>
 

Tenho Um Motivo Para Amar

  

 

Texto:        Mateus 18:11-14

 

Introdução: Amor, tanto a Deus como para o Homem, é fundamental na vida cristã, sendo aquele modelo demostrado no Antigo Testamento ou aquele revelado no Novo Testamento. O próprio SENHOR JESUS declarou que toda a Lei e os Profetas dependiam do amor (Mt 22.40). Paulo, no seu discurso sobre o amor, declara-o o MAIOR de todas as graças na vida Cristã – mais significante que o falar em novas línguas, ou do dom da profecia, ou da possessão de tamanha fé a ponto de mover montanhas; pois, sem amor todas estes dons e graças, desejáveis e úteis em si, são nada e certamente sem valor permanente a vista de Deus. Nem Jesus ou Paulo estão desprezando a fé da qual procede todas estas graças, pois esta graça do amor é reconhecida como fundamental em todas as instâncias de interação de Deus com o Homem e a interação do Homem com Deus. Mas ambos, tanto Paulo como Jesus, consideram a fé como morta e crença sem valor aquele que não manifesta-se em amor para com Deus e ao Homem. Como o AMOR é a maior manifestação de Deus e seu relacionamento com a humanidade, consequentemente deve ser a expressão mais sublime do relacionamento do Homem com seu Criador como ao seu próximo.

 

1)   O Amor

a)   Latim: libeo, lubeo. Livre, Disponibilidade, Prontidão. Num sentido geral, sentir agrado; ter afeição; de acordo com certas qualidades que provacam sentimentos de satisfação e agrado.

b)   Nós amamos um amigo, de acordo com certas qualidades que nos dá prazer ter-lo em nosso círculo social.

c)   Amamos um homem que nos tenha feito um favor, que nasce de um sentimento de gratidão;

d)   Amamos nossos pais e filhos de acordo com o vínculo que eles tem conosco e de acordo com certas qualidades que eles tem que nos agradam.

e)   Amamos uma boa sombra no calor do verão;

f)   Amamos a calefação ambiental no inverno;

g)   Sentimos agrado ao ouvir um bom palestrante ou pregador

h)   Um cristão ama a sua Bíblia;

i)    Em resumo, amamos aquilo que nos dá agrado e prazer;

j)    Se nossos corações estiverem no lugar certo, com a atitude certa, amamos a Deus acima de TODAS  as coisas.

 

Marcos 12:30-31  Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.  (31)  E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses.

 

2)   O Amor é o Oposto do Ódio

a)   Ódio

i)    Sentir profundo desgosto; ter grande aversão a; sentimento de antagonismo.

b)   Temos muitos motivos para odiar:

i)    Injustiças pessoais e familiares;

ii)   Injustiça social;

iii)  Injustiça trabalhista;

iv)  Injustiças culturais

 

Efésios 2:1-7  Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,  (2)  nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,  (3)  entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.  (4)  Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,  (5)  estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),  (6)  e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,  (7)  para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

 

I Coríntios 6:11  E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

 

I João 3:16  Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos.

 

3)   Tenho um Motivo Para Amar

a)   Ele me amou primeiro – I João 4:19  Nós amamos, porque ele nos amou primeiro.

i)   Romanos 5:8  Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.

b)   Seu AMOR nos constrange (cria barreiras, limitações) – II Coríntios 5:14-15  Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram;  (15)  e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

c)   Deus é AMOR – I João 4:16  E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele.

d)  O Mandamento de Deus é AMAR – I João 4:11  Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.

 

4)  Amar é uma escolha

 

Pr. Michael D. Walmer