>
 

Louvor

 

" Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!" Salmos 150:6

            Encontramos esta ordem amorosa na Palavra de Deus. O Salmista, num momento de inspiração, nos estimula a louvar a Deus, incluindo todos os seres viventes. Há momentos em que, nas reuniões Cristãs há carência (falta) de louvores, o que provoca um espírito distante, distraído, sonolento. Partindo do príncipio que Deus habita no meio dos louvores, cada cristão, conhecedor da Palavra de Deus, deveria, em cada culto, por iniciativa própria, colaborar para que possa chegar a um louvor intenso na presença de Deus.

            Alguns alegam que louvam quando "sentem" de fazê-lo. Pois bem: Não encontramos, na Palavra de Deus, nenhuma referência assim escrita. Pelo contrário, encontramos que devemos louvá-lo a todo tempo. Fazendo assim. Contribuiremos para que Deus permaneça mais em nosso meio. Portanto, sabendo qual é a vontade de Deus, farei o possível para não louvar somente pela minha vontade (quando eu sentir) mas, prefiro e necessito ter, o sentimento de Deus em mim. Ao invés do eu, existirão nós: Deus, os outros e eu.

            Outros dizem que só consegue louvar a Deus em grandes grupos, pois aí se concentram muitas vozes, instrumentos, bons cantores etc.... Com essa atitude, menosprezam os que não se acham dentro dos seus requisitos. Na verdade estão mais levados por suas emoções do que o verdadeiro conhecimento de Deus. Aquele que ama a Deus; o serve, em toda e qualquer situação, encontra motivo suficiente, para vibrar de prazer na sua presença.

            Há um caso curioso na Palavra de Deus: "Paulo e Silas na prisão". Atos 16:19-26. Esses irmãos haviam sidos colocados na prisão por terem libertado alguém. Parece irônico, mas por darem liberdade espiritual, perderam a liberdade fisica momentaneamente. Para aqueles que, conforme anteriormente mencionei, o lugar não era muito apropriado para "sentir" e sequer tinha "instrumentos, cantores e muitas pessoas". Afinal, só dois crentes ali estavam - "Se dois ou três se reunirem em meu nome, ali estarei eu". A Bíblia não diz exatamente a hora que começaram a orar e cantar louvores, apenas que, por volta da meia noite, eles, animados com esse culto, faziam com que os demais presos escutassem. Como Deus habita no meio dos louvores, certamente desceu até ali e "Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade." Não gostou nem um pouco de ver seus filhos presos. E, naquele momento do gozo espiritual rompeu as cadeias. Paulo e Silas não tinham privilégio nenhum. Depois de açoitados foram amarrados ao tronco. Mas nada poderia amarrar aqueles espíritos. Ainda podiam respirar. Talvez o cheiro daquela penitenciária não era agradável, porém; dali a pouco, por entre seus louvores estavam respirando a atmosfera celestial.

            Se você respira louve ao Senhor.