>
 

"Não Roube a Deus"

 

 

Você reconhece que tudo que você chama seu é seu somente pela bon­dade de Deus'? Ele tem dado liberalmen­te para todos os homens. Esqueceríamos deste fato e ficaríamos ingratos senão fossemos lembrados disto pela Sua Pala­vra. De tudo que Deus nos dá, Ele reser­va uma parte para Si mesmo. Esta nunca é nossa - sempre é Dele. Devemos devolvê-la a Ele para sustentar seu evan­gelho neste mundo.

O principio da "Parte de Deus" teve sua origem no Jardim do Éden. "Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morre­rás." (Gênesis 2:17)

Até no jardim, antes do pecado ter entrado neste mundo, Deus tinha reser­vado para Si mesmo uma porção das ár­vores frutíferas do Jardim do Éden. Esta porção das árvores Deus quis absolutamente para Si mesmo. Esta foi a porção do próprio Deus, e eles foram estritamen­te proibidos de tocá-la. Deus reservou a árvore do Conhecimento no paraíso para Si mesmo, para testar e provar a fé e con­fiança de Adão e Eva nEle, como tam­bém a sua obediência à Sua vontade em todas coisas.

Por esta mesma razão uma porção de nossos ganhos pertence a Deus. Este é o dízimo, a décima parte, de nosso ganho que é Dele. Quando você ganha cem reais, dez reais é a parte de Deus. Isto é um teste da nossa fé e confiança nEle. Ele quer que isto seja o nosso reconhecimen­to constante e efetuamos nossa dependên­cia nEle para o nosso pão diário, e de to­das as nossas necessidades. Esta porção é a décima parte.

Por estes meios ele se torna nosso sócio em negócios. Quando Deus quer aumentar a Sua parte, Ele deve aumentar nossos ganhos nove vezes mais do que a Sua parte. Nós somos os ganhadores por ter dado o dizimo!

Abraão, que foi justificado pela fé é o pai dos fiéis, o exemplo para o Cris­tão, deu o dízimo a Melquisedeque, o sa­cerdote do Deus Altíssimo, que foi um tipo de Cristo. (Veja Hebreus 7:17)

Em Cristo, a ordem Mosaica foi abolida, mas a "ordem de Melquise­deque" foi re-estabelecida. Esta ordem foi sustentada também pelo dizimo.

Trezentos e treze anos antes da lei, Jacó prometeu, "E de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o di­zimo." (Gênesis 28:22) A décima parte, ou o dízimo, é do Senhor. Isto tem sido a verdade sempre, antes da lei, durante a lei e depois da lei.

"Roubará o homem a Deus'? To­davia vós me roubais, e dizeis: em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas."

"Trazei todos os dízimos a casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Se­nhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu. e não derramar sobre vós bênção sem medida." (Malaquias 3:8, 10)

O dízimo é como a semente reser­vada da colheita que não deve ser usada para que possamos colher uma outra co­lheita. Se nós seguramos a semente, ou a usamos junto com os outros nove déci­mos, não precisamos esperar qualquer retorno na próxima estação. Nove déci­mos, mais o favor divino, suprirá melhor do que dez décimos, menos o favor divi­no.

Muitos Cristãos, pela falta de es­tudar as escrituras neste assunto impor­tante, supõem que o dízimo pertenceu somente aos santos do Antigo Testamen­to. Mas a epístola aos Hebreus estabele­ce o dízimo como um ensinamento do Novo Testamento. De Hebreus 6:20 a Hebreus 8:2. o pensamento chave é que "Jesus é o Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque," e não segun­do a ordem de Arão. Isto, tendo ficado estabelecido positivamente, o apóstolo então estabelece a seguir que Abraão deu dízimo a Melquisedeque.

Desde que Abraão deu o dízimo, nós então, que somos declarados a ser "Semente de Abraão," devemos provar-nos a nós mesmos por fazer a obra de Abraão. (Veja Gálatas 3:27-29 e João 8:39)

A lei do dízimo foi feita para o nosso bem e para promover nossa felici­dade e sucesso em coisas materiais, tanto quanto nas bênçãos espirituais.

"Dai, e dar-se-vos-á; boa medi­da, recalcada, sacudida, transbordante, generosa­mente vos darão: porque com a medida com que tiverdes medido vos me­dirão também." Lucas 6:38