>
 

Chamada Para O Culto

Folha de Estudo

 

 

 

Texto: Mateus 15:7-9

 Mateus 15:7-9 “Hipócritas! bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.”

 

O propósito de tudo o que fazemos dentro do contexto da Igreja é a ___________ a Deus.

 

Salmos 122:1 “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.” Pergunto: O que você está trazendo ao culto? Seu instrumento? Suas palmas? Sua oferta? Seu dízimo? Uma canção? Um testemunho? E o seu coração? Você está trazendo seu coração para o culto? Vou-lhes pregar Chamada para o culto.

 

Contexto

·         Os fariseus foram caracterizados por adesão meticulosa às regras que regem todos os aspectos da sua vida.

·         Sua estrita adesão a estas __________, no entanto, havia se tornado um fim em si mesmo. Pelo caminho eles haviam perdido de vista a __________ para o qual cumpriam tais rituais.

·         Eles viveram sem entender o que expressava o apóstolo Paulo: “As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.” (Colossenses 2:23)

·         Quando nossa caminhada com Cristo torna-se ritos nosso coração simples, inevitavelmente, seca o coração e acabam por perder a relação com o _______ da vida.

 

Introdução

Alguns anos atrás eu estava tentando identificar o que me _________ a ganhar outros para Cristo. A resposta que me veio à mente foi que esses convertidos poderiam, por sua vez, ganhar outros para Cristo e, portanto, estender o Reino até os confins da terra. No entanto, eu estava pensando que algo estava errado com a minha abordagem. Eu imaginei que alguém que não era cristão eu poderia perguntar: "Você quer dizer tudo que você tem em mente quando compartilhar o evangelho com os outros é ___________ pessoas para realizar a obra de evangelização?" Eu me lembro como eu me sentia vazio com esta idéia. Acho que foi um reflexo da falta de substância para manter o meu próprio relacionamento com Cristo.

 

Graças a Deus eu fui capaz de corrigir essa perspectiva, porque eu percebi a razão de eu querer ganhar pessoas para Cristo é __________________ com Deus. O conteúdo e a essência da vida é viver para Deus, trazendo glória ao seu nome em todo o trabalho realizado. Evangelismo não é um _____ em si mesmo. A adoração a Deus é o fim para que evangelizar. Da mesma forma, nenhuma das outras atividades é um fim em si mesmo. Nós não ensinamos a Palavra, não trazemos ofertas, nem nos reunimos pelo valor essencial dessas ações. Nosso objetivo é que eles servem para nos tornarmos verdadeiros adoradores de Deus.

 

1.      A essência da questão

a.       Na passagem de Mateus, Jesus cita um texto de Isaías 29:13 “Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua ______ e com os seus ________ me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu ___________, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor...”

b.      A primeira coisa que quero salientar é que há um ponto de encontro entre "honrar com os lábios" do versículo 8, com o "me adoram" no versículo 9, esse ponto é a _________.

c.       Isto é, o propósito de nossas ações é tornar ______ a Deus. Falando de honra não significa fazemos Dele mais ilustre. Nós não acrescentamos nada para a natureza de Deus, quando nós o adoramos.

d.      O salmista declara: Salmos 96:6-7 “Glória e majestade estão diante dele, força e formosura no seu santuário.  (7)  Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força.”

                     i.            A primeira coisa a dizer, então, é que a honra não é outra ação que __________ a glória de Deus que emana de seu próprio ser. Você fala com o Senhor da beleza que existe Nele.

 

Adoração

2.      Tem duas partes

a.       Quando Jesus diz que os _______ e o ___________ são separados do processo de adoração nos ajuda a entender que estes dois elementos devem sempre caminhar juntos. O louvor dos lábios se refere a uma ___________, algo que executamos com os nossos corpos.

b.      Ao longo da história do culto o povo de Deus sempre se refere a uma resposta física.

                      i.            Na verdade, a raiz da palavra hebraica para "adorar" significa "caiu". E entre os judeus o ato de _______________ sempre implicou curvando-se, levantando as mãos, de joelhos, cantando, batendo palmas, ___________ e proclamando a verdade.

                    ii.            Tudo isso é parte da resposta humana a que chamamos adoração.

c.       Atos físicos de culto, no entanto, podem ser levados adiante sem o coração envolvido com eles.

                      i.            Certamente temos participado na vida diária de situações semelhantes. Um homem, amado e respeitado por todos, está se aposentando de uma empresa. Em uma cerimônia de _____________ e entretém a recompensa por anos de trabalho. Expressões de afeto são quentes e genuínos. Então, alguns anos mais tarde, outro empregado que tenha sido um mal-humorado ao longo da vida também se aposenta. A empresa também faz uma festa e o recompensa. A cerimônia é a mesma de antes, mas as expressões de apreço soam ocas e vazias.

3.      Acender  o coração

a.       O ingrediente do amor está em falta.

                      i.             Quando nossos atos de adoração não têm uma ___________ genuína de Deus, torna-se vazia e sem sentido.

                    ii.            Quando a Palavra nos chama para adorar a Deus do céu e da terra, podemos ter certeza de que nos chama a fazer mais do que apenas ritos ___________ de culto, ou atos físicos de honra que pode ser divorciadas do sentimento.

b.      Como é que se vê este processo de culto "de coração"?

                      i.            Claramente, os nossos atos de adoração devem ir além do simples __________ da ___________. Ao mesmo tempo, percebemos que não podemos virar as afeições por uma decisão simples.

                    ii.            No entanto, existe uma maneira pela qual os nossos sentimentos podem alinhar-se com aqueles que são necessários para uma experiência de adoração genuína.

c.       O passo que devemos tomar é de trazer, em _________________ e ________ genuínos, a nossa falta de afeto ao Senhor, quando entramos no ato de adoração.

                      i.            Clamamos a Ele porque não queremos cair em uma ___________ desprovida de sentimentos.

                    ii.            Compartilhamos com Ele nossa preocupação com a falta de paixão em nossas vidas, esperando que a nossa confissão desperte sentimentos de afeto para com Ele.

                  iii.            Juntamo-nos com o salmista quando disse: Salmos 51:17 “ O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não __________, ó Deus.”

                  iv.            Este é o ponto de partida para uma genuína expressão de adoração.

                    v.            A estes sentimentos podemos adicionar ______________ de gratidão, que sempre despertam em nós alegria, paz e esperança.

 

Salmos 139:23-24 “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos;  (24)  vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.”

Salmos 34:18  “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.”

Isaías 57:15  “Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos.”