>
 

Chamada Para O Culto

 

Texto: Mateus 15:7-9

 

Mateus 15:7-9 “Hipócritas! bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.”

 

O propósito de tudo o que fazemos dentro do contexto da Igreja é a adoração a Deus.

 

Salmos 122:1 “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.” Pergunto: O que você está trazendo ao culto? Seu instrumento? Suas palmas? Sua oferta? Seu dízimo? Uma canção? Um testemunho? E o seu coração? Você está trazendo seu coração para o culto? Vou-lhes pregar Chamada para o culto.

 

Contexto

·         Os fariseus foram caracterizados por adesão meticulosa às regras que regem todos os aspectos da sua vida.

·         Sua estrita adesão a estas regras, no entanto, havia se tornado um fim em si mesmo. Pelo caminho eles haviam perdido de vista a finalidade para o qual cumpriam tais rituais.

·         Eles viveram sem entender o que expressava o apóstolo Paulo: “As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.” (Colossenses 2:23)

·         Quando nossa caminhada com Cristo torna-se ritos nosso coração simples, inevitavelmente, seca o coração e acabam por perder a relação com o autor da vida.

 

Introdução

Alguns anos atrás eu estava tentando identificar o que me motivou a ganhar outros para Cristo. A resposta que me veio à mente foi que esses convertidos poderiam, por sua vez, ganhar outros para Cristo e, portanto, estender o Reino até os confins da terra. No entanto, eu estava pensando que algo estava errado com a minha abordagem. Eu imaginei que alguém que não era cristão eu poderia perguntar: "Você quer dizer tudo que você tem em mente quando compartilhar o evangelho com os outros é adicionar pessoas para realizar a obra de evangelização?" Eu me lembro como eu me sentia vazio com esta idéia. Acho que foi um reflexo da falta de substância para manter o meu próprio relacionamento com Cristo.

 

Graças a Deus eu fui capaz de corrigir essa perspectiva, porque eu percebi a razão de eu querer ganhar pessoas para Cristo é reconciliando-os com Deus. O conteúdo e a essência da vida é viver para Deus, trazendo glória ao seu nome em todo o trabalho realizado. Evangelismo não é um fim em si mesmo. A adoração a Deus é o fim para que evangelizar. Da mesma forma, nenhuma das outras atividades é um fim em si mesmo. Nós não ensinamos a Palavra, não trazemos ofertas, nem nos reunimos pelo valor essencial dessas ações. Nosso objetivo é que eles servem para nos tornarmos verdadeiros adoradores de Deus.

 

1.      A essência da questão

a.       Na passagem de Mateus, Jesus cita um texto de Isaías 29:13 “Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor...”

b.      A primeira coisa que quero salientar é que há um ponto de encontro entre "honrar com os lábios" do versículo 8, com o "me adoram" no versículo 9, esse ponto é a honra.

c.       Isto é, o propósito de nossas ações é tornar honra a Deus. Falando de honra não significa fazemos Dele mais ilustre. Nós não acrescentamos nada para a natureza de Deus, quando nós o adoramos.

d.      O salmista declara: Salmos 96:6-7 “Glória e majestade estão diante dele, força e formosura no seu santuário.  (7)  Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força.”

                     i.            A primeira coisa a dizer, então, é que a honra não é outra ação que refletir a glória de Deus que emana de seu próprio ser. Você fala com o Senhor da beleza que existe Nele.

 

Adoração

2.      Tem duas partes

a.       Quando Jesus diz que os lábios e o coração são separados do processo de adoração nos ajuda a entender que estes dois elementos devem sempre caminhar juntos. O louvor dos lábios se refere a uma ação, algo que executamos com os nossos corpos.

b.      Ao longo da história do culto o povo de Deus sempre se refere a uma resposta física.

                      i.            Na verdade, a raiz da palavra hebraica para "adorar" significa "caiu". E entre os judeus o ato de adoração sempre implicou curvando-se, levantando as mãos, de joelhos, cantando, batendo palmas, orando e proclamando a verdade.

                    ii.            Tudo isso é parte da resposta humana a que chamamos adoração.

c.       Atos físicos de culto, no entanto, podem ser levados adiante sem o coração envolvido com eles.

                      i.            Certamente temos participado na vida diária de situações semelhantes. Um homem, amado e respeitado por todos, está se aposentando de uma empresa. Em uma cerimônia de despedida e entretém a recompensa por anos de trabalho. Expressões de afeto são quentes e genuínos. Então, alguns anos mais tarde, outro empregado que tenha sido um mal-humorado ao longo da vida também se aposenta. A empresa também faz uma festa e o recompensa. A cerimônia é a mesma de antes, mas as expressões de apreço soam ocas e vazias.

3.      Acender  o coração

a.       O ingrediente do amor está em falta.

                      i.             Quando nossos atos de adoração não têm uma afeição genuína de Deus, torna-se vazia e sem sentido.

                    ii.            Quando a Palavra nos chama para adorar a Deus do céu e da terra, podemos ter certeza de que nos chama a fazer mais do que apenas ritos externos de culto, ou atos físicos de honra que pode ser divorciadas do sentimento.

b.      Como é que se vê este processo de culto "de coração"?

                      i.            Claramente, os nossos atos de adoração devem ir além do simples exercício da vontade. Ao mesmo tempo, percebemos que não podemos virar as afeições por uma decisão simples.

                    ii.            No entanto, existe uma maneira pela qual os nossos sentimentos podem alinhar-se com aqueles que são necessários para uma experiência de adoração genuína.

c.       O passo que devemos tomar é de trazer, em quebrantamento e tristeza genuínos, a nossa falta de afeto ao Senhor, quando entramos no ato de adoração.

                      i.            Clamamos a Ele porque não queremos cair em uma religião desprovida de sentimentos.

                    ii.            Compartilhamos com Ele nossa preocupação com a falta de paixão em nossas vidas, esperando que a nossa confissão desperte sentimentos de afeto para com Ele.

                  iii.            Juntamo-nos com o salmista quando disse: Salmos 51:17 “ O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”

                  iv.            Este é o ponto de partida para uma genuína expressão de adoração.

                    v.            A estes sentimentos podemos adicionar expressões de gratidão, que sempre despertam em nós alegria, paz e esperança.

 

Salmos 139:23-24 “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos;  (24)  vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.”

Salmos 34:18  “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.”

Isaías 57:15  “Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos.”