>
 

Como Obter Respostas As Suas Orações

 

Texto: Tiago 5:16

            “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”

Introdução: Há algumas pessoas que desejam saber por que as orações delas não são respondidas. Vamos estudar quais são as condições que Deus tem prescrito na Sua Palavra, e assim alegremente as conheceremos e passaremos ter nossas orações respondidas.

I.         Buscar Deus Com Todo O Coração

Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio.” (Jeremias 29:12-14)

II.      Esperar No Senhor

Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” (Salmos 40:1)

Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Isaías 40:31)

III.    Pedir Com Fé

E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.” (Mateus 21:22)

Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.” (Tiago 1:6)

A Bíblia é clara em nos orientar que a fé é imprescindível para poder receber respostas  as nossas orações.

IV.    Pedir De Acordo Com A Vontade De  Deus

E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.” (I João 5:14)

Como nosso Pai Celestial, Deus sabe o que é melhor para nós, da mesmo forma que nossos pais sabiam o que era melhor para nós. Sempre nos faltará conhecimento do futuro minuto, hora, dia, semana, mês ou ano. De modo que é absolutamente essencial que busquemos a vontade de nosso Deus  onisciente. Devemos levar em consideração as palavras de Jesus em Mateus 6:10 onde diz: “... faça-se a tua vontade...” Para o cristão verdadeiro a vontade de Deus deve de ter preeminência sobre o que quer ou deseja, que normalmente provêm da carne. O que Deus tem para seus filhos é sempre superior ao que o homem natural almeja, ou acha que precisa.

V.      Fixar Seu Amor Em Deus

“ Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei.” (Salmos 91:14-15)

Esta promessa é uma grande, abrangente e agradável a qualquer que procura servir a Deus com sinceridade.

VI.    Permanecer Em Cristo

“Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.” (João 15:7)

Permanecer em Cristo significa habitar Nele. Habitar tem o sentido de não estar saindo e voltando para um estado anterior. Ademais elimina qualquer tendência a vacilação de fé e propósito. Significa que tem um coração santo, firme e fiel no viver cristão.

VII.   Guardar Os Mandamentos De Deus

“... e disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara.” (Êxodo 15:26)

“Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.” (Êxodo 20:5-6)

“Se andardes nos meus estatutos, guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes, então, eu vos darei as vossas chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua messe, e a árvore do campo, o seu fruto.” (Levítico 26:3-4)

“Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que eu vos mando.” (Deuteronômio 4:2) [Compara o versículo anterior com Apocalipse 22:18-19]

Os versículos acima são apenas alguns dos muitos que incentivam o cristão a guardar todos os mandamentos de Deus. Quem não fizer assim jamais terá razão de reclamar que suas orações  não são respondidas.

Proponha hoje, como nunca antes na sua vida, que obedecerá a Deus e  guardará os seus mandamentos apesar do custo pessoal, pois deve  ter visto pela Palavra de Deus que os benefícios prometidos por Deus são mais numerosos e valiosos do que os benefícios de seguir a vontade própria e os desejos carnais.