colegas. Eles estão mais interessados que suas famílias estão sen­do discipuladas e edificadas, e que sua experiência na igreja seja agradável. Há vezes quando os membros da igreja es­tão interessados no crescimento da igreja somente a medida que ela não muda mui­to. Alguns membros não querem perder sua influência na congregação; eles gostam de conhecer todos; eles não gostam o desgoverno de filhos "de visitantes". Muitas vezes quando os membros são de­safiados para dar mais dinheiro para aju­dar a construir instalações adicionais ou são encorajados para encarregar-se a ex­pandir os ministérios, eles acusam o pas­tor de estar satisfazendo o próprio ego ou queixam que um foco no crescimento da igreja local enfraquecerá os esforços de outras igrejas.

Eu ainda Construirei Minha Igreja

Faria-nos bem lembrar que Jesus ensinou que há uma igreja e que Ele é o Fundador e Construtor. Ele construiu para vê-la florescer e crescer. O conforto na­tural e a notoriedade pessoal nunca foram uma preocupação para o Salvador.

            Quando Simão Pedro proclamou que Jesus é, nosso Senhor respondeu, "Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to re­velaram, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igre­ja, e as portas do inferno não prevalece­rão contra ela." (Mateus 16:17-18).

            Jesus disse que era SUA igreja, e mais tarde o Apóstolo Paulo tornou cla­ro que esta divina propriedade deveria ser aplicada para uma igreja local particular. Paulo e Apolo tinham ambos uma parte em estabelecer a igreja em Coríntios (I Coríntios 3:5-10), e Paulo disse era, "edi­fício de Deus" e "santuário de Deus" (3:9, 16). Paulo também ensinou que a fonte de todo o crescimento positivo na igreja é Deus: "Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o quem planta é alguma coisa, nem o que rega mas Deus, que dá o crescimen­to." (3:6-7).

            Jesus Cristo é o fundador e o cons­trutor da igreja. Ele é o único que deve ser dado crédito por todo crescimento verdadeiro da igreja. Sem a divina unção de Deus Todo-poderoso nosso esforço nunca será bem sucedido. A Igreja Apos­tólica precisa, como nunca antes, buscar a mente e a vontade de Deus se estiver­mos para ver o crescimento contínuo. O crescimento apostólico vem quando da­mos nossos recursos e vontade ao arquiteto de nossa construção, e permitimos seu poder soberano afetar as vidas dos homens e juntá-las ao Seu plano mestre.

Rev. Terry Long é o pas­tor de: Apostolic Church

Of Lawrence, Indiana e é o Diretor de Missões

Do­mésticas do Distrito de Indiana