>
 

Tirai A Pedra

Texto: João 11:32-45

 

Introdução: Deus, por necessidade, prova seus ministros. Isto frequentemente resulta em sofrimento para o cônjuge e os filhos dele. Pessoalmente, o resultado da obediência de minha esposa e eu à chamada de Deus, foi que cada um de nossos filhos passou por experiências que os levaram perto da morte. Mas, de tudo isto o Senhor nos livrou. Salmos 34:19 declara: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra.” Isto tem sido nossa própria experiência. Este versículo foi dado para minha esposa quando vimos o nosso primogênito inconsciente no hospital por dias a fio. Esta passagem bíblica foi uma âncora durante longos dias e noites de ansiedade. Que Deus seja sempre louvado!

Durante a mesma crise com nosso filho, Michael, Deus, em resposta ao meu pedido de saber a razão por esta quase tragédia, me deu o seguinte versículo, que serviu de âncora para mim, e me deu certeza que ele não morreria, mas aprenderia confiar em Deus, obedecê-lo e segui-Lo fielmente para onde a vontade Dele o levaria: “... embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu...” (Hebreus 5:8)

            Apesar de não querer que seja assim, entendemos que não somos deste mundo, e que seremos odiados pelas forças do inimigo da alma, e por isso este versículo serve de alerta ao que provavelmente ocorrerá no decorrer de nossa vida cristã: “Ora todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (II Timóteo 3:12)   

            Quando vêm as provas de nossa fé, frequentemente ficamos perplexos, pensando que Deus nos abandonou, ou que cometemos algum pecado terrível, mas este versículo nos ajuda colocar as provas na devida perspectiva: “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo...” (I Pedro 4:12)

 

I.              A Família Que Jesus Amava (v. 3)

A.           Esta família era composta de Marta, Maria e Lázaro.

II.           Jesus Foi Informado Acerca Da Enfermidade De Lázaro (v. 3)

A.           Jesus demora mais dois dias antes de iniciar sua viagem para ministrar a Lázaro. (v. 6)

B.            Maria se frustrou porque Jesus não foi imediatamente. (v. 21)

C.            Nós também nos frustramos quando não somos atendidos dentro de nosso cronograma.

III.        Jesus Tinha Um Plano De Apresentar-lhes Um Milagre

A.           Eles creram que Jesus podia curar; que tinha poder sobre qualquer enfermidade.

B.            Agora eles hão de ver que Ele também tem poder sobre a morte.

C.            É interessante notar que isto antecede um pouco a promessa de João 14:1-3. “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.”

D.          Paulo menciona em I Tessalonicenses 4:13-18 que determinados crentes creram e promulgaram a idéia que quem morreu antes do retorno do Senhor não teriam mais oportunidade de participar da vida eterna e do Reino de Deus vindouro. “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.”

E.            É interessante notar que Maria tinha que ir até onde Jesus estava. (v. 32)

1.              É sempre nossa responsabilidade buscar o Senhor. Veja o exemplo de Tiago 5:14: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja...”

2.             Mateus 6:33 ensina algo do mesmo gênero: “... buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Antes no capítulo há um relatório de tudo que o homem necessita.

IV.        Agora Jesus Os Acompanha Até O Sepulcro

A.           Quando estamos dispostos para obedecer e ir, Jesus nos acompanhará.

B.            Jesus chorou. (v. 35)

1.             Jesus não chorou porque seu amigo morreu. (v. 36)

2.             Jesus chorou por causa da incredulidade da família de Lázaro e do povo. (v. 37)

V.           A Gruta Estava Fechada E Provavelmente Lacrada Com Uma Pedra Grande (v. 39)

A.           Frequentemente parece que aquilo que queremos e necessitamos está atrás de uma pedra.

VI.        Tirai A Pedra (v. 39)

A.           Para receber seu milagre, Marta e Maria precisavam tirar a pedra. Aí começou as objeções.

1.             Senhor, ele já cheira mal. (v. 39)

2.             A pedra é pesada.

3.             Desculpas são fáceis para arrumar diante de um desafio.

4.             Quanto às desculpas, até satanás quer muito lhe ajudar arrumá-las.

B.            Jesus podia tirar a pedra com Sua força física ou simplesmente por Sua palavra.

C.            Para nós receber nosso milagre, Deus sempre nos obriga para tirar a pedra, seja lá o que for a obstrução.

D.           Estes requerimentos de Deus não indicam falta de poder da Sua parte.

E.            Ele exige que façamos algo para realmente demonstrar nossa fé, e isto é feito através de nossas obras. Veja o que as palavras de Tiago 2:18: “Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.”

F.             Para Maria Jesus disse: “Não te disse que, se creres, verá a glória de Deus? (v. 40)

G.           Para a mulher com o filho endemoninhado Jesus disse: “... tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23)

H.           Você e eu precisamos mostrar nossa fé por nossas obras. (Tiago 2:18)

1.              Para Pedro e os demais discípulos pescadores Jesus disse: “Lançai a rede à direita do barco, e achareis.” (João 21:6)

2.              Para os discípulos diante da multidão faminta Jesus disse: “Não precisam ir embora; dai-lhes vós de comer. (Mateus 14:16) Lembra-se que eles tinham poucos pães e peixes, apenas o lanche de um menino.

3.             A mulher com o fluxo de sangue tinha que ir ter com Jesus com sua enfermidade, e assim mostrou sua fé. Ela tocou apenas a orla da vestimenta Dele e foi instantaneamente curada. (Lucas 8:43-44)

4.             O homem cego recebeu uma bola de lama onde não havia olhos e foi mandado se lavar no tanque de Siloé. (João 9:7) Lavou-se e recebeu imediatamente suas vistas por obedecer pela fé.

5.             Ao cego Bartimeu Jesus deu a ordem para chamá-lo, e ele foi ter com Jesus. (Marcos 10:49-50) Jesus não foi até ele. Ao chegar e fazer seu pedido recebeu logo sua cura.

VII.     É mais que provável que Deus há de requerer algo de nós para provar a nossa fé. Vamos recusar a provar, hesitar por fazer (lembra-se de Abraão que após receber a ordem de oferecer seu filho, levantou cedo no dia seguinte e viajou por três dias, sem demorar e sem duvidar da promessa de Deus.), ou obedecer imediatamente com prazer e gozo sabendo que se cremos, havemos de ver a glória de Deus.

Philip D. Walmer