>
 

A Disciplina Pessoal

 

I.            O HOMEM INTERIOR

O salmista Davi compreendeu o valor de uma relação interior, correta, com Deus. "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.." (Salmo 51:10)

      É importante que o Cristão cuide corretamente das necessidades espirituais, e amadureça o templo do seu corpo. A tragédia dos Escribas e dos Fariseus é que eles conservavam limpo "O exterior do copo e do prato; mas o seu interior estava cheio de rapina e perversidade" (Lucas 11:39). "... O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração " (I Samuel 16:7).

 

A.        O CORAÇÃO DO CRISTÃO

1.         Deus ama um espírito contrito e abatido (Isaias 57:15; 66:2).

2.         Uma atitude correta é de importância primária para com Deus.

3.         Nossos corações são purificados pela nossa fé em Deus (Atos 15:9).

 

B.       A VIDA DE ORAÇÃO DO CRISTÃO

1.         Somente com uma vida de oração constante podemos renovar nossos corações e mentes,            purificando-os quando entramos diariamente na Sua Presença. (Mateus 21:22; Atos 15:9)

2.         Somente podemos viver uma vida bem sucedida e vitoriosa, quando estamos conscientes  duma relação correta com Deus. (Salmos 20:6)

            a.         A confissão traz perdão e purificação (I João l :7-9).

3.         Uma vida de oração regular e ferverosa, sempre tem sido característica de um cristão.

4.         Oração tem um propósito definido: pela oração falamos com Deus, e Ele fala conosco.

5.         Orai sem cessar: Nada podemos sem Deus. Sinta aquela dependência todo o tempo, e sempre estará no espírito de oração;  isto por sua vez lhe guiará a um desejo de orar mais  (I Tessalonicenses 5:17, Efésios 6:18).

6.         Em tudo dai graças (I Tessalonicenses 5:18): cada ocorrência deve ser um motivo de gratidão porque "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus." (Romanos 8:28)

7.         A Oração Dominical (Mateus 6:9-13): Um modelo de oração dado por nosso Senhor. A oração eficaz consiste nos elementos seguintes:

            a .        Reconhecimento de Deus como nosso Pai; que há um Deus.

                        Reverência ao Seu Nome.

            b.         Um desejo para ver a sua vontade feita.

            c.         Petição para necessidades pessoais.

            d.         Reconhecimento que tentações sufocam nosso caminho; pedir para Deus dirigir-nos longe delas.

 

C       A VIDA DE MEDITAÇÃO DO CRISTÃO

1.         "Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos” (Salmos 139:1,2) Não podemos esconder nossos pensamentos de Deus. Leia Salmos 139.

2.         Aquilo que somos e aquilo que seremos, bem poderá ser afetado, de acordo com o que fixamos em nossas mentes. Por isso, importa a nossa escolha de material de leitura, companheiros, conversação, música e distrações.

3.         Não podemos controlar inteiramente o ambiente mundano no qual vivemos, mas frequentemente aquilo que contaminaria os nossos pensamentos pode ser evitado. É uma escolha da vontade. Deus nos provê uma maneira de escapar. Leia I Coríntios 10:13.

4.         Nossos corações se tornarão mais puros, se conscientemente praticamos pensamentos corretos. Leia Filipenses 4:8.

 

D.        O CRISTÃO E O JEJUM

1.         Oração e jejum foram praticados por toda parte do Antigo Testamento, pelo povo de Deus. Aparentemente era também muito comum nos dias de Jesus. Leia Lucas 5:33-35.

2.      O jejum em si mesmo (dispensar o comer) não adiciona qualquer poder espiritual à nossa vida, mas o jejum associado com a oração, para um propósito definido, pode efetuar grandes coisas.

3.         Jejuar é uma maneira de subjugar nosso corpo. Se podermos controlar nosso apetite para a comida, também podemos controlar os outros apetites carnais para as coisas deste mundo. Aprendemos negar à carne. Precisamos oração para obter força, a fim de continuar jejuando. Isto nos ensina que, quando enfrentamos tentações que atraiam nossa carne, a oração nos ajudará a ganhar a vitória.

4.         A Bíblia também revela que o jejum nos ajuda obter humildade - verdadeira humildade perante Deus. Leia Salmo 35; 13; 69:10.

5.      Jejuar para aumentar nosso próprio sentido de justiça não ganhará favor de Deus. Leia Isaías 58:1-10. Note o versículo 3.

6.         Jejuar quando estamos falhando em obedecer àquilo que sabemos que Deus quer que nós façamos, nada aproveita Deus viu Israel neste estado, e avisou por meio do profeta Jeremias, que, quando jejuassem, Ele não ouviria os seus clamores.

7.         Se estamos tentando agradecer a Deus, o jejum poderá ajudar a vencer a nossa natureza carnal, trazer-nos ao lugar onde podemos ouvir melhor a voz de Deus, e poderá nos dar poder sobre o diabo.

8.         Nunca devemos atrair a atenção de alguém ao nosso jejum, porque isto nos levaria a perder a bênção de Deus. Leia Mateus 6:17, 18.

 

II.        O CRISTÃO TOTAL

            "Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia sim, sede crianças: quanto ao juízo, sede homens amadurecidos." (I Coríntios 14:20)

                        Deus sabe nossos pensamentos, motivos e intenções ocultos. O homem nos julgará pelo que somos e pelo que fazemos exteriormente. A Palavra de Deus é o guia para a conduta e ação corretas na vida Cristã.

                        Para uma definição precisa da personalidade total Cristã, leia Gálatas 5:22, 23, a respeito do FRUTO DO ESPÍRITO. O fruto do espírito é aquilo que uma pessoa é, e não aquilo que ele faz. Mas as suas ações exteriores serão guiadas pelo homem interior. Se professarmos ser Cristãos, tudo o que fizermos e dissermos será uma reflexão sobre o Senhor Jesus Cristo. Deste modo, nossa própria vida é o nosso maior testemunho pessoal aos outros. Leia Lucas 6:43-45.

 

A.                O CRISTÃO E A VERACIDADE

            "Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu prazer." (Provérbios 12:22)

1.         Deus odeia mentiras! "... E a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde   com fogo e enxofre..." (Apocalipse 21:8)

2.         O que é Verdade? Leia Salmos 119:142, 151, 160. A Palavra de Deus é verdade. Esta é a          única norma da verdade de Deus.

3.         Amai a Verdade: A verdade há de ser amada, não "tolerada" Há um perigo em não se amar a     verdade. Leia II Tessalonicenses 2:10-12.

4.         O Espírito Santo é a Fonte da Verdade: Quando permitimos que Deus nos encha com o Seu Espírito, a lei da verdade começa a operar. Se a verdade está no íntimo, certamente fluirá para fora Leia Mateus 12:34,3 5.

5.         Nunca há excusa para o cristão mentir. Um cristão deve ser em todos os tempos e em todas as circunstâncias, verídico. Qualquer tentativa para enganar os outros por aquilo que dizemos, ou deixamos de dizer, constitua mentira.

6.         Leia Salmo 15:1-5; Provérbios 12:19; Zacarias 8:16; Malaquias 2:6; Efésios 4:25; Efésios 6:14.

7.         DECORE  Gálatas 5:22, 23 “FRUTO DO ESPÍRITO”

 

B.        O CRISTÃO E A HONESTIDADE

            "A ninguém tomeis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens." (Romanos 12:17)

            Muito relacionado com a veracidade, é a honestidade. Nunca deve haver desculpa para a desonestidade na vida dum genuíno filho de Deus. Isto se aplica as nossas vidas privadas, às relações com a família e amigos, e às relações comerciais.

1.         Deus exige honestidade; "Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo." (Levítico 19:11)

2.         Bondade é um fruto do Espírito. Honestidade é bondade, desonestidade é maldade. O Espírito Santo não pode habitar no templo de alguém que é desonesto. "Pequenos" atos de desonestidade crescerão. O Cristão deve ser cuidadoso, no sentido de ser completamente honesto em todos os seus procedimentos ou transações para com outros. O último ponto da bondade ou da maldade está espalhado primeiramente na semente da bondade ou maldade praticadas "diariamente." Nossos atos grandes são apenas extensões de nossos atos pequenos. Ao findar do nosso labor terrestre, ceifaremos nesta vida, os hábitos que temos semeados desde o princípio de nosso andar Cristão.

3.         Leia Levítico 19:3 5,3 5; Deuteronômio 25:15; Provérbios 11:1

 

C.        O CRISTÃO E O SEU TEMPERAMENTO

            "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. " (Romanos 12; l ,2).

1.         Submissão: Obedecemos à Palavra de Deus porque nós O amamos. Por nossa obediência à Sua Palavra, comunicamos ao mundo que amamos a Jesus Cristo. Mais importante, comunicamos-lhe nosso amor.

2.         Domínio Sobre Si Mesmo: "O que presto se ira faz loucuras, e o homem de maus desígnios é odiado." (Provérbios 14:17) O diabo usa a raiva como instrumento para destruir lares, igrejas e vidas. Raiva é o precursor de tantas outras coisas danosas e odiosas. É a raiz do assassino, da guerra e destruição de si mesmo. Conduz às más decisões, a muitos pecados, amargura e ódio.

            a.         A raiva que é construtiva Devemos ter raiva do pecado. Leia Marcos 3:l-6 João 2:13-16

            b.         O cristão poderá "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis             lugar ao diabo. (Éfesios 4:26-27)

            c.         Preste atenção às suas reações "A resposta branda desvia o juror, mas a palavra dura     suscita a ira." (Provérbios 15:1)

            d.         Olhe ao Senhor para o seu exemplo. Leia Neemias 9:17; Salmos 30:5; Salmos 103:8-18. Ele é longânimo (não se zanga com pressa). A sua ira dirige-se contra o pecado.

3.         Uma Vida Disciplinada: Somente podemos desenvolver um caráter que possui a força que possa enfrentar as adversidades, quando vivemos de uma maneira disciplinada e consistente, verdadeira santidade envolve e demanda disciplina. (Hebreus 12:10)

            a          Disciplina é a chave para se alcançar PODER: Em todo setor da vida, a vitória pertence a pessoa disciplinada. A mente indisciplinada é sempre uma vítima, fácil para o      enganador e a fraude. (Deuteronômio 11:2)

            b.         Disciplina é a marca de maturidade: Disciplina significa discipulado (estado de ser          discípulo) - isto quer dizer, seguindo Jesus com o próprio "EU" negado; e a própria cruz         carregada resolutamente. Num sentido geral, o auto domínio ou controle sobre si      mesmo, é a capacidade de controlar a conduta por princípio e discernimento em vez de             impulso, desejo, pressão exercitada pelos outros, ou costume social. Basicamente, e a   capacidade de subordinar;

            1)         apetites (Eclesiastes 12:5)

            2)         emoções

            3)         humores

            4)         conversas (Tiago 1:26; 3:2)

            5)         ajustamento à autoridade (Hebreus 13:17)

 

D.        UMA PERSPECTIVA CORRETA RELATIVO À DISCIPLINA

1.      Não seja enganado em pensar que disciplina é o valor supremo da vida Uma relação correta com Deus é o maior de todos tesouros. Precisamos ver a disciplina como um servo, e não como um salvador!

2.      Cuidado com o orgulho falso no auto domínio pessoal.

3.      A Temperança precisa ser cultivada, e não uma disciplina contrafeita. Há um asceticismo pagão que chama a atenção a si mesmo — a disciplina o cristão não o faz. Não despreza as bênçãos terrestres, mas as consagra aos fins espirituais.

4.      Não confunda o viver disciplinado com o viver santo. Disciplina não é santidade. (Considere um atleta bem disciplinado, por exemplo). Quando a disciplina está ligada com os céus como seu alvo, torna-se também ligada com a santidade.

            a.         Porque precisamos de disciplinas

            1)         Método é um auxilio ou ajuda em proteger a vida devocional.

            2)         Disciplina contínua é necessária para que o corpo "fique no seu lugar."

            3)         Sem ela, o crente nunca alcançará o máximo de eficiência no serviço do Senhor.

            b.         Realizando a vida disciplinada;

            1)         Comece com as coisas simples—mantenha as suas coisas em ordem, seu quarto asseado;             guarde as suas coisas depois de usá-las, etc.

            2)         Treine o corpo—aprenda a relaxá-lo, não mexendo-se, impacientando-se, ou fazendo      movimentos desassossegados com suas mãos.

            3)         Enfrente tarefas difíceis pronto e energicamente. Faça primeiramente as coisas que          prefereria fazer ao fim.

            4)         Seja pontual.

            5)         Organize a sua mente e os seus pensamentos. (I Pedro 1:13)

            6)         Aprenda a aproveitar circunstâncias inesperadas, que talvez tomariam os seus planos       bem feitos, mesmo em meio a confusão.

            7)         Cultive uma atitude de gratidão sincera para toda correção e criticismo.

            8)         Pratique a arte de autodomínio (moderação, restrição aos apetites etc.)

            9)         Vença a glutonaria

            10)       Cultive um senso de responsabilidade.

            11)       Cultive um padrão de oração sistemática.

 

E.        O CRISTÃO SENDO UM BOM DISPENSEIRO

            "Porque de Deus somos cooperadores... " (I Coríntios 3:9) "Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel. " (I Coríntios 4:2)

            Ser um bom despenseiro não inclui somente o dinheiro. Também inclui o uso de nosso tempo, talento, e até a própria vida, no Seu serviço. Cristo deu tudo para cada um de nós. Podemos fazer menos para Ele? Ele quer que sejamos despenseiros fiéis em toda parte de nossas vidas.

 

1.         Nosso Tempo: Deus criou o homem à sua imagem, e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida. O Senhor também plantou um jardim, e nele colocou o homem, para o cultivar e o guardar. Nem Adão foi um homem ocioso e sem responsabilidade. No sentido mais completo, Deus criou o homem para ser um despenseiro. No jardim, Deus guardou uma porção das árvores frutíferas para si, também. Uma porção de nosso tempo deve ser especificamente dedicado a Deus.

a.         Oração e adoração

b.         Estudando a Sua Palavra

c.         Testemunhando

d.         Trabalho relacionado com a igreja

e.         Ajudando os necessitados