>
 

A Maravilhosa Jornada De Oração

            "... com toda a oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda perseverança e súplica, por todos os santos, e por mim, para que me seja dada a palavra no abrir da minha boca, para, com toda a intrepidez fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que nele eu tenha coragem para falar como devo falar." (Efésios 6:18-20)

            Alguns encaram a oração como um dever fatigante e tedioso. No entanto, a oração é a fonte de vitória para o cristão, fonte de alegria e gozo, e um prazer enorme para os que sabem aproveitar ao máximo este meio maravilhoso de comunicação com Deus. A seguir abordo várias situações nas quais uma pessoa pode e deve orar. Todavia, não quero que alguém pensa que a oração é simplesmente um meio para achar soluções para os problemas da vida. Quero entretanto que o leitor deste estudo venha a entender que a oração é um privilégio, um prazer a ser comparado com noivos conversando um com o outro.

            Neste estudo abordo apenas algumas das muitas situações nas quais o cristão pode e deve orar. Deixa Deus, por intermédio da sua palavra falar ao seu coração profundamente.

 

I.                   Quando você Sente Medo:

A.    "O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?" (Salmos 27:1)

B.     "Busquei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores." (Salmos 34:4)

C.     "Em me vindo o temor, hei de confiar em ti." (Salmos 56:3)

D.    "Torre forte é o nome do SENHOR, à qual o justo se acolhe e está seguro." (Provérbios 18:10)

E.     "... não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel." (Isaías 41:10)

II.                Quando Você Sente Solidão:

A.    "Ouvindo o povo estas más notícias, pôs-se a prantear, e nenhum deles vestiu seus atavios." (Êxodo 33:4)

B.     "Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita." (Salmos 73:23)

C.     "O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão." (Provérbios 18:24)

D.    "... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mateus 28:20)

E.     "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo." (Apocalipse 3:20)

III.             Quando Você Sente Ira:

A.    "Tal é a sorte de todo ganancioso; e este espírito de ganância tira a vida de quem o possui. Grita na rua a Sabedoria, nas praças, levanta a voz;" (Provérbios 1:19-20)

B.     "Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade." (Provérbios 16:32)

C.     "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,..." (Gálatas 5:22)

D.    "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou." (Efésios 4:32)

IV.             Quando Você Sente A Falta de Amor:

A.    "Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim." (Isaías 49:15-16)

B.     "De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí." (Jeremias 31:3)

C.     "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

D.    "...lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (I Pedro 5:7)

Linda M. Walmer