>
 

Meu Deus É Do Presente

            “Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?Disse Deus a Moisés: Eu Sou O Que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros.” (Êxodo 3:13-14) EU SOU

 

            Deus não é do passado: EU ERA

            Deus não é do futuro: EU SEREI

            Para todo o sempre Ele é: EU SOU

            Ele é eternamente presente.

 

            “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.” (I João 5:14-15)

            Todos os verbos deste versículo estão na forma presente do verbo, menos o último.

            Vamos analisar estes versículos:

1.      Esta é (presente)

2.      Confiança – Razão para ter

·         Todo poder dado – “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.” (Mateus 28:28)

·         Poder sobre toda a carne – “... assim como lhe deste poder sobre toda carne, para que dê a vida eterna a todos  quantos lhe deste.” (João 17:2)

·         Jesus Cristo o mesmo – “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.” (Hebreus 13:8)

·         Acalmou o mar – “E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mateus 8:27)

·         Fez vinho de água – “Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.” (João 2:9-10)

·         Criou novos olhos – “Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo.” (João 9:6, 7)

·         Multiplicou alimentos – “Porque estavam ali cerca de cinco mil homens. Então, disse aos seus discípulos: Fazei-os sentar-se em grupos de cinqüenta. Eles atenderam, acomodando a todos. E, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos para o céu, os abençoou, partiu e deu aos discípulos para que os distribuíssem entre o povo. Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que ainda sobejaram foram recolhidos doze cestos.” Lucas 9:14-17

·         Não falha – “Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará.” (Deuteronômio 31:6)

·         Farinha não acabará – “Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra.” (I Reis 17:14)

·         Abriu o mar e rio para os Israelitas – “Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas.” (Êxodo 14:21) – “Porém os sacerdotes que levavam a arca da Aliança do Senhor pararam firmes no meio do Jordão, e todo o Israel passou a pé enxuto, atravessando o Jordão.” (Josué 3:17)

3.      Pedirmos alguma coisa

·         Tudo quanto pedirdes – “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.” (João 14:13)

·         Pedir / Dar – Buscar / Achar – Bater / Abrir – “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.” (Mateus 7:7-8)

4.      Segundo a sua vontade

·         Não sabemos o que pedir – “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.” (Romanos 8:26)

ü  Salvação de almas é sempre em sua vontade.

5.      Ele nos ouve

·         Não é surdo – “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.” (Isaías 59:1)

·         “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Isaías 59:2)

·         “... se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar.” (II Crônicas 7:14-15)

·         Ouvi a voz de Ismael – “Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Agar e lhe disse: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está...” (Gênesis 21:17)

6.      Sabemos que ele nos ouve em tudo que pedimos – “E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.” (Isaías 65:24)

7.      Sabemos que já alcançamos (presente)

8.      Temos pedido (passado)

Philip D. Walmer