>
 

Vida Vitoriosa

 

Texto Bíblico: João 16:7-13; Gálatas 5:16-21

 

O Espírito Santo continua obrando em nossas vidas mesmo depois do nosso novo nascimento. Não é suficiente obter um relacionamento com Deus. Mas, esse mesmo relacionamento deve ser feito e continuado num caminhar "em santidade" com Deus. Muitos cristãos no dia de hoje vivem vidas derrotadas. Devemos entender que podemos viver vidas vitoriosas TODOS OS DIAS. O plano de Salvação providencia para nós não somente salvação e perdão do pecados mas também vitória para essa vida nova. Meu amado irmão, não aceite a derrota, nem o desânimo!! Não permite que o pecado reine em sua vida mas deixe o sangue de Jesus lavar você continuamente. O pecado nos separa de nosso Deus. Viva a vida de Vitória!

 

Vitória sobre Pecado

 

O pecado está sempre ao trabalho neste mundo. O salário ou a consequência do pecado é a morte (Tiago 1:15; Romanos 6:23). Então é absolutamente necessário para nós vivermos livres da culpa do pecado e também vivermos vitoriosamente, vencendo o pecado, isto é, se queremos entrar no céu. Foi o pecado que separou o homem de Deus no princípio e será o pecado que separará o homem de Deus no dia de hoje. Sem convicção o homem continuará na sua vida de pecado, sem se perceber da sua condição de perdido. A convicção faz com que o pecador reconheça seu pecado e transgressão. É obra do Espírito Santo. Em João 16:8 diz, "Quando ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo..." A palavra de Deus diz que todos pecaram e estão culpados diante de Deus. Quando alguém é convicto, quer dizer que ele é declarado "legalmente culpado". A Bíblia diz, "Todos pecaram..." Lembre-se que o homem carnal reage à ditadura da natureza carnal. Através do novo nascimento recebemos uma nova natureza; nos tornamos nova criatura. Quando somos batizados com o Espírito Santo, é Jesus quem nos habita através do seu Espírito. Enquanto deixamos o Santo Espírito exercer controle sobre nós, características divinas como amor, alegria, e paz são evidentes em nossas vidas. Quando entendemos bem a questão da nova natureza deixará um firme alicerce para uma vida cristã vitoriosa. Tito 3:5 fala, “...não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,...” o Espírito Santo produz em nossas vidas fruto do Espírito. Se somos do novo nascimento, como declaramos, havemos de produzir fruto, ou características, desta nova naureza. “O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”(Gálatas 5:22-23) Vida vitoriosa e abençoada vem quando rendemos e damos a nova natureza o domínio da nossa vida. Somos ordenados a crucificar diariamente a natureza carnal e suas cobiças. O Senhor nos dá o poder para fazer isto. Quando deixamos a vontade do Espírito ser nossa vontade, poderemos crucificar a carne com as concupiscências.

 

Vitória Sobre o Mundo

 

Mesmo que somos cristãos através da obediência ao evangelho, continuamos vivendo no mundo com toda sua imoralidade. Mundanismo não é algo novo. É muito sutil, força destruidora e devemos estar de guarda. Quando o profeta gentio Balaão sugeriu a Baraque que apresentasse mundanismo ao povo de Israel, ele sabia que seria para a sua destruição. Deus conhece nossas obras, pensamentos. Ele sabe quando estamos quente ou frios, ou mesmo morno. Apocalipse 3:15-16; I João 2:15-16; I João 5:4; Gálatas 5:16; Efésios 2:10. Tem vezes que negligenciamos a natureza prática do evengelho. É formado para responder todas as perguntas da vida e também nos preparar para a eternidade. Na palavra do Senhor podemos achar as respostas para a vida diária. O cristão encontrará uma força divina na Palavra do Senhor e liderança do Espírito.

“Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.  Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” (João 16:7-13)

“Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.  Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.   Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia,  idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” (Gálatas 5:16-21)

 

Vitória sobre Satanás

 

Na nossa introdução falamos da importância do Espírito Santo continuar obrando em nossas vidas mesmos depois do nosso "novo nascimento". Não é suficiente obter um relacionamento com Deus. Mas, um relacionamento estabelecido e continuado na santidade de Deus. Muitos cristãos cheio do Espírito Santo reconhece a necessidade de viver vitoriosamente na vida de santidade, nunca reconhecendo que há outras áreas que também devem ser guardadas. Como é importante guardarmos nossas vidas do pecado, do mundo e de Satanás! Alguns pensam que o Espírito é o guarda. Não! Nós somos o guarda das nossas almas e o Espírito nos auxilia na fraqueza, "...mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos (ou guardarmos) firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.” (Hebreus 3:6) Guarda-te, meu irmão! Guarda sua língua em falar coisa que não deve. Guarda seu coração do pecado! Guarda teus pés por onde andarem! Guarda tuas mãos de tocarem em impureza. Guarda teus olhos de estar sempre vendo o mal pois Deus tem feito muita coisa boa em sua vida e nos outros também! Guarda-te da doutrina falsa! É justamente nesta área que Satanás traz derrota para muitos cristãos. Paulo disse, "Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus." (II Timóteo 1:13) Veja também II Timóteo 4:2-4. Para nos proteger contra o erro e doutrina falsa, não devemos nos colocar a disposição dela. Se alguém vem ensinando falsa doutrina, não devemos convidar a entrar e nem lhe desejar a bênção de Deus. Leia II João 10 e Judas 3. Salomão disse, "Compra a verdade, e não a vendas." (Provérbios 23:23) Guarda teu coração dos falsos profetas! Pedro avisa, "Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” (II Pedro 2:1) Leia I João 4:1. Guarda-te durante a tentação! Não caia no laço do inimigo da sua alma! Clama por Jesus! Clama pelo sangue de Jesus! Que o sangue te cubra e proteja contra o dilúvio do mal! E Ele fará! "Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.” (I Coríntios 10:13) Tiago escrevendo, ungido pelo Espírito Santo, disse, "Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” (Tiago 1:12)

Confia meu irmão, a vitória é sua em nome de Jesus. Anda na vitória do Senhor!

 

Pr. Michael Duane Walme