>
 

Ira

 Introdução Por Philip Duane Walmer

            Ao estudar a passagem de Gálatas 5:19-23, logo entendemos que a ira é uma das obras da carne. Alguns procuram des­culpar esse mal, dizendo que ela é ape­nas um pequeno defeito de personalida­de. A verdade é, que não podemos des­culpar a ira, da mesma forma que não podemos desculpar a prostituição, idolatria, feitiçaria e etc; todas se encontram na mesma lista. Paulo, ao escrever esta passagem sob a unção do Espírito Santo foi muito claro em dizer "que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam." Isto é assustador.

            Enquanto alguns lutam com a for­ça do álcool em seu corpo; outros lutam contra glutonaria. Da mesma forma al­guns lutam contra ira, ou pelo menos de­vem lutar, pois é um mal; um pecado nas suas vidas que está estragando relacionamentos conjugais, relacionamentos entre pais e filhos, relacionamentos com outros familiares, bem como relacionamentos em todos os níveis no corpo de Cristo.

            Este mal não pode ser agravado. Tem que ser tratado. Infelizmente não há vacina, nem medicamento da farmácia que acaba com este mal. A única salva­ção é de estar cheio do Espírito Santo.

            Quando Paulo Falou em "praticar" estas coisas, creio que ele se referiu à continuida­de da prática depois de se con­verter e ser cheio do Espírito Santo. Também se referiu à prática habitual de tais coisas. Não creio, no entanto que Deus há de condenar ao infer­no aquela pessoa que está lutan­do e aos poucos, vencendo. É outro caso, portanto, quando al­guém procura sempre desculpar sua conduta pecaminosa e deixar correr solto a sua ira.

            Tenho notado ultimamente que estamos com um número relativamente grande de pessoas com problemas nesta área de sua vida. Este mal tem que ser vencido, pois, está estragando famílias, igrejas e até as obras de ministros bem intencionados.

            Nestas palavras minhas, tenho tra­tado o lado espiritual do problema. O ar­tigo que reproduzo abaixo, não é da mi­nha autoria, trata mais do lado físico do problema.

            Para corrigir um problema, preci­samos em primeiro lugar reconhecer que temos um problema, confessar o proble­ma, pedir perdão, por ter perdido tantas vezes o controle, e assim estamos a ca­minho da vitória sobre o problema.

            "O que encobre as suas transgres­sões, jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericór­dia" (Provérbios 28:13).

 Domando o Tigre

            Alguém tem dito que a primeira coisa que precisamos entender acerca da ira é que até chegarmos a perder o con­trole já estamos fora de controle. Tem sido descoberto que quando uma pessoa alcança o ponto de perder o controle, ela realmente não tem qualquer controle. É por isso que é tão importante domar o ti­gre da ira cedo.

 A Ira Afeta Drasticamente o Corpo

            Ela desordena a digestão normal.

            Previne seu corpo de assimilar e eliminar corretamente porque provoca a constrição dos vasos sanguíneos. Ao mes­mo tempo, envia uma super carga de san­gue ao coração, cérebro, pulmões e mús­culos grandes.

            Causa também, os olhos a dilatar. É por isso que as pessoas dizem "eu es­tou tão irado que nem enxergo direito. "

 A Ira Fecha a Mente

            Quando você se ira, terminou a ha­bilidade para solucionar problemas. A ha­bilidade para pensar logicamente e solu­cionar problemas se foi. Duas pessoas podem discutir um problema e tentar so­lucionar até que uma delas se ira. Neste ponto a outra pessoa provavelmente se ira também. A ira se torna uma escala. O pro­blema não é solucionado. Se um deles interrompe a discussão e se muda para o estágio de silêncio, a ira tem fechado a porta para a solução do problema. Mais tarde, porque o problema não foi soluci­onado, ele se levanta de novo, e o pro­cesso inteiro começa outra vez. É um ci­clo vicioso. Quando você se torna irado, tende a fazer declarações grandes e exa­geradas, tais como: "Você está sempre atrasado"ou "Você nunca está aqui quan­do preciso de você."A ira distorce a ver­dade.

 A Ira é Viciosa

            Se você usa a ira frequentemente como sua maneira para lidar com os pro­blemas, ela logo se torna viciosa. Logo, a ira será a única maneira que você conhe­ce para responder. Se você costuma lidar os problemas com ira, logo se torna­rá seu hábito permanente. Mas se você começa a praticar e controlar sua ira, isto também se tornará seu hábito. Aprenda como domar aquele tigre antes que ele o coma vivo!

            A cura real é trabalhar no manejo da sua ira, e não tentar a mudar aqueles contra as quais a ventila. Normalmente, não importa quem é a pessoa, mas sua proximidade a você. São pessoas que en­tram no seu caminho. É aquela pessoa com a qual você vive. Pode ser alguém dirigindo um outro carro que corta a sua frente. São estes que você ataca, não importa quem são.

 Algumas Causas da Ira

            Muita ira não justificada pode ser atribuída a reações repentinas de emoção infantis. Ira numa criança é normal. É um sinal de emoções vivas. Um excesso de furor da parte de uma criança pode con­seguir onde emoções mais brandas fa­lham. Mas um adulto com um tempera­mento quente que estoura frequentemente, empurrando outras pes­soas como um trator ou que bate sua ca­beça contra parede quando tudo não cor­re como ele quer, não é um exemplo de boa saúde mental e emocional.

            Quando alguém nos trata injusta­mente é uma causa da ira!

            Sentimentos que se levantam de uma ira não é nada saudável podem ser engatilhados quando sentimos que estamos sendo tratados injustamente.

            Você não recebeu o aumento que pensou em merecer.

            Você fez o trabalho e seu colega recebeu maior parte dos elogios. Você estava com lama no rosto e sentiu-se re­jeitado. Sentiu que não foi tratado justa­mente.

            Outra causa da ira são expectações irreais acerca de pessoas e situações.

            Um esposo, por exemplo, pode estar falando rispidamente com a esposa por diversos dias, e agora ela está de mal humor. Ele sabe que a tratou mal, portanto raciocina: "Se levar ela para jantar fora, ficará mais humorada." Talvez sim. Talvez não. Suas expectações podem estar altas demais por esperar que ela mudará tão facilmente. Portanto, quando ela não cai na dele, ele se torna irado por­que suas expectações eram altas demais.

 Jesus ensinou-nos a ma­neira correta para lidar com este tipo de situação.

            Dez leprosos chegaram a Ele e o pediram para os curar. Jesus, então, os falou para irem ao sacerdote para pedir um atestado de saúde. Enquanto cami­nhavam, todos dez leprosos foram curados. Mas, somente um deles voltou para dizer "Obrigado, Jesus." Jesus ficou desapon­tado? Sim! -Ele ficou irado? Não!

            Por quê? Jesus olhou as pessoas através de olhos de realidade. Ele sabe que as pessoas não responderão sempre da maneira que Ele gostaria de ver. Jesus evitou sentimentos de ira ao povo por não esperar mais deles do que são capazes de fazer. Ele respondeu com amor, embora que eles reagiram com apreciação ou uma falta total dela.

            Se esperamos perfeição das pes­soas, podemos esperar uma vida cheia de desapontamentos, murmúreos e reclama­ções.

            Tenho lido que Sam Walton (gran­de comerciante e fundador de uma rede de lojas e departamentos) tinha um qua­dro na parede do seu escritório que dizia: "Não trata as pessoa como elas realmen­te são, mas como se elas já fossem o que você quer que se tornem." Conselho ma­ravilhoso.

 Aqui Estão Algumas Maneiras para Domar SEU TIGRE

            Há aqueles que lhe aconselham a ventilar sua ira. Eles diriam: Bote para fora. Estoure! Acabe com ela logo! É mal segurar a ira dentro de você. Mas é sem­pre bom ventilá-la? Sim, se você a venti­la positivamente!

            Ventila sua ira de uma maneira positiva. Saia fora do ambiente para tra­balhar no quintal ou horta. Vá caminhar ou correr. Vá jogar um esporte. Faz sua energia de ira trabalhar para você.

 A Bíblia Diz

            "Não te associes com o iracundo, nem andes com o homem colérico. " (Pro­vérbios 22:24)

            "O insensato expande toda a sua ira, mas o sábio afinal lha reprime. " ( Provérbios 29:11)

            "O homem iracundo suscita con­tendas, mas o longânimo apazigua a toa "(Provérbios 15:18).

 Alguns Se Fecham

            Quando algumas pessoas se iram, elas se fecham. Elas enterram sua ira nas profundezas do ser e se encolerizam. Isto é como injetar-se a si mesmo com vene­no. Um homem disse: "Quando reprimo muitas emoções meu estômago marca o placar." Isto é o que acontece. Enterrar sua ira causa dores de estômago, náuseas, úl­ceras, e outros tipos de problemas físicos de saúde. Se você valoriza sua saúde, não enterre sua ira. Então, o que posso fazer com ela?

 Podemos A Prevenir

            A maneira para domar o tigre é preveni-lo. Uma grama de prevenção vale mais que um quilograma de apologias. Não se deixe irar.

            A Bíblia diz em Tiago 1:19-20, "Sabeis estas cousas, meus amados ir­mãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não pro­duz a justiça de Deus. "

            Não puxe o gatilho! Tão cedo que puxa o gatilho a arma descarrega e é tar­de demais. Você já atirou em alguém com sua ira explosiva. Você precisa parar an­tes de puxar o gatilho. Você precisa aprender prevenir sua ira.