>
 

A Importância da Oração

No sexto capítulo de Efésios, no décimo oitavo versículo, podemos ler palavras que salientam a tremenda importância da oração com força surpreendente e arrasadora:

Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança e suplica por todos os santos.

Eu preciso orar, orar, orar. Devo colocar na oração toda a minha energia e meus sentimentos, por mais que eu faça, devo orar.

Note os todos: "em todo o tempo", com toda a oração", "com toda a perseverança", "por todos os santos". Note o acúmulo de palavras fortes, "oração", "súplica", "perseverança". Note uma vez a expressão forte, "vigiando nisto", ou mais literalmente, "perdendo o sono por causa disto". Paulo compreendeu a preguiça natural do homem, e especialmente sua preguiça natural na oração. Quão poucas vezes vamos até o fim das orações. Quantas vezes a igreja e o indivíduo chegam até o ponto em que estão para receber uma grande bênção em oração e justamente então desistem, ficam sonolentos, renunciam. Eu gostaria que essas palavras "perdendo o sono na oração" pudessem ser gravadas a fogo em nosso coração. Gostaria que todo o versículo fosse nele gravado.

Mas por que esta oração constante, persistente, de tirar o sono, vencedora, é tão necessária?

1. Em primeiro lugar, porque há um diabo.

2. Uma segunda razão para esta oração constante, persistente, insone, vencedora, é que a oração é a maneira indicada por Deus para a obtenção de coisa, e que o grande segredo de toda a falha em nossa experiência, em nossa vida e em nosso trabalho é a negligência em orar.

3. A terceira razão para esta oração, é que aqueles homens a quem Deus estabeleceu como um padrão do que queria que os cristãos fossem - os apóstolos - consideravam a oração como a coisa mais importante em sua vida.

4. Mas existe uma razão ainda mais importante para esta oração constante, persistente, insone, vencedora. É que a oração ocupava um lugar de destaque na vida terrena de nosso Senhor.

5. Existe ainda uma outra razão para a oração constante, persistente, insone, vencedora, que se possível, parece ser mais convincente do que esta, a saber, a oração é a parte mais importante do ministério atual de nosso Senhor ressurreto.

6. A sexta razão é que a oração é o meio indicado por Deus para recebermos misericórdia, e obter graça em tempos de necessidade.

7. A razão seguinte para a oração é que a oração em nome de Jesus Cristo é o caminho que Ele mesmo indicou a Seus discípulos para obter plenitude em sua obra.

8. A oitava razão para a oração é que a oração, em tudo quanto nos preocupa e torna ansiosos, em toda necessidade, com ações de graças, é o meio indicado por Deus para obtermos livramento de toda ansiedade, e a paz de Deus que excede todo entendimento.

9. A nona razão para a oração, é que a oração é o meio indicado por Cristo para que nossos corações não fiquem sobrecarregados corn excessos e cuidados desta vida e o dia da volta de Cristo venha sobre nós repentinamente como um laço.

10. Existe mais uma outra razão, e é muito poderosa: por causa daquilo que a oração realiza.

O poder da oração tem vencido a força do fogo e dos raios; refreado a fúria dos leões; tem feito desaparecer a anarquia e abolido guerras; tem acalmado os elementos em fúria e expelido demônios; tem partido os guilhões da rnorte e alargado as portas do céu; tem mitigado as enfermidades e repelido as fraudes; tem livrado da destruição cidades inteiras.

A oração é uma panóplia toda suficiente, um tesouro inexaurível, uma nina que nunca acaba, um firmamento jamais obscurecido por nuvens, um céu nunca perturbado pela tempestade.

É a raiz, a fonte, a mãe de mil bênçãos.