>
 

Fé ou Fantasia

 

Por Rodney Shaw

 

O rádio de tarde da noite, é patético, especialmente as frequências AM. É surpreendente como você pode ouvir mal e mal uma estação local, mas ao mesmo tempo pode sintonizar uma esta­ção do outro lado do país. As es­colhas de programação são limita­das tipicamente ao entretenimen­to indecente, reprises do dia, crimes bárbaros, canções, e progra­mações religiosas de baixo orça­mento. Ocasionalmente você é en­tretido por um DJ amador cum­prindo horário. Desde que meu pai é ministro, ele escolhe os progra­mas religiosos de baixo orçamen­to. Uma noite o pregador do rádio era um assim-chamado pregador de fé.

"Estenda a mão e toque no rádio. Vamos crer juntos," ele di­ria.

"Se você quiser um Cadillac, vá ficar de pé na entrada de carros para sua casa e REIVIN­DIQUE SEU MILAGRE!" (E claro envie uma oferta generosa tam­bém, para o orador do programa.)

Sendo eu apenas uma cri­ança, eu não precisava de um Cadillac, mas queria só uma bicicleta. Saí da casa paroquial construída de madeira onde morávamos. Parei na entra­da de carro, pronto para reivindi­car minha bicicleta. Eu esperei... e esperei... e esperei., hmm. Fiquei cansado e fui dormir, sem uma bi­cicleta. (Talvez eu deveria ter de enviar uma oferta primeiro.)

Eu acredito em milagres, mas eu não acredito em presun­ção. O que frequentemente é cha­mado de fé é pouco mais do que fantasia. Alguns têm pensado; se posso pensá-lo, posso tê-lo. Se posso imaginar com bastante in­tensidade, posso tê-lo. Se posso visualizar eu mesmo sentado atrás do volante, então é meu. Alguns tem até desenvolvido uma teolo­gia onde falar alguma coisa é a de­monstração de fé que produzirá. É errado. É fantasia.

Eu não inventei esta con­clusão. Eu aprendi de Tiago. "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres." (Tiago 4:3) Isto pode explicar algumas orações não respondidas. Em Seu modelo de oração Jesus deu-nos um mo­delo para seguir. Acho que é significante que "Faça-se a tua vontade" vem antes de "O pão nosso de cada dia dá-nos hoje." Esta é uma oração de fé. Fé não demanda de Deus. Fé submete-se a Deus primeiro. Deus não é um carregador. So­mos seus servos. Deus é o único no trono. Ele não rece­be ordem de ninguém.

 Poderia ser que aquilo que é pretendido para motivar a fé das pessoas as ve­zes só incita suas cobiças? Fé é querer alguma coisa? Fé é fa­lar uma palavra? Não, fé é real­mente uma postura do coração diante de Deus - uma postura submissa.

* Fé é colocar a confi­ança em Deus. Fantasia é que­rer receber alguma coisa egoisticamente.

* Fé focaliza em Deus. Fantasia focaliza nas coisas.

* Fé vê Deus no contro­le. Fantasia nos vê ganhando alguma coisa.

* Fé reconhece a senho­ria de Jesus Cristo. Fantasia di­minui Deus a um mordomo.

* Fé aceita o preço do discipulado. Fantasia somente vê cheques em branco.

* Fé não obriga Deus acatar nosso lance; fé transfe­re a situação para o Seu cuida­do.

Se Ele se torna dono da situação, Ele pode fazer com ela o que Ele escolhe. Se a doença é dEle, então Ele pode curá-la. Mas se Ele escolher para não a curar, está bem, porque perten­ce a Ele. Se o carro quebrado é dEle, então Ele pode consertá-lo, ou, pode deixá-lo quebrado, porque pertence a Ele.

 

Rodney Shaw é o pastor assistente da Igreja Nova Vida,

 Austin, Texas. Este artigo foi ex­traído de seu livro,

Facetas de Fé, publicado por Word Aflame Press.