>
 

Obras Do EspĂ­rito Santo

 

Introdução: Por algumas décadas, várias denominações têm negado o recebimento do Espírito Santo como descrito em várias passagens do Livro dos Atos dos Apóstolos. Mais recentemente, de fato durante os anos do meu ministério, a grande maioria das denominações que se autodenominam Pentecostais tem aderido à opinião da maioria das igrejas evangélicas em não mais acreditar na essencialidade do recebimento do Espírito Santo, bem como negar por completo que o falar em outras línguas é a evidência inicial do recebimento do Espírito Santo, como é amplamente comprovado no Livro dos Atos dos Apóstolos. Para a maioria o recebimento do Espírito Santo, é apenas uma bênção a mais para ser desejada, mas não é considerado essencial à salvação. Nisto elas entram em conflito frontal com o ensinamento da Palavra de Deus.

Isto é muito lamentável, pois estas lideranças hierárquicas têm, por intermédio das suas decisões populares, mas sem apoio bíblico, tirado da igreja a vontade da maioria de buscar a plenitude do batismo do Espírito Santo. No seu lugar prolifera uma idéia que o simples levantar da mão e “aceitar” Jesus é o suficiente para adquirir a salvação. É uma tragédia, para não dizer, crime, que tais idéias prevalecem na comunidade evangélica enraizadas ao ponto de ser quase impossível erradicar, apesar de não ter apoio bíblico. Alguns acham que por meio destas idéias que têm simplificada a mensagem de salvação. A verdade é a que mensagem de salvação nunca foi complicada. No entanto, o problema maior é que para alguns a renúncia total do mundo de pecado e prazeres se torna inaceitável, por tanto este ato simples apazigua a consciência enquanto não efetua a obra de salvação da alma.

Em primeiro lugar, o termo “aceitar” Jesus não está na Bíblia e, portanto não é bíblico. Uma doutrina baseada apenas sobre sabedoria humana, conveniência, e aceitação geral da comunidade evangélica não pode proporcionar salvação para os que aderem a tais idéias. Se o desejo é apenas fazer parte de uma comunidade, tudo bem, mas se a realidade é que estamos a procura da salvação eterna, que é o meu alvo, então, a questão é outra. Devemos nos lembrar que quem determina as regras de salvação é o eterno Deus, e não alguma organização religiosa ou algum homem carismático. E, a Bíblia é clara em dizer de si mesma que não é sujeita a interpretação particular. De modos que, se torne absolutamente impensável que algum homem ou organização tem o poder de mudar o que a Bíblia declara. Vamos nos lembrar que a Bíblia é imutável, isso é, que não pode ser mudada e não é sujeita a mudanças.

Você pode estar com vontade de indagar: “Por que eu preciso do Espírito Santo?” Nenhum homem tem a resposta desta pergunta, a não ser pela Palavra de Deus. Vamos, então, considerar um pouco daquilo que a Bíblia diz acerca do assunto:

I.              De acordo com as Sagradas Escrituras, o recebimento do Espírito Santo faz parte da operação de salvação em nós. O Espírito Santo proporciona o poder para viver piamente e servir a Deus e o mundo que precisa de Deus com poder e autoridade.

A.           Quando os ouvintes da mensagem de Pedro no Dia de Pentecostes indagaram acerca da ação que eles deveriam tomar, Pedro respondeu com estas palavras: “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:38) A resposta de Pedro foi bem diferente que a resposta que seria dada hoje pela maioria dos líderes religiosos atuais. É lamentável, mas até o batismo nas águas não é considerado mais como sendo essencial para a salvação pela maioria das comunidades religiosas. No entanto, os apóstolos e outros enviados pela a igreja do primeiro século pregaram a mesma mensagem não somente para os judeus, mas também para os samaritanos (Atos 8:14-17), para os da casa de Cornélio, um gentio (Atos 10:44-48), para os Efésios (Atos 19:1-6), para mencionar apenas algumas das referências a respeito. Eis uma das razões importantes por que você precisa receber de Deus o Batismo do Espírito Santo.

B.            Sendo que nós jamais andamos por este caminho, não conhecemos o caminho e necessitamos de alguém que nos guie. Jesus declarou que o Espírito Santo havia de ter um papel muito importante em nossas vidas. Veja bem o que as Escrituras nos falam em João 16:13: “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” Se tivéssemos tido através dos anos homens e mulheres verdadeiramente cheios do Espírito Santo, não teríamos todas as doutrinas falsas que existem no mundo hoje. Ademais, se as congregações locais tivessem também estas pessoas cheias do Espírito Santo, que estaria os revelando à verdade da Palavra, não teria tantas pessoas seguindo homens de intenções questionáveis levando multidões à perdição.

C.            Em Atos 1:8 Jesus prometeu a descida e o recebimento do Espírito Santo, e disse que teria o poder de tornar-nos testemunhas poderosas de Cristo e suas obras. No caso dos apóstolos, a Bíblia declara que os ouvintes não podiam resistir as palavras de Estevão e só o calaram pela sua morte. “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”

D.           Os apóstolos, como nós, precisavam uma renovação do Espírito Santo depois de sofrer ameaças. Recebendo esta renovação por intermédio da oração da igreja unida, eles se tornavam ainda mais poderosos e invencíveis, operando mais milagres e prodígios. “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.” (Atos 4:31) Para influenciar o mundo no dia de hoje precisamos este poder que só vem do Espírito Santo habitando dentro de nós. Ninguém jamais conseguirá fazer pela política, a carisma ou qualquer outro meio que não é um meio de poder que desce lá do alto.

E.            Pedro e João enfrentavam uma situação quase impossível ao subir para o templo na hora nona de oração. (Atos 3:1-10) Mas Pedro dirigido pelo Espírito Santo podia dizer ao coxo mendigo: “... Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” ( Atos 3:6) E, o homem, coxo desde a nascença, que nunca tinha andado, saltou, andou, e louvou a Deus, resultando, não na fama de Pedro e João como milagreiros, mas na salvação de umas 5000 pessoas. Se você tem este poder habitando no seu ser, com a orientação do Espírito Santo poderá também fazer milagres e prodígios de impacto semelhante. A Bíblia declara que: “Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23)

F.             Tempo não permite que relato tudo que os apóstolos e discípulos de Jesus fizeram por intermédio do poder do Espírito Santo: Mordidas de cobras mortíferas não tiveram efeito mortífero, mortos foram ressuscitadas, doenças curadas, cegos curados, o Evangelho pregado e multidões convertidas, entre milhares e milhares de milagres e operações do Espírito Santo nos discípulos. E, uma lista quase infinita segue os que creram no Senhor através dos anos e agiram pelo poder do Espírito Santo que neles habitava.

G.           “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, por que maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” (I João 4:4) Para poder citar este versículo com segurança, tem que haver certeza da nossa parte que habita dentro de nós a plenitude do Espírito Santo. Se não, qual é a sua fonte de poder para vencer sua carne, o diabo, as legiões de demônios, falsos profetas (ministros), falsas doutrinas, e uma hoste de outras coisas do gênero? O simples fato é que não existe outra força qualquer fora do poder do Espírito Santo que possa nos equipar para vencer tudo que vem contra nós e nossa fé. Precisamos o poder do Espírito Santo para poder evitar as armadilhas do diabo e da carne, e vencer em cada batalha espiritual que se arma contra a gente e a igreja do Senhor.

H.           Os discípulos de Jesus ficaram maravilhados diante dos milagres que Jesus operava. Mas ouça bem ao que Jesus disse aos seus discípulos: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.” (João 14:12) Qual foi a razão de prometer maior poder após a saída Dele. Eles foram enviados por Jesus antes da descida do Espírito Santo para sair pregar o evangelho, e já andaram operando milagres. No entanto, os milagres daqueles dias não podem ser comparados com os milagres operados após Pentecoste. A razão da promessa era porque Jesus daria o Espírito Santo que lhes proporcionaria um poder nunca antes manifesto num ser humano.

 

·         Que poder maravilhoso nos foi prometido através do Espírito Santo.

·         Quantas vitórias foram nos prometidas por intermédio do Espírito Santo.

·         Diante da apresentação das Escrituras poderá ainda existir dúvida acerca da sua necessidade de ser cheio do Espírito Santo?

Como disse anteriormente, não convido você para vir buscar o Espírito Santo, mas para vir receber. Jesus não disse para voltar para Jerusalém para buscar o Espírito Santo, mas simplesmente aguardar a descida Dele. Bem, O Espírito Santo já desceu. Já foi derramado copiosamente. Homens e mulheres pelas centenas e milhares em volta do mundo estão recebendo este dom maravilhoso. Você também pode receber... HOJE!

Philip D. Walmer